Employer branding: 4 dicas para atrair e reter talentos!

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Antes de focar na obtenção de bons clientes, é preciso dar atenção à seleção de colaboradores dentro de uma empresa. Justamente por conta disso, surgiu o Employer Branding.

O Employer Branding é responsável por destacar a importância de bons colaboradores na construção de um excelente produto ou serviço.

Mas afinal, o que é Employer Branding?

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O Employer Branding representa uma estratégia de melhoria e manutenção da imagem positiva de uma empresa. No entanto, ao contrários dos métodos tradicionais, ele não é direcionado aos clientes, mas sim aos colaboradores da marca.

Dessa forma, a empresa consegue ser percebida como uma marca empregadora, melhorando a percepção final dos clientes sobre a marca.

No entanto, para melhorar seu Employer Branding, é necessário o envolvimento de todos os funcionários existentes.

Para isso, os valores da empresa devem estar bastante definidos e alinhados com o setor de RH.

Qual a importância do Employer Branding?

O desenvolvimento de uma marca de confiança é essencial para o destaque em meio a tanta concorrência no mercado.

Por isso, a formação de defensores da empresa, que podem ser consumidores e funcionários, é fundamental.

Ela possibilita que os colaboradores se sintam orgulhosos do próprio trabalho e, consequentemente, mais motivados. Assim, melhorando o seu serviço dentro da empresa e agradando o empregador.

E o que é mais benéfico para a obtenção e fidelização de novos clientes do que um serviço de qualidade?

Justamente por esse motivo, o Employer Branding é altamente eficaz para a reputação da empresa.

Qual a melhor forma de implementar o Employer Branding?

Quando falamos de melhoria de Employer Branding, estamos falando da percepção da marca pelo público.

Esse desenvolvimento precisa ser baseado na cultura empresarial, guiando os colaboradores dentro dos pontos mais fortes da marca.

Confira algumas dicas para criar uma estratégia Employer Branding:

1. Observe o estado atual

Antes de criar qualquer estratégia para fortalecer a marca, é preciso entender o quadro atual de credibilidade da empresa.

Nesse momento, deve ser analisada a forma como ela se mostra para o público, seja presencialmente ou pelo meio digital.

Além disso, alguns dados são bastante relevantes na detecção de causas pelas quais a empresa se tornou impopular, como:

  • Grande evasão de funcionários;
  • Má remuneração;
  • Condições ruins de trabalho;
  • Estratégias de marketing ultrapassadas.

A partir disso, fica possível desenvolver estratégias baseadas em cada problema observado.

2. Determine objetivos

Após perceber os problemas, chega o momento de definir o que é preciso para solucionar cada um deles.

Para isso, o método OKR pode ser altamente eficaz. Ele corresponde a determinação de objetivos específicos e metas bastante definidas.

Por exemplo:

Uma empresa percebe que, apesar de oferecer um bom clima organizacional, não remunera bem seus funcionários.

A partir disso, é planejado o aumento de salário em 1 setor por mês, até que todos tenham suas remunerações revisadas.

Vale lembrar que ele pode ser utilizado para estratégias de marketing e outros processos internos e externos da empresa.

3. Comece a atrair o público

O marketing de experiência é algo cada vez mais valorizado dentro das empresas. Todos os métodos baseados nele podem ser relacionados com o público e os colaboradores.

Como exemplo disso, temos os treinamentos e eventos internos promovidos pelo Google. Através deles, o público, além de admirar a marca, desenvolve o desejo de participar do time da empresa.

4. Utilize as redes sociais

As redes sociais são um território praticamente obrigatório para as empresas hoje em dia. É através delas que as empresas conseguem conhecer os bastidores da empresa, através de depoimentos de colaboradores e ações.

Com o bom uso das redes, é possível atrair pessoas talentosas que desejem contribuir ainda mais para o desenvolvimento da empresa.

Quais os benefícios do Employer Branding?

A maior vantagem de investir em Employer Branding é refletir o perfil da organização para o público de maneira positiva.

Esse reforço de valores da organização acaba impactando na produtividade dos funcionários, que se sentem orgulhosos em fazer parte da marca.

Assim, impactando diretamente nos resultados da empresa, por oferecer produtos e serviços de qualidade.

Portanto, vale a pena investir no desenvolvimento do Employer Branding de sua empresa. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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