Existem diversificadas ferramentas para aumentar os lucros dentro de uma empresa. Inclusive, alguns negócios utilizam gatilhos mentais para crescer o alcance de vendas de forma expressiva.
Os gatilhos mentais podem ser utilizados em diversas atuações de mercados, para pequenas, médias ou grandes empresas. O segredo para o sucesso em sua utilização é saber como fazer o uso correto desses instrumentos.
Os estímulos cerebrais chamados de gatilhos mentais influenciam nas tomadas de decisões. Ou seja, podem instigar de forma direta na percepção do potencial consumidor sobre o produto ou serviço, fazendo aumentar a probabilidade da aquisição.
Para que servem os gatilhos mentais?
O termo “gatilhos mentais” não é algo desconhecido da maioria das pessoas. É provável que, em algum momento da vida, se tenha ouvido falar sobre. Além disso, o uso dos gatilhos mentais não se restringe apenas para persuadir nas vendas.
Existem variadas formas de aplicação, mas de certo é que os gatilhos mentais da conquista tornam mais fáceis as relações em qualquer espaço. Seja ele pessoal, profissional e até mesmo no âmbito educacional.
Isso significa afirmar que, todas as decisões são tomadas, a princípio, no inconsciente. E só após essa avaliação inconsciente, existe a tomada de decisão consciente e os “poréns” na mentalidade racional.
Para mais, são variadas as formas de implementar os mecanismos de gatilhos mentais para vendas. Alguns deles são:
1. Escassez
Entre os gatilhos mentais para vender, está o gatilho da escassez. Essa ferramenta consiste em fazer com que o cliente perceba que o produto ou serviço oferecido é limitado.
Ou seja, o consumidor percebendo que o produto ou serviço possui um limite de distribuição, tende a ter medo de perder a oportunidade que é vista como única e adquire antes que acabe. Mas para isso funcionar bem, a oferta precisa ser atraente.
2. Reciprocidade
Se alguém faz um favor, é comum que quem recebeu o favor se sinta quase que obrigado a retribuir. Se alguém presenteia ou ajuda, a mesma coisa acontece. Esse é um dos mais conhecidos gatilhos mentais do consumo.
Aqui, a empresa deve primeiro oferecer algo que tenha realmente um valor para o potencial consumidor. Mas isso deve ser dado antes da realização de uma compra. É uma forma de potencializá-lo para se tornar um consumidor recorrente e atrair uma nova clientela.
3. Prova social
A frase “o de cima sobe, o debaixo desce” faz total sentido nesse gatilho, basta pensar em filmes e músicas que caíram no gosto do público. Quanto mais é exibido o filme ou quanto mais é tocada a música, mais tende a crescer exponencialmente.
Isso acontece porque as pessoas se inspiram umas nas outras e quando alguém aprova algo, quebra uma barreira para que outra pessoa aprove também. Assim, a prova social faz com que o negócio seja visto como positivo pelo público que visualiza a aprovação da sociedade.
4. Urgência
O gatilho da urgência funciona de forma similar ao gatilho da escassez. Ou seja, é explicado ao cliente que aquele produto ou serviço só estará disponível naquele determinado período. Após isso, não será possível adquiri-lo.
5. Autoridade
Frases com gatilhos mentais para vendas são bastante famosas, mas o uso recorrente pode se tornar algo batido e até cansativo para a percepção do cliente. O gatilho da autoridade traz um aspecto mais sólido para a compreensão do público.
Esse gatilho deve acontecer a partir de uma construção. Ou seja, a oferta de conteúdo gratuito de qualidade, a prova social e outra utilização de gatilhos. De maneira geral, o gatilho da autoridade é algo duradouro e que precisa ser sustentado ao longo do tempo.
6. Antecipação
O gatilho da antecipação também pode ser visto como o gatilho da novidade. Consiste em fazer o público ter vontade de adquirir um produto ou serviço através da criação de uma oportunidade inteiramente inovadora.
Assim, é possível criar um sistema antes do lançamento do produto ou serviço que conduza o consumidor ao objetivo final, que é comprar algo de qualidade que é diferente das outras coisas que estão sendo comercializadas em um mercado similar.
7. Segurança
A percepção de segurança é um gatilho essencial para fazer com que haja consumo do produto ou serviço oferecido. A utilização deve se basear não apenas na segurança no produto que está sendo comercializado, mas na segurança que o consumidor pode ter ao adquirir aquele determinado produto ou serviço.
Ou seja, aquilo que está sendo comprado sanará as suas necessidades. Esse é um gatilho mental indispensável para ter uma qualidade de venda e crescimento da possibilidade de lucros. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!