Conheça 7 gatilhos mentais para aumentar as vendas da sua empresa!

gatilhos mentais 2

Existem diversificadas ferramentas para aumentar os lucros dentro de uma empresa. Inclusive, alguns negócios utilizam gatilhos mentais para crescer o alcance de vendas de forma expressiva.

Os gatilhos mentais podem ser utilizados em diversas atuações de mercados, para pequenas, médias ou grandes empresas. O segredo para o sucesso em sua utilização é saber como fazer o uso correto desses instrumentos.

Os estímulos cerebrais chamados de gatilhos mentais influenciam nas tomadas de decisões. Ou seja, podem instigar de forma direta na percepção do potencial consumidor sobre o produto ou serviço, fazendo aumentar a probabilidade da aquisição.

Para que servem os gatilhos mentais?

gatilhos-mentais

O termo “gatilhos mentais” não é algo desconhecido da maioria das pessoas. É provável que, em algum momento da vida, se tenha ouvido falar sobre. Além disso, o uso dos gatilhos mentais não se restringe apenas para persuadir nas vendas.

Existem variadas formas de aplicação, mas de certo é que os gatilhos mentais da conquista tornam mais fáceis as relações em qualquer espaço. Seja ele pessoal, profissional e até mesmo no âmbito educacional.

Isso significa afirmar que, todas as decisões são tomadas, a princípio, no inconsciente. E só após essa avaliação inconsciente, existe a tomada de decisão consciente e os “poréns” na mentalidade racional.

Para mais, são variadas as formas de implementar os mecanismos de gatilhos mentais para vendas. Alguns deles são:

1. Escassez

Entre os gatilhos mentais para vender, está o gatilho da escassez. Essa ferramenta consiste em fazer com que o cliente perceba que o produto ou serviço oferecido é limitado.

Ou seja, o consumidor percebendo que o produto ou serviço possui um limite de distribuição, tende a ter medo de perder a oportunidade que é vista como única e adquire antes que acabe. Mas para isso funcionar bem, a oferta precisa ser atraente.

2. Reciprocidade

Se alguém faz um favor, é comum que quem recebeu o favor se sinta quase que obrigado a retribuir. Se alguém presenteia ou ajuda, a mesma coisa acontece. Esse é um dos mais conhecidos gatilhos mentais do consumo.

Aqui, a empresa deve primeiro oferecer algo que tenha realmente um valor para o potencial consumidor. Mas isso deve ser dado antes da realização de uma compra. É uma forma de potencializá-lo para se tornar um consumidor recorrente e atrair uma nova clientela.

3. Prova social

A frase “o de cima sobe, o debaixo desce” faz total sentido nesse gatilho, basta pensar em filmes e músicas que caíram no gosto do público. Quanto mais é exibido o filme ou quanto mais é tocada a música, mais tende a crescer exponencialmente.

Isso acontece porque as pessoas se inspiram umas nas outras e quando alguém aprova algo, quebra uma barreira para que outra pessoa aprove também. Assim, a prova social faz com que o negócio seja visto como positivo pelo público que visualiza a aprovação da sociedade.

4. Urgência

O gatilho da urgência funciona de forma similar ao gatilho da escassez. Ou seja, é explicado ao cliente que aquele produto ou serviço só estará disponível naquele determinado período. Após isso, não será possível adquiri-lo.

5. Autoridade

Frases com gatilhos mentais para vendas são bastante famosas, mas o uso recorrente pode se tornar algo batido e até cansativo para a percepção do cliente. O gatilho da autoridade traz um aspecto mais sólido para a compreensão do público.

Esse gatilho deve acontecer a partir de uma construção. Ou seja, a oferta de conteúdo gratuito de qualidade, a prova social e outra utilização de gatilhos. De maneira geral, o gatilho da autoridade é algo duradouro e que precisa ser sustentado ao longo do tempo.

6. Antecipação

O gatilho da antecipação também pode ser visto como o gatilho da novidade. Consiste em fazer o público ter vontade de adquirir um produto ou serviço através da criação de uma oportunidade inteiramente inovadora.

Assim, é possível criar um sistema antes do lançamento do produto ou serviço que conduza o consumidor ao objetivo final, que é comprar algo de qualidade que é diferente das outras coisas que estão sendo comercializadas em um mercado similar.

7. Segurança

A percepção de segurança é um gatilho essencial para fazer com que haja consumo do produto ou serviço oferecido. A utilização deve se basear não apenas na segurança no produto que está sendo comercializado, mas na segurança que o consumidor pode ter ao adquirir aquele determinado produto ou serviço.

Ou seja, aquilo que está sendo comprado sanará as suas necessidades. Esse é um gatilho mental indispensável para ter uma qualidade de venda e crescimento da possibilidade de lucros. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos

Agende a sua demonstração gratuita

TF Logo site 2

Aumente seu valor no mercado oferecendo um método eficiente e tecnológico em suas consultorias.

TFB Logo site

Torne-se um Consultor Financeiro Empresarial lucrativo e bem-posicionado em apenas 2 meses.

TF Logo site 2

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento

TFB Logo site

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento