Uma das alternativas para evitar surpresas nas finanças e na contabilidade da sua empresa é fazer a conciliação bancária.
O processo de fazer conciliação bancária consiste em garantir a exatidão do saldo bancário.
No entanto, mesmo sendo uma atividade importante para qualquer organização, a conciliação bancária acaba sendo dispensada por alguns gestores.
O que é a Conciliação Bancária?
A conciliação bancária é um processo de comparação entre o saldo de uma conta bancária e todas as informações internas de uma empresa.
Ela serve para identificar todas as entradas e saídas do caixa da empresa, sendo essencial para um controle de fluxo de caixa eficiente.
Sem a conciliação bancária, a empresa corre o risco de perder seu controle de capital disponível para o desenvolvimento de atividades e cumprimento de obrigações, como:
- Empréstimos;
- Financiamentos bancários;
- Parcelamentos.
O objetivo da conciliação bancária é verificar a existência de erros no controle interno ou inconsistência de dados.
Para isso, o saldo bancário do controle interno é verificado, junto aos lançamentos e suas respectivas datas no extrato do banco.
Qual a importância da Conciliação Bancária?
A conciliação é uma ação extremamente relevante para as finanças pessoas e empresariais.
No entanto, quando voltada a estabelecimentos, que lidam com vendas diárias através de diferentes fontes (dinheiro, cartões de crédito e débito, boleto bancário etc), a conciliação se torna indispensável.
Nesse caso, ela consegue garantir que sempre haverá capital disponível para realizar as operações no dia a dia do negócio.
Sem ela, inclusive, se torna praticamente impossível descobrir fraudes internas ou, no caso do orçamento pessoal, cobranças indevidas.
Mesmo assim, vale a pena lembrar que esse acompanhamento de entradas e saídas deve ser feito com bastante cautela.
Isso porque, ao se basear em valores errados, você acaba tomando atitudes que podem gerar prejuízos para o caixa da empresa ou seu orçamento.
Como fazer a Conciliação Bancária?
Conferir as finanças empresariais ou pessoas é um processo que envolve o monitoramento dos fluxos de caixa nos estratos bancários e a comparação de informações internas e registros de entradas e saídas de dinheiro.
Após isso, caso seja encontrada alguma irregularidade ou informações imprevistas, é necessário que sejam tomadas atitudes para corrigir os erros.
Para o monitoramento do caixa (ou orçamento), é preciso estabelecer uma rotina diária. Isso porque, quanto mais tempo passa, maior é a chance de perder o histórico de suas operações.
Entre os dados que devem ser observados, estão:
- Impostos de transações bancárias e/ou financeiras, como o IOF;
- Tarifas bancárias;
- Pagamento de salários ou serviços contratados.
Vale lembrar que o controle bancário deve ser feito a partir dos documentos e registros de operações que você possui.
Por conta disso, é extremamente necessário ter essas informações bem guardadas, principalmente no caso das empresas.
Por que fazer a conciliação bancária?
A conferência bancária é extremamente importante para as empresas e pessoas por garantir o correto fechamento do orçamento e evitar prejuízos.
Isso porque a má gestão do dinheiro é um dos principais motivos para o endividamento e, no caso dos negócios, para a falência.
Portanto, além da regularidade fiscal, fazer conciliação bancária auxilia na manutenção do orçamento e prevenção contra problemas financeiros graves.