Cotidianamente são divulgadas notícias relacionadas a economia, provavelmente, grande parte dos indivíduos já escutou falar em alta e baixa do dólar. Essa é uma das moedas mais importante do mundo e pode causar impacto no setor econômico de diversos países. Além disso, dólar turismo, dólar comercial e dólar paralelo são alguns tipos desse ativo financeiro.
Porém, quando se fala em negociações com dólar paralelo, é preciso se atentar, pois esse tipo de comercialização funciona de maneira clandestina.
O que é dólar paralelo?
O dólar paralelo é um indicador econômico que corresponde a um tipo de negociação realizada paralelamente ao mercado de câmbio. Ou seja, que não tem autorização oficial para ter sua compra e venda realizada de forma lícita.
Então, por ser ilegal, o Banco Central do Brasil (BACEN) não supervisiona esse tipo de operação. Quem realiza essas negociações são os doleiros através de um mercado ilegal da moeda norte-americana.
Geralmente, ele é bastante utilizado em operações ilegais. Deste modo, é comum as pessoas terem dúvidas a respeito de como ele surgiu e, porque o dólar paralelo ainda existe.
Por que o dólar paralelo foi criado?
Esse tipo de negociação começou no Brasil em meados dos anos 1990, quando o país estava passando por uma instabilidade econômica. Então, seu surgimento foi uma forma de reagir a algumas ações governamentais, como o bloqueio da poupança. Além disso, as pessoas esperavam se proteger contra um colapso da economia nacional na época.
Por isso, a reação foi recorrer a compra de moeda estrangeira que estava chegando no país de forma não oficial. Assim, as pessoas buscavam evitar que seus recursos fossem tomados pelo governo, obtendo também mais garantias da preservação de preço, dado que, estavam em dólar.
Porém, com o passar do tempo o dólar paralelo se tornou proibido. Isso ocorreu porque o BACEN decidiu determinar a comercialização ilegal para controlar o volume de divisas que o Brasil possui.
Por isso, quem acumular moedas estrangeiras obtidas em operações ilegais estará sujeito a punições previstas em lei.
Além disso, as características tornam o dólar paralelo mais fácil de se utilizar em crimes que envolvem lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.
Quais são os tipos de dólar disponíveis no mercado?
Além do dólar paralelo existem outras variações da moeda norte-americana que se comercializam.
Dentre elas estão:
- Dólar Futuro: O dólar futuro não é necessariamente uma moeda, mas é um tipo de contrato de compra e venda que pode ser negociado através da Bolsa de Valores. Então, o principal objetivo é conseguir lucrar através das altas e quedas da cotação do dólar. Por isso, diariamente, centenas de noticiários reservam um espaço em programação para falar sobre cotações diárias de moedas estrangeiras.
Como é possível negociar as datas de compra e venda desses contratos para o futuro, muitas pessoas conseguem se proteger das oscilações da moeda.
- Dólar PTAX: utiliza-se como uma média da taxa de câmbio para operações de compra e venda do dólar comercial que realizam-se ao longo do dia. Pois, se calcula seu valor após o fechamento do mercado. Por esse motivo que existe a cotação diária do dólar, que se refere ao valor estabelecido no final do dia anterior.
- Dólar comercial: se utiliza para transações de compra e venda que realizam-se no comércio exterior. Quem importa produtos, usa essa cotação para planejar e calcular suas aquisições.
Dólar comercial
Diferentemente do dólar paralelo, a negociação do dólar comercial é legalizada. No entanto, o valor da sua taxa costuma variar diversas vezes em um mesmo dia. Isso acontece por causa da oferta e demanda das transações.
Além disso, pessoas físicas que moram no exterior, costumam usá-lo para fazer empréstimos em bancos registrados pelo Banco Central.
- Dólar turismo: também conhecido como câmbio flutuante, esse é o mais importante para quem está pretendendo fazer uma viagem ou comprar algo importado.
Utiliza-se sua cotação por turistas em passagens aéreas e compras utilizando cartões de crédito e pré-pagos. Além disso, é a taxa utilizada por corretoras para vender dólar aos viajantes.
Dessa forma, o seu valor é mais alto que o dólar comercial por ter seu lucro através do agente de câmbio, custos de importação e IOF acrescido.
- Dólar à vista: utiliza-se quando uma empresa fecha contrato no mercado financeiro e logo em seguida registra na Bolsa de Valores.
Existem riscos no mercado de dólar paralelo?
Como operar dólar paralelo é considerado ilegal. Então, o indivíduo se arrisca quando realiza uma venda e/ou compra.
Podendo ser acusado por:
- Sonegação de impostos;
- Lavagem de dinheiro.
Geralmente, estes são os crimes mais comuns realizados por quem insiste em usar esse tipo de dólar.
Então, mesmo que o indivíduo seja apenas um comprador desejando um custo menor desta moeda, é preciso se atentar para os riscos. Pois, negociar o dólar paralelo é crime previsto em lei.
Como funciona a cotação do dólar?
Todos os dias a cotação do dólar gira em torno da taxa de câmbio. Pois, essa taxa é a relação entre duas economias.
Assim, ela se torna flexível devido a fatores econômicos e políticos que tendem a influenciar relações comerciais entre dois países: Brasil e Estados Unidos.
Então, pelo EUA ser a maior potência mundial, não só o Brasil, mas muitos países costumam utilizar o dólar como moeda referência para transações comerciais.
Por causa da oferta e demanda, o dólar interfere diretamente na economia brasileira. Por isso, diariamente o Banco Central divulga sua cotação.
Ressalta-se que essa cotação refere-se aos tipos da moeda que legalizam-se. Ou seja, o dólar paralelo pode ter outro valor.
Como comprar dólar legalmente no Brasil?
Muitos bancos e corretoras de valores fazem a venda legalizada do dólar. No entanto, é importante ficar atento as taxas, pois elas costumam ser altas.
Fazer uma pesquisa de mercado pode ser o ideal na hora de obter dólares tanto para viagens quanto para realizar investimentos.
Dessa forma, aeroportos também realizam a venda do dólar, porém, nesse ambiente costuma custar bem mais caro que a venda em corretoras e bancos.
Como a comercialização do dólar paralelo é ilegal, bancos e corretoras proíbem a efetuação de venda. Além disso, quem for pego vendendo ou comprando estará agindo contra a lei.
O que é o dólar paralelo?
O dólar paralelo está relacionado às negociações paralelas ao mercado de câmbio.
Quais os tipos de dólar existentes?
Dólar futuro, dólar PTAX, dólar comercial, dólar turismo e dólar à vista.
O que acontece com quem compra ou vende dólar paralelo?
O indivíduo pode ser acusado por sonegação de impostos e lavagem de dinheiro.
2 respostas
Eu morava na Espanha. Vendi ali a minha casa e estou transferindo o meu dinheiro via ordem de pagamento já que o meu celular de ali foi dado de baixa e o banco exigiu que eu voltasse para Espanha para registrar outro número. A transferência demorou uns 20 dias. Agora o banco que fazer o câmbio no paralelo. Nesses vinte dias o dólar caiu aumentando mais ainda os meus prejuízos. Se o câmbio paralelo é ilegal. Que devo fazer?
Eunice, você deve se informar junto ao Banco responsável. O mais seguro é buscar informações das fontes diretas, inclusive da legislação do país em questão e questionar se a cobrança estiver fora das regras praticadas no local.