Depósito identificado: o que é, como funciona e como fazer um?

deposito identificado 1

Fazer um depósito é algo corriqueiro no dia a dia da maioria da população. Sendo assim, uma forma de garantir que a pessoa receberá o valor em questão é fazendo um depósito identificado.

Dessa forma, todo depósito identificado, assim como um depósito comum, funciona como uma transferência de dinheiro entre duas pessoas ou empresas, mas sendo intermediada por uma instituição financeira ou banco 

Sendo assim, o depósito identificado é uma forma de transferir ou depositar dinheiro em uma conta identificando quem realizou a operação. Dessa forma, o beneficiado, ao olhar o seu extrato, saberá quem realizou a transferência ou depósito.  

Como fazer depósito identificado? 

Primeiramente, o processo pode ser agilizado se você já possuir uma conta corrente nessa agência.   

Após isso, de forma física ou digital, você realiza essa transferência, seja por envelope e depois no caixa eletrônico, ou pelo internet banking no site ou aplicativo da instituição financeira. 

Geralmente, o serviço (depósito no geral) é gratuito.

Entretanto, podem existir alguns encargos ou taxas se o serviço for realizado por um atendente ou até mesmo ser for um depósito empresarial.

Assim, vale lembrar que caso você possua uma conta corrente na instituição que irá realizar o depósito, você pode optar por ser identificado pela sua conta. No entanto, caso não tenha, faça o procedimento padrão de identificação: por nome com o CPF ou CNPJ.  

O passo a passo para fazer um depósito identificado 

Bom, caso você utilize um envelope para depósito ou mesmo pela internet, você terá que ter os documentos a seguir ou realizar o seguinte passo a passo para fazer um depósito identificado 

  1. Coloque o seu nome ou da sua instituição de maneira legível; 
  2. Coloque um telefone para contato;
  3. Preencha valor para depósito;  
  4. Dirija-se para o caixa eletrônico ou atendente;
  5. Se for no eletrônico vá para opção “sem cartão”;
  6. Escolha a opção depósito;
  7. Depois depósito identificado e selecione entre dinheiro ou cheque caso apareça;
  8. Preencha os dados bancários da pessoa ou empresa que irá receber (agência, conta corrente e valor);
  9. Agora, preencha os identificadores fornecidos pela empresa;
  10. Verifique o comprovante e confirma operação, pronto depósito realizado!

A diferença entre os tipos de depósito

diferença entre o depósito identificado e o depósito nominal (depósito comum) é que no nominal você só precisa escrever o texto no comprovante, algo feito pelo caixa eletrônico.

Já o primeiro tipotem direcionamento para empresas, com algumas delas fazendo um précadastro dos identificadores ( preenchidos no momento que você for realizar o depósito).   

Dessa forma, o próprio sistema da empresa identifica os fornecedores que fizeram o pagamento, atribuindo um código para cada fornecedor e facilitando a identificação.  

Quanto custa?

Pois bem, depositar dessa forma não acarreta nenhum custo adicional para os clientes.

Dessa forma, você só terá o gasto com o deposito em si, não terá nenhum desconto no valor total. Além disso, caso ele seja realizado no caixa eletrônico, você não pagará nenhum encargo.  

Não é uma prática comum, mas pode existir, em alguns bancos e instituições financeiras, encargos sobre o depósito quando você vai ao atendente e pede para que ele realize. Portanto, antes de utilizar, pergunte.  

Vantagens do depósito identificado

Sendo assim, as vantagens são condizentes com a modalidade de transação, sendo elas:  

  • Maior segurança, uma vez que há garantia que a pessoa receberá o valor em questão; 
  • Melhor organização dessa transferência de dinheiro para ambos, pois, estará terá a discriminação quem realizou o depósito;  
  • Pode servir também com comprovante em uma ação judicial  

Por fimdepósito identificado é uma modalidade segura de direcionar o seu dinheiro e alertar a pessoa que estará recebendo que foi você quem fez o depósito.

 

Identifica para o depositante que será informado no extrato de quem recebeu o depósito, pelo nome do depositante ou por números.

Você deve uma conta corrente na agência. Depois disso, você realiza a transferência, seja por envelope e depois no caixa eletrônico ou pelo internet banking no site ou aplicativo da instituição financeira.

A diferença é que no nominal você só precisa escrever o texto no comprovante, algo feito pelo caixa eletrônico. Já no identificado, com direcionamento para empresas, com algumas delas fazendo um pré–cadastro dos identificadores.

Acesso rápido

Compartilhe:

Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimos artigos