A divulgação de empresa é um processo essencial para qualquer negócio que deseja ser conhecido por um público maior, possibilitando desta forma um aumento no número de vendas, por exemplo.
Além de aumentar o volume de vendas, existem outros diversos fatores que tornam o processo de divulgação de empresa interessante para qualquer negócio.
Podemos definir o processo de divulgação de empresa como uma estratégia envolvendo o uso de técnicas e planejamentos, que tem por objetivo desenvolver um relacionamento com um público cada vez maior. Otimizando a atividade do empreendedorismo.
6 dicas de como divulgar sua empresa
Principalmente para empresas que estão ingressando no mercado, conhecer formas de divulgação do negócio é extremamente importante.
Existem diversas formas de divulgar sua empresa de forma expressiva e tendo gastos que caibam no orçamento do negócio.
Por isso, é importante listar as principais ideias para divulgar empresa de forma eficiente e barata.
- Presença nas redes sociais;
- Produzir conteúdo;
- Investir no mailing;
- Desenvolver networking;
- Apoiar ONGS;
- Procurar ajuda de influenciadores locais.
1. Presença nas redes sociais
O mercado consumidor inteiro está usando as redes sociais diariamente, e esse é o primeiro motivo para que a sua empresa também esteja nesse meio.
As redes sociais, além de serem ferramentas de relacionamento incríveis, são extremamente úteis para estratégias de vendas e marketing.
E ainda, muito provavelmente, o primeiro contato que muitas pessoas vão ter com seu negócio, será por meios digitais.
Portanto, além de estar presente nas redes sociais, é necessário passar a imagem ideal do seu negócio e atrair um público qualificado.
2. Produzir conteúdo
Você deve se perguntar “como divulgar minha empresa e trazer um público qualificado?”.
Uma das melhores respostas para essa pergunta é: produzir conteúdo gratuito e educativo, que o público que você deseja atrair já procure naturalmente.
Dessa forma, o público qualificado irá até você, iniciando um relacionamento, onde seu negócio será identificado como uma empresa confiante e que entrega valor ao consumidor do seu setor.
Os conteúdos devem ser veiculados tanto nas redes sociais, como no site ou blog de conteúdos do seu negócio.
Para o blog ou site, é interessante usar a estratégia de SEO e rankear bem os seus conteúdos em ferramentas de busca.
3. Investir no mailing
Apesar de ser uma estratégia tradicional, investir no mail marketing é uma forma eficiente de nutrir uma lista de contatos, que podem futuramente ser convertidos em clientes.
Portanto, coletar informações, como o e-mail e número de telefone, são ótimas formas de entrar em contato com “leads” de forma consentida, enviando conteúdos que possam ser relevantes para eles, tornando possível a conversão dos mesmos.
4. Desenvolver networking
Desenvolver o networking é extremamente importante para divulgar empresa na região de forma orgânica.
Conhecer outros empreendedores, de setores econômicos similares e/ou complementares, pode ser útil por diversas razões, como:
- Participar de eventos relevantes na região;
- Fazer parcerias e promoções conjuntas;
- Aprender com a experiência de outros negócios;
- Criar mais oportunidades de expansão.
5. Apoiar ONGs
Ajudar quem precisa sempre é uma atitude válida, e pode ser uma das ações de marketing mais eficiente.
É interessante apoiar ONGs ou instituições beneficentes que sejam relacionadas com o mercado que você atua.
Assim, as pessoas tomaram conhecimento do seu negócio e valorizarão a atitude da sua empresa.
6. Procurar ajuda de influenciadores locais
Os influenciadores digitais são extremamente valorizados pelo o que falam e divulgam.
Procurar um influenciador local e conseguir que essa pessoa divulgue seu negócio, pode ser uma das formas mais eficientes de divulgar empresa na internet.
É interessante procurar influenciadores que tenham reconhecimento de um público que você deseja atingir.
Por isso, é importante escolher bem os influenciadores que devem ser contactados para divulgar seu negócio.
Portanto, é possível perceber observando as dicas listadas acima, que a divulgação de empresa pode ser feita de forma muito eficiente, alcançando um público grande e qualificado, sem gastar exageradamente.