Por diversas vezes o empreendedorismo é encarado como um monstro de sete cabeças. E por isso, a educação empreendedora não é estimulada, pelo medo de dar errado. Muita das situações as pessoas não sabem sequer o que temem, mas sentem receio em tentar.
Ou seja, a falta de impulso para desenvolver uma educação empreendedora é um dos principais fatores pela falta de base que temos no universo do empreendedorismo, seja dentro do ambiente escolar, quanto no ambiente familiar.
A educação empreendedora é uma forma ativa de encorajar pessoas a sair do usual e desenvolver projetos, negócios ou serviços. O empreendedorismo na educação abrange tanto a busca da realização de projetos profissionais, quanto pessoais.
O que define uma mentalidade empreendedora?
A mentalidade empreendedora não está presente apenas quando se é dono de uma empresa, por exemplo. Muitos colaboradores também podem desenvolver em si o intraempreendedorismo.
Isto é, empreender em uma organização. Claro, respeitando os limites impostos por fatores externos. No entanto, uma dúvida recorrente é a de qual seria o ponto chave para uma mentalidade empreendedora?
Alguns aspectos são essenciais para aprender a empreender e ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, não está ligada diretamente ao poder aquisitivo para desenvolver um plano de negócio.
Na maior parte do tempo o sucesso ou insucesso de um empreendedor não está relacionado a ter feito ou não um curso de empreendedorismo, de ter frequentado ou não uma escola de empreendedorismo.
O que define uma mentalidade empreendedora é a capacidade de ser resiliente, de saber se reconstruir e entender que consistência é a chave para abrir ou não a porta do êxito empreendedor.
Você é o responsável pelas decisões e resultados
Pessoas que estão acostumadas a trabalharem para outras podem entrar em um círculo vicioso de não saber lidar com a responsabilidade. Quando se está fazendo parte da engrenagem de uma empresa, um erro pode ser fatal, mas a probabilidade é menor.
Já quando se é empreendedor, você precisa entender que é inteiramente responsável pelas decisões e resultados obtidos através das mesmas – sejam eles resultados bons ou ruins. Por isso, é preciso se reinventar e não desistir do jogo.
Nem tudo sai como o planejado
O plano no papel é perfeito, na vida real as coisas acontecem de forma diferente. Seja uma pequena ou grande modificação na rota, quem não possui preparo psicológico para empreender, não consegue manter a vontade de continuar.
Entender que nem tudo sai como o planejado é o primeiro ponto para trabalhar em mentalidade de sucesso e empreendedora. Se o plano não sai como o esperado, recalcule a rota e volte para o percurso desejado. Ou então, saiba quais proveitos você pode tirar dessa nova estrada.
O processo é contínuo
Não apenas no campo do empreendedorismo, em todos os ambientes em que se deseja manter útil e capaz é preciso entender que o processo é contínuo. É necessário experienciar, aprender, cair e levantar.
Como desenvolver uma educação empreendedora?
Além de investir em cursos, livros e outros pontos de apoio que servem como uma ótima maneira de desenvolvimento. Quem procura desenvolver uma mentalidade empreendedora precisa entender e cultivar os pilares que envolvem esse movimento.
- Amor;
- Visão;
- Competência;
- Consistência.
São alguns dos pilares que devem ser lembrados sempre por quem quer estimular uma educação empreendedora. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!