A educação financeira proporciona conhecimentos que te ajuda na hora de fazer uma compra por exemplo, e um deles é saber sobre a garantia estendida.
Geralmente, ela é oferecida no momento em que o cliente efetua a compra de um produto. Entretanto, será que vale a pena estender a proteção já garantida pelo fabricante? Se você não sabe se vale a pena contratar a garantia estendida, é preciso ficar atento aos valores e termos de cada acordo.
A proteção que se entende após a do fabricante é chamada de “estendida”. A garantia estendida é um tipo de seguro que visa cobrir o cliente de riscos e defeitos de fabricação.
Tipos de garantia
Existem três tipos de garantia:
- Garantia legal;
- Garantia Contratual;
- Garantia estendida.
A garantia legal é um direito do consumidor determinado pelo CDF (Código de Defesa do Consumidor) e tem duração de 30 a 90 dias dependendo do produto. Já a garantia contratual é oferecida pelo fabricante junto à compra e geralmente tem prazo de 1 ano.
No caso da estendida, ela é oferecida pelas lojas responsáveis por vender o produto. No entanto, esse seguro é pago separadamente do produto e pode variar o prazo de acordo com cada contrato.
Como funciona a garantia estendida?
O seguro garantia estendida é de livre escolha do cliente, ou seja, não pode ser cobrado de forma obrigatória. Além disso, ela cobre os seguintes casos:
- Problemas de fabricação;
- Problemas eletrônicos;
- Manutenções;
- Troca ou substituição.
Algumas garantias apresentam também seguro contra roubo, furtos e dano (porém, é preciso tomar cuidado com os preços na hora da renovação de seguro). Além disso, existem outros tipos de garantia:
Extensão de garantia original ampliada
Oferece algumas coberturas além do tipo original contratado, como a extensão do prazo.
Extensão de garantia reduzida.
Protege o cliente conta situações menores que não são garantidas pelo fabricante ou pela lei.
Portanto, a garantia serve para te proteger de problemas futuros, evitar custos desnecessários.
Como fazer a contratação da garantia estendida?
Para produtos de menor valor, como móveis ou eletrônicos, a contratação geralmente ocorre após a compra e é oferecida pela própria loja.
Já no caso dos produtos de maior valor, como os carros, a extensão também pode ser feita por uma seguradora.
Entre as vantagens da garantia estendida, estão:
- Prolongamento do prazo de cobertura do fabricante;
- Economia com reparos e manutenção;
- Gerenciamento pela seguradora ou loja responsável.
Entre as desvantagens da garantia estendida, estão:
- O seguro só cobre defeitos do produto;
- Pode nunca ser utilizada;
- É cobrada além do produto.
Como fazer o uso da garantia estendida?
Ao entrar em contato com a seguradora, é efetuado o sinistro de garantia estendida que é a solicitação da cobertura. Após isso, é determinado o tipo de problema ocorrido e o que será feito.
As garantias cobrem somente defeitos de fábrica. Entretanto, muitas vezes o cliente acaba se confundindo e achando que é responsável pelo problema.
Isso ocorre, pois existem diferentes tipos de “vícios”, como são chamados os problemas de fabricação.
O vício aparente é o defeito visto rapidamente e de forma mais clara, como um problema na tela ou uma TV em que o WiFi não funciona, por exemplo.
Já o vício oculto é aquele em que a constatação é mais difícil e muitas vezes acaba passando despercebido.
Geralmente ele só ocorre após um tempo de utilização, como por exemplo uma bateria que incha após algumas cargas. Entretanto, em alguns casos é cobrada uma constatação técnica que comprova que o problema é de fabricação.
Cada região possui um PROCON responsável por mediar os conflitos entre clientes e fornecedores de serviços e produtos.
Portanto, fique atento: caso seja constatado um vício e, mesmo assim, a seguradora não efetuar a garantia estendida, faça uma reclamação.