O tempo todo estamos lidando com a compra de algo, seja um produto ou serviço. No entanto, poucas pessoas conhecem os direitos do consumidor e podem chegar a serem lesadas na aquisição de algo.
Os direitos do consumidor garantem que o comprador esteja assegurado de algumas práticas abusivas e desonestas de empresas que vendem. Ou seja, ter o conhecimento sobre a lei do consumidor resguarda e permite que o usuário recorra ao Procon.
A importância dos direitos do consumidor está presente em diversas situações do dia a dia. Muitos direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor não são de conhecimento da população, mas são frequentemente necessários.
6 benefícios do direito do consumidor que são poucos conhecidos pela população
1. Instituições bancárias são obrigadas a oferecer serviços gratuitos
Muitos usuários não sabem, no entanto, os bancos são obrigados a oferecer um pacote inteiramente grátis. A chamada conta de serviços essenciais é gratuita e é um direito garantido!
Neste pacote de serviços o cliente tem acesso a serviços limitados, mas sem taxa de adesão ou de uso. Mas o utilizador pode pagar por atividade caso queira exceder o limite de uso ou até mesmo contratar um pacote cobrado por mensalidade.
2. Período para desistência de compras pela internet
O CDC garante ao consumidor o direito de arrependimento. Isto quer dizer que, o consumidor pode optar pela devolução de um produto mesmo que o produto não apresente defeitos.
A única exigência para utilização desse direito do consumidor é de que a compra precisa estar dentro do período de 7 dias e o produto precisa estar intacto.
Além do valor do produto, em caso de pagamento de frete, o comprador também deve ter o valor restituído.
3. Restituição de valores em dobro em alguns serviços
Se o consumidor paga a conta de um serviço que não tem, seja qual for o motivo da empresa de não prestar o serviço, o valor pago pelo cliente deve ser restituído em dobro.
4. Garantia de produto
O consumidor tem direito a um novo produto igual, equivalente ou o dinheiro de volta se o produto apresentar defeito dentro do período da garantia.
Passados 30 dias sem resolução, o cliente deve ter a restituição do valor acrescido de danos.
5. Desistência do serviço de delivery
Em caso de aquisição de pedido em delivery, se for ultrapassado o limite de entrega dado pelo próprio restaurante no ato da compra, o cliente pode desistir do produto.
Ou até mesmo se o produto estiver sem qualidade ou diferente do que foi solicitado. Em alguns casos, consumidor tem o direito de recorrer ao Procon caso se sinta lesado e recorrer a indenização por danos morais e materiais.
6. Revisão contratual
Em caso de financiamento de bens (veículo ou imóvel), em que sejam cobradas taxas indevidas ou juros incompatíveis com o mercado, o consumidor também tem direito.
Os direitos do consumidor garantem que contrato pode ser revisado judicialmente, e se for válida a solicitação, pode ter o valor ressarcido em dobro e sofrer correção monetária dos valores pagos indevidamente. Para mais informações, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!