Quem tem um parente morando fora ou algum filho fazendo intercâmbio, por exemplo, pode precisar enviar dinheiro para o exterior.
Todavia, muitas pessoas têm dúvidas de como enviar dinheiro para o exterior da forma mais segura possível e com educação financeira.
Enviar dinheiro para o exterior é uma transferência internacional que, graças ao avanço da tecnologia e competitividade das empresas, vem se tornando um processo mais prático e barato para os consumidores.
4 alternativas para enviar dinheiro para o exterior
Portanto, para mandar dinheiro para o exterior, existem diversas alternativas diferentes.
Cabe ao consumidor entender como funciona cada alternativa, analisar as vantagens de cada uma delas e escolher aquela que atenda mais a suas necessidades.
1. Western Union
A Western Union é um empresa antiga, do ano de 1861, que trabalha principalmente com a transferência de dinheiro de consumidor para consumidor.
Para os serviços oferecidos por esta empresa, todas as taxas são cobradas em cima do valor enviado pelo depositante.
Para quem vai enviar o dinheiro, basta assinar uma ficha informando o local, a quantia e quem vai receber o dinheiro.
Esse dinheiro poderá ser retirado no exterior em alguma das agências do Western Union, sem a necessidade de conta em banco para conseguir o serviço, podendo receber o dinheiro em espécie.
Aqui no Brasil, esse serviço é oferecido pelo Banco do Brasil e algumas casas de câmbio e turismo.
Para fazer essa operação, a cobrança de IOF varia de 0,38% a 1,1% e, ainda, é cobrada uma tarifa de R$75,00.
2. Paypal
Além de ser uma plataforma de pagamento, o Paypal disponibiliza serviço de transferência internacional.
Para enviar o dinheiro, basta se cadastrar no site da empresa e ir para a opção “enviar pagamento”.
Você só precisará informar o e-mail da pessoa que irá receber e o respectivo valor.
Para transferências internacionais, o Paypal cobra taxas de câmbio, além da margem de lucro da empresa.
O imposto IOF para o Paypal pode chegar a 6,38% da operação e a margem de lucro 6,4%, além de uma taxa de 0,30 dólares que é cobrada.
Apesar das taxas não atrativas, a transferência do Paypal é uma das mais seguras e rápidas, chegando o dinheiro em 1 ou 2 dias.
A operação pode ser feita totalmente na internet, sem a necessidade de ir a um ponto físico.
3. Vale postal eletrônico
O vale postal eletrônico é o serviço de transferência internacional prestado pelos Correios.
O dinheiro pode ser enviado para o exterior pelos correios para a Europa, África e Ásia, ficando de fora o Estados Unidos.
O serviço não é tão rápido quanto os demais. O dinheiro demora para cair na conta entre 5 a 15 dias.
Os correios cobram uma taxa própria que pode ser consultada online, além de cobrar até 1,5% como taxa de custo e R$15,00 como tarifa de envio.
4. Transferência por ordem de pagamento
No caso da transferência bancária por ordem de pagamento, o beneficiário deverá ter necessariamente uma conta para receber o dinheiro.
Nesse modelo de enviar dinheiro para o exterior, serão cobradas taxas para quem está enviando e recebendo.
Ou seja, essa operação acaba só sendo mais válida para valores mais altas, para que as taxas cobradas, que variam entre 20 a 100 dólares, sejam diluídos no valor.
A taxa de envio varia de banco para banco, portanto, caso você escolha essa modalidade de envio de dinheiro, deverá consultar a instituição financeira que você é correntista.
Por fim, vale lembrar que, para enviar dinheiro para o exterior, como em qualquer outra operação financeira, o recomendado é pesquisar e estudar as oportunidades disponíveis no mercado, para que assim, seja tomada a decisão mais vantajosa. Para mais informações como essa, assine nossa WhatsApp!