No mundo do empreendedorismo e da gestão empresarial, o gerenciamento de rotina dentro do ambiente de trabalho oferece inúmeros benefícios para a performance dos funcionários.
Portanto, pode ser bastante vantajoso implementar as técnicas do gerenciamento de rotina na busca por qualificação na produção.
O que é um gerenciamento de rotina?
O gerenciamento de rotina reúne um conjunto de verificações e ações dentro de uma equipe. Elas possuem o objetivo de desenvolver as atividades desempenhadas por cada integrante da empresa.
Com uma boa implementação, essa metodologia oferece um grande aumento na produtividade.
Qual o objetivo do gerenciamento de rotina?
Um erro bastante comum dentro das organizações, cada vez mais atarefadas, é relacionar o volume de tarefas com a produtividade.
No entanto, muito tempo do dia é perdido com tarefas desnecessárias, reuniões extensas e falta de alinhamento anterior.
Por conta disso, esse intenso trabalho acaba não gerando resultados efetivos para a empresa.
O objetivo do gerenciamento de rotina diária (GRD) é justamente modificar esse ciclo interminável de má gestão de tarefas.
Para isso, ele mapeia todas as atividades desempenhadas na empresa e define o papel de cada pessoa na rotina desse processo.
Como funciona o gerenciamento de rotina diária?
O GRD é implementado a partir da padronização de todas as ações da equipe dentro da empresa. Isso é alcançado com a união das demandas e verificação de suas práticas.
Também é adotado um tipo de análise para identificar ações mal executadas que causaram impactos negativos na empresa.
Como exemplo de algumas ações evitadas pelo gerenciamento de rotina, temos:
- Perda de prazos de entrega;
- Mal atendimento ao cliente;
- Investimento em ações sem resultados.
Após identificar esse problema, é preciso então definir metas que se alinhem ao core business da instituição.
No entanto, elas só podem ser cumpridas quando há uma equipe competente e disposta a torná-las realidade.
Por isso, vale a pena também investir em programas de capacitação e treinamentos para a execução desses objetivos.
A partir do momento em que as atividades começarem a ser executadas, chega o momento da monitoração de resultados.
Caso sejam detectadas falhas ou ausência de resultados, cabe ao líder decidir corrigi-las ou eliminá-las.
Assim, o gestor estará evitando investir o tempo da equipe em ações que não fazem sentido para a empresa.
Como aplicar o gerenciamento de rotina?
Gerenciar equipes, definitivamente, não é uma tarefa fácil dentro de uma empresa. Entretanto, como vimos, ela é fundamental para garantir o bom funcionamento do negócio.
Confira os passos indicados pelo gerenciamento de rotina:
Crie uma padronização das atividades
A padronização de atividades corresponde ao alinhamento de toda as ações de cada funcionário.
Para que ela seja feita, é importante que cada um saiba qual a função de todos os integrantes.
Isso torna o processo ainda mais rápido, já que o desempenho de apenas uma tarefa evita que os trabalhadores se distraiam.
Tornando, dessa forma, a colaboração entre a equipe mais prática e direcionada.
Defina metas e objetivos (com prazos)
Após entender as necessidades da empresa, é importante definir prazos para o cumprimento das atividades.
Isso ajuda a direcionar a equipe para a rápida conclusão de objetivos determinados.
Para isso, vale a pena criar metas diárias para cada um dos integrantes, sendo elas realistas e desafiadoras.
Assim, fica mais fácil saber o que fazer a cada dia para alcançar o objetivo final.
Acompanhe o desempenho da equipe
Após a determinação das metas de cada colaborador, é preciso que haja um constante acompanhamento.
Ele é fundamental para que o gestor consiga perceber o desempenho de cada um. Podendo, assim, reconhecer os competentes e auxiliar aqueles com dificuldades.
Essa estratégia é praticamente obrigatória quando são implementadas mudanças que desafiam os hábitos da equipe.
Hierarquize as metas
Uma boa gestão precisa conhecer bem as necessidades e prioridades de um negócio. Só assim, fica possível definir entre os objetivos, qual os mais urgentes.
Por isso, separe as atividades mais comuns das mais importantes, direcionando a atenção da equipe para o que dará mais resultado para o negócio.
Algo bastante importante é priorizar as metas individuais de cada um, para só assim concluir as metas coletivas.
Utilize ferramentas de gestão
A uso de ferramentas de gestão é responsável por otimizar quase todas as operações de um negócio.
Como exemplos de ferramentas de gestão, temos:
- Planilhas;
- Agendas;
- Notas.
Elas ajudam a equipe a se organizar melhor, observando o andamento de um objetivo e entendendo suas metas diárias.
Quais os benefícios do Gerenciamento de Rotina?
A implementação do gerenciamento de rotina de trabalho (GEROT) é responsável pela formação de uma equipe mais competente.
Essa padronização do trabalho ajuda os colaboradores a se organizar melhor, evitando o gasto de tempo com atividades inúteis.
São outros benefícios do gerenciamento de rotina:
- Alinhamento de valores;
- Eliminação de retrabalho;
- Evidenciamento da função de cada colaborador;
- Identificação de erros no processo;
- Encontro de novas oportunidades;
- Redução de custos.
Com todos os benefícios, percebe-se que o gerenciamento de rotina contribui diretamente para a melhoria do clima organizacional. Para mais conteúdos acompanhe a nossa carta do fundador, com insights valiosos todos os dias!