Em algum momento da vida financeira o consumidor pode se deparar com alternativas de empréstimo e financiamento. Seja na hora de comprar uma casa, carro ou até mesmo para ingressar na faculdade.
Mesmo sendo opções de créditos bem parecidas, o empréstimo e financiamento possuem algumas características particulares e que devem ser levadas em consideração na hora de optar entre um dos dois.
Empréstimo e financiamento possuem finalidades, juros e até burocracias diferentes. Estar atento a essa diversidade de crédito pode livrar o utilizador do serviço de uma verdadeira bola de neve.
Diferença entre empréstimo e financiamento
As únicas semelhanças entre empréstimo e financiamento se referem a que ambas são modalidades de solicitação de crédito.
Portanto, para fazer a escolha do serviço que melhor cabe no bolso e no objetivo é preciso analisar alguns pontos.
O empréstimo é a opção menos burocrática e não possui limites quanto ao seu uso. Ou seja, para utilizar o empréstimo pessoal não é preciso informar uma finalidade para o banco ou financeira.
Já o financiamento é mais burocrático e precisa ter uma justificativa prévia quanto ao seu uso. Isso significa que, para obter o crédito de financiamento, é necessário que seja explicado o motivo da solicitação.
Características do empréstimo
Além de não possuir restrições de utilização, existem outras especificidades para entender quando pedir um empréstimo:
- Juros mais altos: por não ser necessário informar a finalidade do empréstimo, os juros tendem a ser mais altos.
- Solicitação online: por ser um serviço menos burocrático, alguns bancos/financeiras já oferecem a opção de solicitar o empréstimo através dos canais digitais;
- Análise de crédito: é comum que as instituições façam uma análise de crédito antes de conceder o serviço ao solicitante;
- Prazo: o limite para o pagamento de empréstimo é de 5 anos;
- Condições: cada instituição determina as condições e juros específicos. É preciso analisar para saber se essa opção é vantajosa ou não.
Características do financiamento
Seja no financiamento de uma casa, carro ou viagem, é preciso que o cliente possua meios para comprovar o motivo da solicitação quando pedir um financiamento.
- Juros mais baixos: quando maiores forem as informações ao solicitar o financiamento, maiores as possibilidades de conseguir abatimento nos juros.
- Burocracia: no financiamento, o processo é mais demorado e requer mais documentos. Afinal de contas, a finalidade do crédito precisa ser certificada;
- Análise de crédito: assim como no empréstimo, geralmente é preciso passar por uma análise de crédito.
- Prazo: no financiamento, o prazo pode ser de até 30 anos;
- Condições: o indicado é ficar de olho no Custo Efetivo Total de crédito e conferir se as condições oferecidas pela instituição são benéficas para a saúde financeira do consumidor.
Qual a melhor opção: empréstimo ou financiamento?
Caso seja a única alternativa, é preciso analisar dentro das condições monetárias qual escolha possui as melhores condições e os juros e taxas menores. Lembrando que para o financiamento é necessário haver uma finalidade.
Empréstimo e financiamento possuem vantagens e desvantagens. Ter os cuidados necessários antes de buscar uma dessas formas de crédito, é a melhor forma de encontrar meios de realizar os sonhos.