Empresário e empreendedor: qual a diferença?

empresario e empreendedor

Apesar de serem termos constantemente confundidos, o empresário e empreendedor não possuem o mesmo significado e características. Inclusive, existem empreendedores que não estão necessariamente a frente de uma empresa.

Por isso, é essencial saber a diferença entre empresário e empreendedor. Entender esses dois conceitos faz com que o repertório se amplie e conheça a importância das particularidades de cada um.

O empresário e empreendedor têm em comum alguns atributos. Mas se vistos à fundo, são pessoas diferentes no campo de atuação.

Existe um empreendedor sem empresa?

empresario-e-empreendedor

Sim! É possível que uma pessoa seja empreendedora mesmo sem ter uma empresa. Isso acontece porque o empreendedorismo é algo mais voltado à atitude e mentalidade do que qualquer outro aspecto.

Até mesmo está sendo estimulado cada dia mais o empreendedorismo nos colaboradores de uma empresa. Essa atuação é conhecida como intraempreendedorismo.

O intraempreendedorismo é quando uma pessoa atua como empreendedor nas limitações de uma organização já existente. Ou seja, ele faz com que os colaboradores pensem e ajam para o crescimento da empresa.

Características de um empreendedor

A importância do empreendedor ultrapassa a tomada de iniciativa. Outras características do empreendedorismo são relevantes para que haja destaque, são:

  • Criatividade;
  • Inovação;
  • Resiliência;
  • Liderança;
  • Motivação.

Essas são algumas das palavras que trazem as características de alguém que tem a mente voltada para o empreendedorismo.

Ou seja, o empreendedor é alguém que está sempre em movimento e buscando os melhores resultados através da experiência.

Características de um empresário

Assim como o empreendedor, a importância do empresário também está dotada das suas particularidades. O que define um empresário de sucesso de um mau empresário são as suas atitudes frente à empresa.

Dentre as atitudes fundamentais de um gestor, temos:

São algumas das características que podem definir ou não o sucesso de um empresário. No entanto, o conceito do empreendedor e do empresário não precisa sempre andar de lados opostos.

Isto é, a diferença entre empresário e empreendedor pode ser algo que agregue para quem deseja ter um negócio bem sucedido.

Fazer a junção dos pontos positivos é essencial para ter uma postura vencedora, seja um empresário ou um empreendedor.

Como ser um empresário e empreendedor de sucesso?

Nem todos bons empreendedores são bons empresários e vice-versa.

Por isso, antes de tudo, é preciso ter conhecimento sobre os pontos falhos e tentar repará-los antes que isso cause prejuízos econômicos e afins.

Por exemplo, alguém que tem uma mente criativa e empreendedora pode abrir diversos negócios. Mas a mesma pessoa também pode sentir dificuldade em gerenciar o negócio e lidar com o dinheiro, o que pode fazer com que todos os negócios caminhem rumo à falência.

Por isso, para ser um bom empresário ou empreendedor, é preciso:

  • Ter ao lado profissionais competentes e empenhados;
  • Separar a vida pessoal da vida profissional;
  • Ter compromisso com o projeto;
  • Desenvolver planos de negócio;
  • Investir em conhecimento sobre finanças e gerenciamento;
  • Aprender com erros e falhas;
  • Estabelecer metas;
  • Ter persistência;
  • Trabalhar a oratória e o networking.

São alguns dos pontos que farão o empresário e empreendedor ter sucesso. Seja à frente de um negócio, iniciando um projeto ou executando o intraempreendedorismo. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimos artigos