Apesar de serem termos constantemente confundidos, o empresário e empreendedor não possuem o mesmo significado e características. Inclusive, existem empreendedores que não estão necessariamente a frente de uma empresa.
Por isso, é essencial saber a diferença entre empresário e empreendedor. Entender esses dois conceitos faz com que o repertório se amplie e conheça a importância das particularidades de cada um.
O empresário e empreendedor têm em comum alguns atributos. Mas se vistos à fundo, são pessoas diferentes no campo de atuação.
Existe um empreendedor sem empresa?
Sim! É possível que uma pessoa seja empreendedora mesmo sem ter uma empresa. Isso acontece porque o empreendedorismo é algo mais voltado à atitude e mentalidade do que qualquer outro aspecto.
Até mesmo está sendo estimulado cada dia mais o empreendedorismo nos colaboradores de uma empresa. Essa atuação é conhecida como intraempreendedorismo.
O intraempreendedorismo é quando uma pessoa atua como empreendedor nas limitações de uma organização já existente. Ou seja, ele faz com que os colaboradores pensem e ajam para o crescimento da empresa.
Características de um empreendedor
A importância do empreendedor ultrapassa a tomada de iniciativa. Outras características do empreendedorismo são relevantes para que haja destaque, são:
- Criatividade;
- Inovação;
- Resiliência;
- Liderança;
- Motivação.
Essas são algumas das palavras que trazem as características de alguém que tem a mente voltada para o empreendedorismo.
Ou seja, o empreendedor é alguém que está sempre em movimento e buscando os melhores resultados através da experiência.
Características de um empresário
Assim como o empreendedor, a importância do empresário também está dotada das suas particularidades. O que define um empresário de sucesso de um mau empresário são as suas atitudes frente à empresa.
Dentre as atitudes fundamentais de um gestor, temos:
- Profissionalidade;
- Incentivo para o crescimento da empresa;
- Visão para o lucro;
- Comprometimento;
- Liderança;
- Organização.
São algumas das características que podem definir ou não o sucesso de um empresário. No entanto, o conceito do empreendedor e do empresário não precisa sempre andar de lados opostos.
Isto é, a diferença entre empresário e empreendedor pode ser algo que agregue para quem deseja ter um negócio bem sucedido.
Fazer a junção dos pontos positivos é essencial para ter uma postura vencedora, seja um empresário ou um empreendedor.
Como ser um empresário e empreendedor de sucesso?
Nem todos bons empreendedores são bons empresários e vice-versa.
Por isso, antes de tudo, é preciso ter conhecimento sobre os pontos falhos e tentar repará-los antes que isso cause prejuízos econômicos e afins.
Por exemplo, alguém que tem uma mente criativa e empreendedora pode abrir diversos negócios. Mas a mesma pessoa também pode sentir dificuldade em gerenciar o negócio e lidar com o dinheiro, o que pode fazer com que todos os negócios caminhem rumo à falência.
Por isso, para ser um bom empresário ou empreendedor, é preciso:
- Ter ao lado profissionais competentes e empenhados;
- Separar a vida pessoal da vida profissional;
- Ter compromisso com o projeto;
- Desenvolver planos de negócio;
- Investir em conhecimento sobre finanças e gerenciamento;
- Aprender com erros e falhas;
- Estabelecer metas;
- Ter persistência;
- Trabalhar a oratória e o networking.
São alguns dos pontos que farão o empresário e empreendedor ter sucesso. Seja à frente de um negócio, iniciando um projeto ou executando o intraempreendedorismo. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!