Negócios consolidados em diversos ramos do mercado promovem ações internas que proporciona, o desenvolvimento de equipe, aumento da motivação e até mesmo reduzem os índices de rotatividade, essa prática é conhecida como endomarketing.
O endomarketing funciona por meio de ações de desenvolvimento dos colaboradores, da percepção de crescimento, valor e vínculo que esses funcionários têm com a ação empreendedora em questão.
Então, o endomarketing ou marketing interno é um conjunto de estratégias e táticas voltadas para o desenvolvimento interno dos agentes que atuam na empresa e da própria organização.
Como fazer endomarketing?
A campanha de endomarketing segue de um planejamento pautado em melhorar a imagem que a empresa tem entre os seus colaboradores. Além disso, ela permite aumentar a motivação e comunicação empresarial.
Portanto, entre as práticas e ideias para aplicar endomarketing em qualquer negócio:
Eventos da empresa
Permite que a organização crie eventos próprios, pode ser algo que se desenvolva internamente e depois, impacte socialmente a todos.
Comunicação interna
É buscar formas de melhorar a integração entre as áreas de uma empresa, entre seus membros e demais agentes internos. Por exemplo, incentivar a cultura de partilhar ideias; calendários ou agendas compartilhadas.
Ações de integração
É fazer com que os colaboradores interajam com a marca e posteriormente, interajam entre si. Proporcionando, assim, maior grau de identificação com a empresa, espírito de equipe e disponibilidade.
Treinamentos, workshops, palestras e cursos
Permite uma expansão do conhecimento dos colaboradores e da expertise da empresa. Além, de promover a sensação de que o colaborador é valorizado pela organização.
Propaganda institucional
É uma forma de destacar para o colaborador quais são os valores, missões e bandeiras de uma empresa, além disso, permite que ele esteja em contato com essas premissas diariamente.
Cultura organizacional e ambiente
Promover ações que auxiliem o funcionário a se identificar com os valores que a empresa sustenta, suas formas de agir e dialogar com o mundo, afinal, o colaborador é uma extensão da organização.
Pesquisas e feedback com colaboradores
É uma forma de escutar os funcionários e com isso, implementar mudanças diante questões ou até mesmos captar ideias que podem melhorar a empresa de forma geral.
Sendo assim, ao pensar nas ações de endomarketing a empresa busca desenvolver internamente seus ativos mais preciosos (os colaboradores) e assim, expandir não só o conhecimento interno, como também, exacerbar essas práticas para o externo.
Para isso, é crucial definir os objetivos do endomarketing ao iniciar uma campanha, se deverá atingir um índice de qualidade e know-how ou até mesmo aumentar a comunicação e integração entre áreas de empresa.
Somente através desse processo, é possível estudar as mudanças e impactos ocasionados pelo endomarketing, se houve, de fato, mudança e se não quais ações poderiam ser tomadas e quais são as causas, e assim, reverter a inércia.
Exemplos de endomarketing:
- Uma famosa marca de cerveja produz constantemente vídeos institucionais que demonstram a cultura organizacional que a empresa tem, sua forma de agir, missões, valores e mantém seus colaboradores em contato com isso;
- Uma escola de educação financeira realiza um evento beneficente com nomes do empreendedorismo local para fomentar a expertise não só dos seus colaboradores, mas também, da sua cidade;
- Uma empresa de tecnologia promove eventualmente, treinamentos e palestras sobre inovação para os seus funcionários.
- Um hospital disponibiliza determinados serviços para seus funcionários de forma gratuita;
- Uma agência de publicidade promove campanhas de cultura organizacional para que os seus colaboradores se sintam “mais à vontade”, em relação ao dress code (código de vestimenta).
Quais são as vantagens do endomarketing?
O endomarketing permite que a empresa dialogue atentamente com os seus colaboradores e que exista uma cultura do compartilhamento de conhecimentos. Além disso, entre outras vantagens do endomarketing estão:
- Aperfeiçoamento da comunicação interna da empresa;
- Gera maior engajamento dos seus colaboradores, pois, a empresa estará aberta a sugestões e novas contribuições;
- Permite uma transição menos brusca no processo de integralização de novos funcionários;
- Apresenta benefícios para os colaboradores e maior identificação com a marca ou empresa;
- Melhora exponencialmente a qualidade de trabalho, produtividade e bem-estar do colaborador;
- Diminui o índice de rotatividade na empresa ou turnover, consequentemente a uma maior retenção de talentos o que faz com que a empresa se destaque mais facilmente.
- Aumenta o know-how ou conhecimento interno da empresa, o que permite que ela atue com frontes mais atualizados.
Por fim, o endomarketing é um processo intrínseco para o desenvolvimento sólido de uma empresa, ele permite que a empresa desempenhe um papel mais forte nos seus colaboradores e que eles retribuam para a empresa de forma natural.