O que um estudante pode fazer dentro de um ambiente universitário criando uma empresa júnior? Poucas pessoas sabem como responder essa pergunta, mas o fato é de que cada vez mais a EJ está ganhando espaço e notoriedade por empresas e empresários.
Apesar da visibilidade da empresa júnior, surge a dúvida antes de contratar o serviço ou projeto, se a Empresa Jr. será capaz de entregar a mesma qualidade de uma empresa sênior. Uma das certezas oferecidas pela EJ é de que todo o time está interessado em aprender.
A empresa júnior é uma entidade estudantil que realiza projetos e serviços sem fins lucrativos. Essa empresa de universitários prestam atividades para organizações não-governamentais, startups, entre outros tipos de negócios.
O principal objetivo é aprender e contribuir para o desenvolvimento da finalidade envolvida. O funcionamento de uma empresa júnior é similar ao de outras empresas. Ou seja, possui CNPJ e até mesmo o processo de seleção acontece de forma estruturada como uma sênior.
Como montar uma empresa júnior?
Algumas dicas são essenciais para quem deseja participar ou montar a própria empresa júnior dentro do ambiente acadêmico.
- Formar um time de estudantes interessados;
- Pensar em qual será a área de atuação e criar um plano de negócio;
- Conhecer a política da IES para criar ou participar de uma empresa júnior na faculdade;
- Ter compromisso e executar uma boa delegação de tarefas;
- Conseguir um espaço físico para a empresa júnior;
- Regularizar a EJ.
Quais são as vantagens da empresa júnior?
A EJ traz diversas vantagens tanto para os universitários envolvidos, quanto para a universidade e a empresa que recebe os projetos ou serviços.
Vantagem para os universitários
Além do contato com os membros da empresa e o conhecimento adquirido, os alunos envolvidos também têm outros benefícios.
- Diferencial competitivo;
- Experiência;
- Networking;
- Desenvolvimento de liderança e empreendedorismo.
Vantagem para as universidades
Ganham retorno em divulgação no âmbito social e podem ganhar grandes parcerias e complementam a educação dos estudantes.
Vantagem para as empresas e empresários
As empresas adquirem os projetos ou serviços elaborados pelos integrantes da EJ e auxiliam no desenvolvimento do estudante. Inclusive, o membro ativo de uma EJ, pode se tornar um futuro colaborador da empresa.
O que são os conselheiros de uma EJ?
Muitas empresas juniores também possuem conselheiros, que são profissionais que já tiveram a experiência em uma EJ e compartilham os conhecimentos adquiridos com os recém chegados.
A função de um conselheiro, além de compartilhar o conhecimento é de orientar o time para tomar as melhores decisões envolvendo a empresa.
Todo o lucro que a EJ ganha é reinvestido na formação dos próprios membros e na EJ. Ou seja, os empresários juniores não possuem lucro direto, mas em contrapartida, adquirem capacidade prática para executar tarefas que serão cobradas no mercado de trabalho e em outros ambientes – por exemplo, no empreendedorismo.
O que um membro de uma empresa júnior precisa ter?
Além da vontade de se desenvolver cada vez mais, os membros de uma EJ precisam estimular a capacidade em outras ferramentas. Por exemplo:
- Construir boas relações;
- Desenvolver liderança, comunicação, marketing, entre outros;
- Ferramentas de gestão organizacional;
- Plano de carreira da empresa júnior. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp!