Downsizing: entenda a potencial importância desse processo!

downsizing 2

Em períodos de crise e economia desaquecida, é comum a prática do downsizing, isso se dá também em situações que o faturamento de negócios ou organização não está compensando diretamente as suas despesas fixas.

O processo de downsizing funciona por meio da redução de partes do empreendedorismo, de recursos e até mesmo do número de colaboradores.

Então, o processo de downsizing é correlato a ação de reduzir despesas, gastos e processos que são considerados desnecessários, dispendiosos ou fogem do possível do que a empresa pode arcar.

Qual é o significado de downsizing e como ele opera?

O downsizing é um termo inglês que pode ser traduzido como: redução de tamanho ou proporção. Nessa perspectiva, a administração downsizing emprega uma vertente organizacional pautada no contingenciamento e simplificação de processos.

O downsizing empresarial atua justamente diante essa pauta, é uma forma de eliminar procedimentos que engessam a empresa e, por vezes, dificultam a tomada de decisão. Portanto, o downsizing nas empresas preza por:

Eficiência

Busca reestruturar e simplificar os processos internos, permitindo assim, concretizar de forma mais ágil determinadas demandas e comunicações.

Desierarquização

É pautada em horizontalizar as vivências e partes da empresa, para que assim, a equipe se sinta mais disponível para atuar e resolver problemas, atua como uma descentralização de poder.

Monitorar processos

É evidente uma pauta na redução, seja de equipe ou de processos, e isso permite que a empresa mais facilmente monitore suas decisões tomadas e entenda como melhorá-las através da análise.

Planejamento

Com o downsizing, é necessário avaliar metas, princípios e oportunidades, estudar se o processo sairá como um benefício da empresa e planejar quais serão os próximos passos após sua implementação.

Execução e análise de custos

Devido a prática da redução, se torna mais viável implementar ferramentas de análise e indicadores de qualidade. Assim, permite a empresa observar se o desenvolvimento está realmente de acordo.

Dentro dessa perspectiva, é evidente a busca entre a ligação dos processos de downsizing e outsourcing. O outsourcing é uma prática pautada na terceirização de serviços que não estão diretamente relacionados com a atividade da empresa.

Entre exemplos de outsourcing estão: contabilidade, segurança, call center, entre outros. Essa premissa não só compactua com o downsizing, como também, permite que determinadas empresas invistam em potencializar suas áreas de real atuação.

Quais são as desvantagens e vantagens do downsizing?

O processo de downsizing é comumente interpretado de forma pejorativa por apresentar nuances que estão ligadas a demissões ou descontinuidade de processos.

Entretanto, a prática de downsize pode ser uma forte aliada de pequenas empresas, para aquelas que estão enfrentando processos burocráticos ou necessitam de mudanças estruturais.

Além disso, entre o downsizing vantagens e desvantagens, são possíveis de citar:

Vantagens de fazer downsizing:

  • Reduzir custos e determinadas despesas;
  • Tomar decisões de forma mais eficiente ou com agilidade;
  • Aumentar a comunicação interna, devido ao menor contingente de processos e burocracia;
  • Avaliar processos executados pela empresa, já que sua estrutura é menor, permite que a avaliação seja completada em tempo hábil;
  • Produzir mais e com maior qualidade, diante uma comunicação externo menos procedural;
  • Ter menos burocracia em processos;
  • Menor hierarquização da empresa como um todo.

Desvantagens de fazer downsizing:

  • Quando mal aplicado poderá por em risco a vida econômica e nome da empresa;
  • Pode gerar insatisfação e insegurança por parte dos colaboradores, devido a redução dos quadrantes e equipe, o que pode impactar na qualidade do serviço ofertado;
  • Se direcionado a redução de equipe, acomete despesas como rescisões, FGTS e demais custos envolvidos.

Portanto, antes da prática do downsizing é preciso que se estude cada etapa que compõe a empresa, seus colaboradores e processos, somente assim, será possível reorganizar e tomar decisões em busca de melhores condições.

Acesso rápido

Compartilhe:

Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos

Agende a sua demonstração gratuita

TF Logo site 2

Aumente seu valor no mercado oferecendo um método eficiente e tecnológico em suas consultorias.

TFB Logo site

Torne-se um Consultor Financeiro Empresarial lucrativo e bem-posicionado em apenas 2 meses.

TF Logo site 2

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento

TFB Logo site

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento