Definir a modalidade empregada para se obter a garantia locatícia pode ser um verdadeiro desafio. Muita das vezes, quem busca alugar um imóvel não possui fiador e precisa recorrer a outros meios. Um deles pode ser o depósito caução.
A garantia feita através do depósito caução pode ser viabilizada sem muita burocracia. Isto é, trazendo mais facilidade tanto para o locador quanto para o locatário do imóvel. Além disso, essa opção pode trazer outros benefícios.
O depósito caução é um formato de garantia de aluguel cobrada através de um depósito antecipado feito na caderneta de poupança aberta em conjunto, entre quem deseja alugar a propriedade e quem disponibiliza o imóvel para aluguel.
Como funciona o depósito caução para aluguel de imóveis?
O depósito caução é uma modalidade de garantia locatícia fácil e prática para ser executada.
No entanto, é preciso que o futuro inquilino possua o valor equivalente a 3 alugueis, não podendo ser um valor inferior, á título de garantia do pagamento.
Vantagens do depósito caução
Além da possibilidade de realizar o contrato de aluguel sem a necessidade da presença de um fiador, o depósito caução também oferece outras vantagens para os utilizadores:
- O valor da caderneta de poupança é garantido para o aluguel, não podendo ser utilizado para outra finalidade;
- Não possui muita burocracia;
- No fim do contrato, o valor é restituído com a correção monetária da poupança;
- Facilita o controle das finanças.
Desvantagens do depósito caução
O depósito caução pode ser menos atrativo do ponto de vista de quem aluga o imóvel. Isto acontece porque a garantia oferecida cobre apenas uma pequena parcela do aluguel.
Além disso, quando há inadimplência, pode demorar o processo para resolução dos problemas.
Também existem algumas desvantagens na utilização do depósito cautelar:
- É necessário desembolsar o valor equivalente a 3 meses de aluguel;
- A necessidade do custo para cumprir débitos em aberto podem ultrapassar o valor de 3 meses e a ação de despejo não é feita dentro do prazo. A duração pode ser superior a dois anos.
Outras opções de garantia de aluguel além do depósito caução:
Título de capitalização
Quem loca o imóvel pode suprir os débitos não pagos através do resgate do título de capitalização.
Ou seja, previamente o título é aberto em nome do locatário e posteriormente é vinculada a quota de fundo de investimento para a propriedade.
Fiador
Na garantia de aluguel de imóvel feita neste modelo, o fiador assume os riscos judiciais e financeiros de quem foi financiado.
Ou seja, a garantia do pagamento dos débitos para quem dispõe do imóvel para aluguel é mais sólida.
Carta de fiança
Na carta fiança instituição bancária assume o papel do fiador e oferece a segurança da locação caso fiquem débitos em aberto.
Seguro fiança
O seguro fiança é uma forma de garantia de locação feita através de uma seguradora de imóveis.
Isto é, caso haja necessidade de pagamento de dívida, o locador está assegurado.
Qual a melhor opção de garantia de aluguel?
Quem define a modalidade de garantia de aluguel é o locador. Ou seja, dentro do ponto de vista do que pode trazer mais conforto financeiro em caso de abertura de dívida por parte do locatário, é feita a escolha.
Por isso, é preciso avaliar o contexto de cada situação. O depósito caução pode ser a opção mais eficiente em questão de tempo, mas talvez não no sentido financeiro. Para encontrar a melhor opção, é indicado fazer uma análise prévia. Essa e outras dicas você encontra em nossa newsletter no WhatsApp!