Qual a melhor estratégia de crescimento para o meu negócio?

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É necessário iniciar o debate sobre estratégia de crescimento falando que não existe uma fórmula mágica para a expansão de um negócio.

Mas claro, ao longo do tempo, foi possível identificar padrões e desenvolver estudos. Inclusive estudos acadêmicos, para determinar que estratégia de crescimento funciona.

Podemos definir estratégia de crescimento como uma série de ações programadas por um planejamento bem definido, que tem como objetivo final levar a ação de empreendedorismo para um patamar produtivo e lucrativo cada vez maior.

Estratégia de crescimento tradicional

Como dito anteriormente, surgiram estudos para definir uma estratégia de crescimento para empresa, que funcionasse de forma quase que universal.

O professor e consultor empresarial de sucesso, Igor Ansoff, desenvolveu uma matriz de crescimento empresarial, dividida em 4 passos:

  • Penetração de mercado: estágio onde a empresa deve focar em aumentar o seu market share, em outras palavras, conquistar uma fatia do mercado consumidor cada vez maior;
  • Desenvolvimento de produto: lançamento e desenvolvimento de novos produtos para o mesmo mercado visando a expansão do negócio;
  • Ampliação de mercado: começar a vender os produtos que já produz em escala cada vez maior, vendendo para outros países, por exemplo;
  • Diversificação: desenvolvimento de novos produtos para novos mercados, ou seja, produzir produtos complementares ou até mesmo de outro setor econômico, conquistando um mercado maior.

A lógica dessa estratégia de crescimento tradicional ainda funciona muito bem para as empresas atuais. Entretanto, se destacar no mercado competitivo vem se tornando cada vez mais difícil.

4 dicas de estratégias de crescimento

Por conta do mercado cada vez mais competitivo, são necessárias novas estratégias de crescimento, adaptadas pela realidade dos negócios atuais.

Portanto, é interessante conhecer dicas para crescer empresa, principalmente, para aquelas que estão iniciando suas atividades.

1. Estabelecer uma proposição de valor

É essencial para um planejamento de crescimento de longo prazo definir o que diferencia a sua empresa das demais.

Assim, você entenderá a exata justificativa que leva um consumidor a decidir entre seu negócio em detrimento de outro.

Logo, é importante definir quais benefícios apenas sua empresa pode proporcionar, e desenvolva-se a partir disso.

2. Definir indicadores chaves

Os KPIs (Key performance indicators), são os indicadores chaves de performance, e cada negócio deve definir os seus.

Existem centenas de métricas que podem ser calculadas, entretanto, se não forem escolhidas apenas as relevantes para o seu negócio, você corre risco de está perdendo tempo e dinheiro.

Portanto, de acordo com o setor econômico da sua atividade e com a sua proposta de valor, defina quais são os indicadores chaves a serem constantemente calculados e analisados no seu negócio.

3. Automatizar processos

Com a expansão tecnológica, tanto relacionada aos meios e a acessibilidade, várias ferramentas essenciais surgiram para otimizar o trabalho das pessoas.

Por isso, é essencial uma série de ferramentas que podem trazer a automação de processos relevantes para o negócio, por exemplo:

  • Ferramentas de automação de marketing;
  • Software de automação de pagamentos online;
  • Ferramentas de CRM;
  • Ferramentas de automação de mailing.

Esses são apenas alguns exemplos de ferramentas que tornam atividades de um negócio mais eficiente e barata.

4. Investir em talentos

E claro, para uma empresa crescer, é necessário investir fortemente em capital humano. Ou seja, ter um time talentoso, proativo e com muita vontade de trabalhar.

Por isso, é necessário escolher a dedo as pessoas que vão participar do seu negócio, principalmente em estágios iniciais.

É importante que além de talentosos, haja um fit cultural entre os integrantes, para que assim, o ambiente de trabalho seja propício e os resultados sejam cada vez mais positivos.

Por fim, é necessário lembrar que não existe apenas uma estratégia de crescimento que funcione bem. Entretanto, existem diversas atitudes e práticas que podem levar o seu negócio a um desenvolvimento sustentável, como as citadas acima.

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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