6 dicas para construir uma equipe de vendas eficiente

profissional do futuro 1

Construir uma equipe de vendas eficiente não é uma tarefa fácil, na verdade, esse pode ser um processo um pouco longo.

Entretanto, ao conseguir unir uma equipe de vendas eficiente, os resultados de qualquer negócio são significativamente otimizados.

Podemos chamar uma equipe de vendas de eficiente quando os colaboradores compreendem e executam o processo de vendas de um negócio de forma conjunta, compartilhando entre si metas e objetivos.

Para quem está no processo de desenvolvimento de um time de vendas para o seu negócio, é importante entender o que é necessário para o desenvolvimento de um empreendedorismo inteligente!

6 dicas para formar uma equipe de vendas

Logo, para auxiliar o desenvolvimento de uma equipe comercial de vendas, é interessante conhecer algumas dicas de como formar uma equipe de vendas.

1. Selecione bem os vendedores

Montar equipe de vendas não é uma tarefa fácil. Para isso, é necessário muito cuidado desde do momento da contratação de vendedores.

O primeiro passo para construir uma boa equipe de vendedores, evidentemente, é contratar boas pessoas para formarem a equipe.

Portanto, antes de decidir quem contratar, busque testes em que as habilidades dos candidatos possam ser identificadas.

Assim, você irá conseguir definir quais candidatos vão fazer parte da sua equipe baseando-se nas habilidades necessárias para ser um bom vendedor.

Além disso, é sempre interessante buscar montar uma equipe  com diferentes habilidades e personalidades, para que assim os perfis de vendedores se complementem.

2. Defina as principais atividades do vendedor de acordo com o seu perfil

É muito importante ter uma equipe dinâmica, onde todos compartilham responsabilidades e buscam o mesmo objetivo.

Entretanto, dividir as tarefas dentro do processo de vendas de acordo com o perfil do vendedor pode otimizar o resultado da equipe.

Por exemplo, um vendedor com uma grande capacidade de Oratória Persuasiva deve ser alocado para atividades de negociação direta, enquanto outro, com perfil analista, pode apresentar melhores resultados na prospecção de clientes.

3. Use a tecnologia a seu favor

Usar a ferramentas e aplicativos de automação pode ajudar muito o trabalho de toda equipe de vendas.

Isso vai permitir que os esforços da equipe sejam direcionados a atividades menos mecânicas, permitindo explorar mais a criatividade e inteligência da equipe.

Ferramentas, como CRM (Customer Relationship Management), são extremamente útil para o acompanhamento minucioso de todo processo de vendas e para análise de resultados.

4. Estimule o aprendizado constante para a equipe de vendas

É papel de um líder e da gestão de equipe de vendas é estimular a equipe a estar constantemente querendo aprender mais para melhorar seus resultados.

Essa estimulação pode ser feita de várias formas diferentes:

  • Indicações de livros relevantes para área de atuação do vendedor;
  • Recomendar filmes que possam o estimular;
  • Falar sobre cursos e workshops que possam agregar;
  • Incentivar a participação da equipe em eventos.

Dessa forma, a equipe estará cada vez mais unida e estimulando o aprendizado entre todos.

5. Cultive uma boa cultura organizacional

Ter uma cultura organizacional forte é um ponto muito positivo para motivar equipe de vendas.

Se existe um “fit” entre os colaboradores em relação à cultura da empresa, os trabalhadores tendem a apresentam melhores resultados conjuntos.

Por isso, é importante que sejam incentivadas práticas culturais que tornem o ambiente organizacional mais propício para a equipe.

  • Flexibilidade;
  • Desenvolvimento profissional;
  • Dinamismo e autonomia na execução das tarefas.

6. Dê feedbacks honestos para a equipe de vendas

A comunicação é um fator determinante para a construção de equipes de vendas eficientes.

Os feedbacks são essenciais para que exista uma comunicação sincera entre a equipe.

Portanto, é necessário que sejam sempre dados feedbacks construtivos para os integrantes da equipe, tendo como único objetivo otimizar o trabalho dos colaboradores.

Muitos podem achar que feedbacks são apenas críticas, mas na verdade, o objetivo é justamente auxiliar os vendedores no processo de desenvolvimento deles mesmos.

Por fim, é possível enxergar que a equipe de vendas necessita de uma forte comunicação e eficiência quanto a resolução das suas atividades, para que assim a empresa aumente o volume de vendas e evolua com seus resultados. Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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