Melhor que atirar para todos os lados em busca de novos consumidores, é desenvolver a fidelização de clientes que já consumiram da sua empresa.
A recorrência é um dos pontos chaves para alavancar empresas, e a fidelização de clientes pode ajudar muito no empreendedorismo.
O que é a fidelização de clientes?
Fidelização de clientes significa transformar pessoas que já consumiram da sua empresa em clientes recorrentes.
Existem vários pontos que demonstram a importância da fidelização de clientes:
- Maior recorrência nas vendas;
- Possível aumento no ticket médio;
- Ter advogados da sua marca;
- Receber feedbacks mais eficientes.
Logo, é possível perceber que muitas vezes é mais rentável investir na fidelização de clientes do que na aquisição de novos clientes e leads.
Além disso, é importante destacar que reter clientes não é a mesma coisa que fidelizar clientes.
Fideliza clientes significa, além de reter, conquistar esses consumidores, tornando-os admiradores da marca, que vão gastar mais com seus produtos e serviços e divulgá-los organicamente.
4 Dicas para fidelização de clientes
Fidelizar clientes, mesmo sendo algo muito importante para o seu negócio, não necessariamente é uma atividade cara e complexa.
Portanto, para fazer isso de formas simples, é interessante conhecer algumas dicas para fidelizar clientes.
1. Conheça bem os seus clientes
Primeiramente, é importante conhecer bem o público que será atingido pelo seu produto ou serviço.
A partir disso, é necessário entender quais são suas dores, como são seus hábitos de consumo, como seu produto o ajuda a resolver algum problema e quais expectativas existem em relação ao seu produto.
Desta forma, é possível traçar as melhores estratégias para desenvolver um produto, criar valor para ele, vende-lo e ajudar o cliente da melhor forma possível.
Vender o produto certo para um público qualificado é um passo muito importante para conseguir fidelizar os clientes e ter vendas recorrentes.
2. Desenvolva uma experiência marcante para o cliente
Para fidelizar um cliente, além de vender um produto e serviço de valor, é necessário proporcionar uma experiência única.
Portanto, você deve se preocupar com todo o percurso do cliente, pré e pós-venda, buscando sempre melhorar todos aspectos da relação, por exemplo:
- Entrega de conteúdo de graça e útil para seu público;
- Atendimento amigável;
- Venda simples e sem burocracia;
- Entregas rápidas;
- Acompanhamento pós venda para ajudar o cliente.
Uma dica muito útil para desenvolver uma experiência de qualidade é se colocar no lugar do cliente, tentando entender todas as sensações que vão surgir durante os contatos com a empresa.
3. Aprenda com feedbacks dos clientes
Ouvir seus clientes é uma forma extremamente eficaz para entender como otimizar os processos do seu negócio.
Muitas coisas passam despercebidas, entretanto, ao ter a experiência de relacionamento e compra, o cliente pode passar o que ele sentiu durante todo o processo, quais pontos satisfizeram as suas expectativas e quais pontos o frustrou.
Não é necessário implementar todas as sugestões relatadas pelos clientes, na verdade, deve-se ouvir o que eles têm a dizer e a partir daí desenvolver estratégias para melhorar o produto e a experiência do cliente.
4. Recompense o seu cliente
Todo mundo gosta de se sentir beneficiado de alguma forma. Ao comprar seu produto, o cliente espera apenas adquirir algo que apresenta valor para ele, a um preço justo.
Então, quando são dados descontos, produtos “brindes”, entre outros benefícios que possam tornar a experiência do cliente melhor, é normal que aconteça um maior retorno de clientes.
Dessa forma, após consumir uma primeira vez o seu produto, a propensão a comprar novamente só aumenta.
Estratégias como um programa fidelidade, por exemplo, podem ser extremamente úteis para incentivar o cliente a comprar novamente e se sentir mais beneficiado em relação a sua marca.
Portanto, é possível concluir que a fidelização de clientes é fruto de uma melhora constante no relacionamento com os compradores da sua empresa, que devem ter o máximo de experiências positivas possíveis em relação a sua marca.