O fundo espelho é considerado uma opção de investimento para indivíduos que possuem o interesse de realizar investimentos em produtos distintos.
Considerado detentor de um risco de atuação mais baixo que os fundos de ações, procura-se recorrentemente o fundo espelho por indivíduos que desejam obter rendimentos consistentes derivados de uma carteira mais arrojada.
O que é fundo espelho?
O fundo espelho é um conceito utilizado quando existem dois fundos que aplicam no mesmo fundo master, ou simplesmente no mesmo ativo financeiro. Ou seja, ele é basicamente o reflexo que mostra o desempenho de outro fundo de investimento.
Derivado do fundo multimercado, que pode ser definido como um fundo de investimento no qual se pode combinar diversas categorias de investimentos na tentativa de obter uma rentabilidade mais alta que quando se aplica em um único tipo.
Isto é, o fundo espelho é um fundo de investimentos no qual o objetivo é investir em outro fundo por meio dele.
Como se pode misturar diversos tipos de investimento, esse fundo consegue disponibilizar títulos de renda fixa e renda variável. Assim, o fundo multimercado tem um nível de risco alto, pois no mesmo mês todas as categorias dentro do fundo podem apresentar uma baixa performance.
Gestores do fundo
Ainda, os gestores profissionais são as pessoas que lidam com esse tipo de investimento. Diante disso, existe a possibilidade de através da experiência de mercado dos gestores, existir a possibilidade de oferta de lucro alto e controle de risco. Então, o gestor pode ter mais liberdade para estudar em quais ativos distintos valerá a pena inserir na carteira.
No entanto, o fundo espelho é um método de investimento que se é recorrentemente denominado como mais simples para cotistas investirem. Pois, ao invés de realizar aplicações diretas no fundo de mercado, que geralmente, funcionam através de traders profissionais, o mais recomendado por especialistas para cotistas é optar por fundo espelho.
Este, poderá ser administrado por empresas que possuem gestores que se responsabilizarão por intermediar quaisquer tipos de conflitos que possa existir entre os cotistas do fundo, para assim, conseguir organizar os títulos no fundo principal.
Mas, para melhor entendimento de como funciona esta categoria, recomenda-se compreender o que são fundos de investimentos.
O que são fundos de investimentos?
Fundo de investimento é uma modalidade formada por uma carteira de ativos financeiros diversificada. Esta, é ofertada por empresas que dispõem cotas para conseguir captar recursos. Então, indivíduos podem adquirir cotas pagando um determinado valor.
Contudo, como a carteira pode ter participação de diferentes pessoas, ressalta-se que o investidor siga algumas regras preestabelecidas.
É um método mais acessível para quem deseja iniciar investimentos que incluem renda variável. Pois, como a carteira pode ser diversificada, o investidor consegue obter rendimentos tanto com os títulos de renda fixa quanto os de renda variável em uma mesma carteira.
Como fundo espelho funciona?
Por ser a reprodução de uma mesma carteira de ativos do fundo principal, ele pode ser uma opção considerada por investidores que buscam por investimentos mais consolidados.
Como seu valor unitário difere-se do valor de um fundo subjacente, se lança em outra data com o preço inicial alterado.
Ao atingir um patrimônio muito alto, a gestão do fundo multimercado se torna complexa. Portanto, inicia-se a abertura do fundo espelho pelos gestores.
Com essa estratégia é possível alavancar a janela de resgate, porém, existem vantagens e desvantagens nessa operação.
Dado que quando se replica uma carteira de investimentos, o investidor que decidir encerrar sua participação pode perder o valor do resgate, devido à tributação de fundos.
Vantagens e desvantagens desse tipo de investimento
Como qualquer outro investimento, o fundo espelho apresenta prós e contras expressivos no mercado. Por isso, para determinar se será uma boa opção realizar investimentos nesse tipo de fundo, o investidor deve estar atento as suas vantagens e desvantagens.
Vantagens do fundo espelho
- Investir em ativos diferentes, sem ter a necessidade de compra-los separadamente;
- Diversidade em uma mesma carteira de investimentos;
- Retorno com renda fixa;
- Oportunidade de ter um produto similar ao principal;
- Acesso a fundos no exterior sem custo de entrada e saída;
- Gestores especializados para gerir o investimento.
Desvantagens do fundo espelho
- Apresentação de taxas mais altas que outros fundos;
- Demora no resgate do valor devido a menor liquidez;
- Queda do valor unitário devido à flutuação nas taxas de câmbio;
- Pode demorar até 60 dias para se resgatar.
Portanto, como em qualquer outro tipo de aplicação financeira, o fundo pode ser uma vantagem ou não. Tudo irá depender das necessidades do investidor. Então, é importante que se tenha minimamente o conhecimento sobre o mercado financeiro, mesmo tendo os gestores à frente da administração de seus recursos.
Visto que, as vantagens e desvantagens serão influenciadas pelo quantitativo de capital, no qual recomenda-se aplicar um quantitativo que esteja associado ao perfil do investidor.
Diante disso, direciona-se esse tipo de fundo, principalmente, para investidores que buscam rentabilidade a médio ou longo prazo.
Sendo assim, caso o investidor opte por negociações a curto prazo e com frequência, é importante analisar bem essa opção.
Portanto, o fundo espelho pode ser considerado uma aplicação vantajosa para o investidor que busca uma maior rentabilidade e diversificação de investimentos.
Vale a pena investir em um fundo espelho?
De início, ressalta-se que realizar investimentos em fundo depende do perfil e objetivo do investidor.
Dessa maneira, dado que um fundo espelho possibilita que investidores individuais acessem produtos considerados excelentes e que não podem ser feitos diretamente pelo investidor individual.
Além disso, grande parte dos fundos voltam-se para os perfis mais arrojados e moderados.
Portanto, antes do investidor adquirir fundo espelho entende-se que se deve compreender o trabalho do fundo e o nível de risco antes de adquirir cotas.
Quais as vantagens do fundo espelho?
Dentre as principais vantagens oferecidas pelo fundo espelho está a possibilidade de diversificação da carteira de investimento e a possibilidade de investir em diversos ativos.
Qual a principal desvantagem do fundo espelho?
Uma das principais desvantagens do fundo espelho relaciona-se à demora no resgate do capital.
Qual o objetivo do fundo espelho?
O fundo espelho é um fundo de investimento que possui o objetivo de investir em outro fundo através dele.