Eventos corporativos: como é possível aproximar clientes?

eventos corporativos

A tecnologia pode ser uma grande aliada de quem quer ter seu negócio em alta, porém, ela nem sempre consegue, sozinha,  dar conta de aproximar as pessoas. A partir disso, empresas usam eventos corporativos como forma de vínculo com os clientes.

Além da aproximação, os eventos corporativos são ótimas ferramentas, sobretudo, porque servem como estratégia de marketing.

Neste tipo de ação, a relação interpessoal tanto externa como interna – como são os eventos corporativos – costuma ser a melhor opção para manter parcerias. Isso faz com que o contato direto gere um vínculo emocional com as pessoas.

O que são eventos corporativos?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é um evento. Um evento é um acontecimento planejado que ocorre em um espaço delimitado com pessoas que possuem interesses em comum.

Portanto, ao organizar eventos corporativos, uma empresa reúne pessoas interessadas no negócio ou serviço oferecido para manter uma boa relação com aqueles que desejam conhecer ou continuar investindo na sua marca.

Além disso, dentro de uma instituição, é possível usar esses eventos com a realização de palestras e treinamentos para funcionários. Essas organizações sociais se classificam em três categorias:

  • Institucionais: são aqueles promovidos por empresas que desejam obter fortalecimento de sua marca diante do mercado;
  • Promocionais: estes focam em apresentar ideias e projetos que visam atender as necessidades de um certo público. Além disso, eles também podem ser usados para alavancar uma marca, propagando ideias nas quais serão abraçadas pelo seu público-alvo;
  • Comunitários: são organizados pela comunidade para determinados grupos.

Embora muitas vezes os eventos corporativos tragam custos altos para a empresa, eles são um importante recurso para potencializar a marca e permite reforçar as estratégias de marketing internas.

No geral, nesses eventos, a visão e objetivos de uma organização chegam ao público para que uma se garanta uma aproximação emocional. Assim, se firmam apoios e financiadores, além de se conquistar potenciais clientes.

Oportunidades na área de vendas também são alavancadas. Dessa forma, muitas formas de atingir os objetivos da marca podem ser implementadas.

Tipos de eventos corporativos para o marketing

Eventos corporativos 2

Existem diversos tipos de eventos corporativos, no entanto, alguns mais específicos podem ser utilizados para pôr em prática estratégias de marketing que melhoram o networking de uma empresa.

Workshops

No geral, o objetivo de eventos neste formato é ensinar algo para os consumidores de uma marca, oferecendo aulas sobre um produto ou serviço.

Eles também podem ser usados para treinamento interno de funcionários e fortalecimento dos valores da empresa. No entanto, com o público externo, o workshop pode ser uma boa oportunidade fazer upsell e o cross sell.

Lançamentos

Para ampliar o foco em cima de um produto que está sendo desenvolvido, utilizar um evento corporativo para lançar pode ser uma ótima estratégia de marketing.

Afinal, desse modo é possível reunir em um mesmo ambiente clientes, mídia, organizadores e influenciadores digitais para apresentar o produto ou serviço.

Soma-se a isto, as transmissões que podem ser feitas nas redes sociais. Assim, o alcance da marca pode ser maior. Engajar clientes em pré-lançamentos também é considerado uma estratégia funcional.

Feiras

Para o marketing off-line as feiras são ótimas estratégias. Eventos como este tendem a concentrar uma quantidade considerável de pessoas. Além disso, a mídia local foca na cobertura.

É possível divulgar cartões de visitas, e-mails, reuniões nesses ambientes. Da mesma forma, é possível estudar ações da concorrência. Por isso, se faz uma análise mais conclusiva do mercado, resultando em novas estratégias de marketing.

Reuniões

Os representantes de vendas podem contribuir levando informações sobre novos produtos para convenções e reuniões. Desse modo, a marca consegue alcançar bons resultados, pois o feedback dos clientes será levado em consideração.

Outros tipos de eventos corporativos

Conferências

As conferências funcionam como reuniões com a participação de especialistas de reputação para debaterem determinado assunto. No geral, quem as conduzem é um presidente de mesa: o conferencista.

Os participantes em conferências costumam apresentar certo conhecimento sobre o tema abordado.

Palestras

Palestras são eventos curtos, que costumam dura de uma a duas horas. Elas procuram abordar temas relevantes por meio da presença de um orador especialista, que atrai os ouvintes.

Além disso, podem ter caráter de palestra motivacional, comportamental ou instrutivo. Entidades e associações são organizações que costumam oferecer palestras, com a participação de várias empresas.

Treinamentos e cursos

Os treinamentos e cursos são também outro tipo de evento corporativo. Em primeiro lugar, os treinamento são um processo mais curto. O objetivo deles é transmitir ou reciclar em relação a um determinado conhecimento ou prática.

Portanto, procura-se desenvolver habilidades ou atitudes relacionadas à execução de tarefas a fim de otimizar profissionais.

Já os cursos costumam ser mais teóricos, embora não excluam totalmente a prática. Eles pode tratar se de cursos básicos, indicados para pessoas sem nenhum conhecimento sobre o assunto, como cursos de especialização, para quem deseja se aprofundar.

Simpósios

Os simpósios têm a função de apresentar os convidados – obrigatoriamente – especialistas nos temas abordados. Além disso, são eventos corporativos que ocorrem com a presença de um moderador.

Seguido a isso, o público pode participar enviando perguntas para cada um dos convidados, pois faz parte do ciclo. O moderador tem acesso as perguntas e pode escolher quais serão as escolhidas para os especialistas, que respondem diretamente à plateia.

O foco de um simpósio é gerar o debate de um tema por parte dos oradores, mas de um modo que cada um exponha o seu ponto de vista, sem haver uma discussão direta entre eles.

Mesa-redonda

Diferentemente dos simpósios, as mesa-redonda permite uma discussão direta entre os oradores. Além dessa distinção, tudo ocorre da mesma forma: há um moderador, uma exposição com tempo limitado de cada especialista sobre o tema e, por fim, um debate entre eles.

Do mesmo modo, são feitas perguntas que geram um debate, nesse caso, direto. Por essa razão, a participação do moderador se faz ainda mais importante.

Como uma empresa pode organizar eventos corporativos?

Para que eventos corporativos atinjam as expectativas da marca, um planejamento é fundamental, desde a estrutura até divulgação. São pontos relevantes, portanto:

  • Estabelecer os objetivos;
  • Definir orçamento;
  • Encontrar palestrantes que tenham relevância social;
  • Escolha de data, local e horário do evento;
  • Meios de divulgação.

É importante, portanto levar em conta esses passos para que eventos corporativos atendam expectativas da marca de modo que seja possível conquistar o objetivo final.

Quais são os tipos de eventos corporativos?

Existem eventos institucionais, promocionais e comunitários. Entre os formatos estão, por exemplo, feiras, workshops, lançamentos e reuniões.

Como planejar eventos corporativos?

É preciso, por exemplo, definir orçamento, encontrar bons oradores, ter meios de divulgação e um bom ambiente para realizar um evento de qualidade.

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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