Gerente comercial: entenda a função e a importância desse profissional

gerente comercial

O sucesso de uma empresa não se restringe apenas a figura do dono do negócio. Existem outras pessoas que fazem um empreendimento alavancar ou despencar. Uma das competências importantes para o sucesso, é ter a presença de um bom gerente comercial.

O gerente comercial atua na construção de um ambiente sadio e entende profundamente o ramo em que atua. Dessa forma, é possível trazer resultados vantajosos de uma forma coletiva. Além disso, tem a capacidade de desenvolver o planejamento estratégico.

Ou seja, o gerente comercial é aquele que estuda os objetivos da empresa. E também elabora formas de direcionar forças para atender as necessidades dos clientes, através dos direcionamentos do grupo para atitudes positivas.

Quais são as funções do gerente comercial?gerente-comercial-2

O cargo gerencial possui algumas particularidades e demandas específicas. Para entender as competências de um gerente comercial, é preciso antes de tudo, entender como é executado o processo de vendas dentro de uma empresa.

O processo de vendas bem estruturado na organização de uma empresa, ocasiona mais produtividade no impacto em que o negócio causa. Isto significa que, através do gerente de atendimento comercial, é possível estabelecer um processo de venda eficaz e que se afasta de possíveis falhas.

O gerente de vendas tem a função de não apenas saber o que precisa ser feito. Mas também, precisa conhecer quem deve executa as operações, como se faz e saber se que o que está sendo feito é o correto.

Conheça algumas responsabilidades da gerência comercial

  • Elabora os orçamentos;
  • Analisa o processo da área de vendas;
  • Distribui as funções de maneira inteligente, visando os melhores resultados;
  • Formula um plano estratégico de vendas;
  • Entusiasma e direciona a equipe;
  • Acompanha as atividades e avalia os resultados;
  • Monitora o relacionamento do atendimento ao cliente;
  • Detecta necessidade dos profissionais para alavancar o potencial profissional;
  • Define prazo limite para conclusão de processos.

Ou seja, a presença de um gerente comercial está dentro de toda a dinâmica da empresa com o consumidor. Através dessas análises e posturas, é executável o planejamento e direcionamento das vendas em uma empresa.

Quais são as habilidades necessárias de um gerente comercial?

Além do estímulo de uma boa relação com os profissionais que estão sendo conduzidos, é preciso ter outras habilidades para ser um gerente comercial com resultados reais e benéficos.

  • Ser criativo;
  • Ter uma boa comunicação;
  • Saber liderar;
  • Ter persistência;
  • Saber trabalhar sob pressão;
  • Formular a transformação de acordo com as necessidades que surgirem;
  • Ter uma boa rede de contatos pessoais;
  • Estimular constantemente o raciocínio analítico;
  • Ter a capacidade de negociação;
  • Saber fazer um bom planejamento;
  • Ter flexibilidade e organização.

O que é preciso para se tornar um gerente comercial?

Além das competências e habilidades exigidas em um perfil de um gerente comercial, também é necessário ter formação e algumas capacidades adicionais.

A formação de um gerente se dá através do curso superior em marketing, economia, administração ou cursos superiores da área de tecnologia. De forma geral, o tempo solicitado para o exercício da função chega ao período de quatro a cinco anos.

Além de ser preciso ter um conhecimento sobre os produtos e serviços do negócio em que se pretende ingressar, bom desenvolvimento com o setor administrativo e conhecimento sobre finanças.

O gerente comercial precisa ter uma presença em que se está sempre se reinventando, afinal, o mercado também se reinventa. Investir em conhecimento é uma premissa chave para o sucesso na carreira. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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