Dentro do empreendedorismo existem diversas práticas que podem auxiliar empresas, uma delas gira em torno dos estoques. Um serviço bastante popular entre vendedores individuais e comércios digitais, o Dropshipping representa vários benefícios.
O processo de Dropshipping acaba trazendo lucro às empresas, pois barateia e agiliza o serviço de entrega.
No Dropshipping, a loja online faz apenas o intermédio de venda entre o cliente e o produto. A partir disso, ele é entregue por outra empresa que recebe a informação de compra.
Entenda o que é Dropshipping
Voltado para os serviços de vendas digitais, o processo consiste em encaminhar a informação de venda de um produto para seu fornecedor.
Ele é chamado de Drop Shipper ou Dropship, e fica encarregado de enviar o produto para o cliente em nome da loja online.
Assim, a loja nem precisa ter acesso ao produto vendido, o que dispensa toda a burocracia de organização de produtos e local de armazenamento.
Ou seja, o comércio online se torna uma plataforma para outras empresas divulgarem e venderem seus produtos.
Conheça o funcionamento do processo de Dropshipping
Inicialmente, acontece a compra do produto pelo cliente por meio da loja online. Após isso, essa empresa repassa a informação de venda para o parceiro dropship.
Ele fica responsável pelo contato posterior com o cliente, iniciado pelo rastreamento do produto. No final do processo, finaliza a entrega no endereço escolhido pelo consumidor.
Algumas grandes marcas do mercado adeptas do dropshipping são:
- eBay;
- Aliexpress;
- Amazon.
Caso o consumidor fique insatisfeito com o produto, as reclamações devem ser feitas para a o comércio online. Eles servirão como intermediadores entre o consumidor e o Drop Shipper.
Então, quais as vantagens do Dropshipping para as empresas?
Existem diversos benefícios em utilizar o dropshipping na venda de produtos online.
O maior deles é a diminuição das despesas. Isso porque não é preciso investir no estoque de produtos, nem em funcionários para geri-los corretamente.
Isso possibilita que seu gerenciamento ocorra em apenas uma sede, mesmo que ela seja uma gigante do mercado online.
Outra característica é a variedade de produtos, isso porque não existem limites de fornecedores para encher a loja de itens.
E quais as desvantagens do dropshipping para um e-commerce?
A maior desvantagem de adotar essa estratégia do e-commerce é a baixa margem de lucro relacionada com a concorrência.
Isso porque, mesmo economizando em outros setores, a loja pode possuir concorrentes maiores que oferecem os mesmos produtos.
Além disso, existe o risco do fornecedor oferecer produtos de má-qualidade, que poderão denegrir a imagem da loja virtual.
Como garantir o bom funcionamento do Dropshipping?
Para garantir o fornecimento de bons produtos, é preciso que o e-commerce possua um controle de fornecedores.
Além disso, ter um bom serviço de feedback é essencial. Isso porque são os usuários que podem melhor avaliar a qualidade de cada produto e serviço.
Assim, fica fácil descobrir quando um fornecedor representa riscos para a imagem da empresa baseando-se nos retornos negativos.
Caso você escolha começar a vender pelo serviço de Dropshipping, não esqueça de investir na qualidade desde a entrega. Assim, garantirá uma boa experiência para o cliente que retornará e garantirá o crescimento do seu negócio. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!