Você já parou para pensar nos motivos pelos quais um candidato escolhe trabalhar em sua empresa dentre várias no mercado? É aí que entra o employee value proposition.
Com um bom employee value proposition, as organizações conseguem motivar melhor suas equipes e alcançar cada vez mais objetivos.
Mas o que é employee value proposition?
O employee value proposition é um conjunto de programas oferecido pela empresa para reter talentos e fortalecer a marca. Essa forma de gestão é bastante eficaz para que os colaboradores das empresas estejam cada vez mais satisfeitos.
Ao investir na qualificação e reconhecimento dos profissionais, as organizações percebem uma grande evolução na produtividade.
Em resumo, a proposta de valor ao empregado dá as seguintes informações:
- O que a empresa oferece ao profissional;
- Qual a sua vantagem em meio às concorrentes;
- Porque ela é um bom local para se trabalhar.
Definir sua proposta de valor é fundamental para o bom funcionamento de toda a empresa. Assim, ela deixa de ser apenas um trabalho e passa a ser uma atividade atrativa para todos os colaboradores.
Qual a importância da employee value proposition?
O EVP é altamente importante para a maneira com que as pessoas observam as empresas.
O que antes se limitava apenas aos trabalhadores, a reputação da empresa se tornou cada vez mais pública com a popularização da internet.
E isso, ao contrário do que alguns empreendedores pensam, é altamente benéfico para qualquer bom negócio.
A medida em que colaboradores compartilham boas experiências profissionais, o público começa a observar a empresa como uma lovemark.
Ou seja, agrega valor à marca, que mostra realmente se importar com sua atuação interna e externa.
Além disso, na equipe, o EVP ajuda nas novas relações de trabalho no mercado.
Enquanto anteriormente os funcionários exerciam atividades motivados por ordens, hoje, é interessante que sua motivação seja interna.
Ou seja, que ele não faça seu trabalho apenas pelo dinheiro, mas porque realmente acredita na importância do seu serviço e de toda a empresa.
Por fim, ao mostrar que, além de cobrar, a empresa oferece valor aos funcionários, ela se torna uma ótima fonte de prazer e desenvolvimento.
Qual a diferença entre employer branding e employee value proposition?
O employer branding é construção da imagem da marca para todo o público, mostrando que ela é um bom local para se trabalhar.
Entre seus diversos benefícios, estão:
- Aprimoração do recrutamento e seleção de talentos;
- Diminuição da rotatividade de funcionários (turnover);
- Aumento no nível de produção e engajamento dos empregados;
- Melhoria de relação com o consumidor.
Já o employee value proposition é, literalmente, a proposta de valor ao colaborador. Ou seja, os diferenciais que o fazem querer trabalhar naquele local, e não em outras organizações.
Apesar de semelhantes, o branding é uma construção de valor mais geral, sendo consequência direta do value proposition.
Como melhorar o employee value proposition dentro de uma empresa?
O EVP funciona dentro das empresas em 5 categorias diferentes, que são:
- Recompensas: remuneração, plano de saúde, férias, aposentadoria etc;
- Oportunidades: plano de carreira, estruturação de meritocracia etc;
- Organização: responsabilidade social e estruturação da empresa;
- Pessoas: construção de um ambiente descontraído, com um bom nível de networking;
- Trabalho: reconhecimento de conquistas, viagens corporativas e premiações.
Cada uma dessas áreas precisa ser desenvolvida para que a empresa consiga oferecer uma boa condição de trabalho a seus funcionários.
Para isso, identifique primeiro a opinião dos seus colaboradores sobre a realidade da empresa. Isso inclui informações sobre a percepção da equipe sobre:
- Condições de trabalho;
- Qualidade do serviço prestado;
- Relevância da empresa.
Além disso, fazer questionários com perguntas sobre o que pode ser melhorado pode ajudar o gestor a entender os desejos de seu time.
Com esses dados em mão, comece a criar uma proposta de valor que acompanhe as expectativas e necessidades percebidas. Sempre lembrando, é claro, de criar metas que possam ser aplicadas na empresa e também um plano de ação.
No momento da implementação, é preciso assegurar seu alcance em todos os setores da empresa. Assim, fazendo com que todos sejam beneficiados pelas inovações na organização.
Vale a pena divulgar para o público as mudanças positivas aplicadas dentro da empresa. Por isso, incentive o compartilhamento dessas informações com os amigos dos colaboradores etc.
Lembre-se que a proposta de valor precisa ser única e alinhada às metas da instituição, sendo assim, sustentável. Para isso, é preciso que todos estejam engajados e acreditem na real motivação da empresa no benefício dos seus colaboradores.
Isso só será possível se o employer value proposition estiver oferecendo aos colaboradores benefícios reais, que vão muito além do salário. Assim, garantindo o sucesso da empresa e de toda sua equipe ao longo do tempo. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos!