Uma boa gestão da cadeia de suprimentos é fundamental para proporcionar controle e cooperação entre quem faz parte dessas atividades, como fornecedores, prestadores de serviços e consumidores.
Assim como todo negócio precisa se relacionar bem com clientes, investidores e parceiros, também é fundamental ter um bom relacionamento com fornecedores. E a gestão da cadeia de suprimentos pode contribuir para isso.
O que é a gestão da cadeia de suprimentos?
Também conhecida como Supply Chain Management (SCM), a gestão da cadeia de suprimentos é um processo que consiste no controle do fluxo de bens, serviços, finanças e informações de maneira integrada.
Essa união corresponde aos elementos responsáveis por uma cadeia de suprimentos, assim como as técnicas utilizadas para otimizar a cadeia, como: transporte, estoque e custo.
Por conta disso, esse processo inclui inúmeros setores de uma empresa, a fim de melhorar a qualidade de seus produtos ofertados e reduzir custos.
No entanto, vale destacar que o foco das empresas com o SCM deve estar sempre voltado para o bem estar de seus clientes, correspondendo aos seus interesses de preço e condições.
Além do setor logístico
Quando se fala em gestão da cadeia de suprimentos, muitos gestores pensam apenas no cuidado logístico, relacionado aos fornecedores, pagamento de produtos e serviços prestados e estratégias de recebimento, estoque e distribuição.
Mesmo que essas atividades componham uma parte crucial dentro de uma empresa, a gestão da cadeia de suprimentos deve ir além, reconhecendo que um produto final é resultado do esforço acumulativo de diversos setores do negócio.
Além da compra, transporte, estocagem e venda, existe também o compartilhamento de informações estratégicas, adoção de políticas e esforço constante de integração.
Sendo assim, uma cadeia de fornecimento inclui, mas não se limita a:
- Produtos entregues;
- Gestão de relacionamento;
- Obtenção de matérias-primas;
- Desenvolvimento de produtos;
- Gerenciamento de armazenagem;
- Gerenciamento de relacionamentos com fornecedores;
- Manter o fluxo de mercadorias;
- Gestão de logística.
Um SCM pode ajudá-lo com as cadeias de suprimentos locais e globais, além de fornecer um sistema de cadeia de suprimentos com atividades claras e bem definidas.
Como fazer a gestão da cadeia de suprimentos?
Sendo uma tarefa bastante complexa, a gestão da cadeia de suprimentos deve ser realizada a partir da integração de vários setores da empresa.
Dependendo da necessidade, algumas companhias possuem áreas específicas para o SCM, com uma equipe responsável pela coordenação e tomada de decisões estratégicas centrais.
Mesmo assim, cada setor possui seu próprio papel nesse processo:
- Compras: lida com fornecedores e realiza pedidos de insumos e matérias-primas. Deve identificar as melhores oportunidades de negociação, preço e condições de pagamento;
- Estoque: onde são concentrados os produtos e insumos recebidos antes da venda. Precisa manter seu fluxo constante para tornar as estregas mais eficientes;
- Vendas: momento onde o preço e a qualidade final dos produtos são analisados. Esse departamento deve ser o principal fornecedor de informações sobre a satisfação dos clientes, já que lida diretamente com eles;
- Marketing: o foco do setor publicitário deve estar nas demandas futuras, buscando aumentar o volume de vendas. Esse setor também pode auxiliar na correção de falhas e problemas, como estoque parado, por exemplo;
- Jurídico: setor responsável pela conexão entre empresas e fornecedores, que deve ser transparente, justa e segura. Também é fundamental para arbitrar conflitos e assegurar os direitos da empresa;
- Tecnologia da Informação (TI): responsável pela otimização através da tecnologia, através de estratégias como: abertura de canais de comunicação, uso de assinatura eletrônica, rastreamento de comportamento de clientes, processamento de compras e estoque etc;
- Recursos Humanos: uma boa estratégia não é suficiente se a empresa não souber reter e valorizar talentos. Por isso, o setor de RH fica responsável por apontar a necessidade de treinamentos e melhorar a atuação das equipes a partir da capacitação e aproximação da equipe.
Como melhorar a Supply Chain Management?
A gestão da cadeia de suprimentos depende da integração de diferentes setores de uma empresa.
Para que isso ocorra de maneira eficiente, o gestor pode contar com algumas estratégias, como a criação de um setor especializado.
Ter uma equipe de pessoas trabalhando para garantir exatamente o bom funcionamento desse processo dá muito mais chances que ele ocorra de maneira eficiente e entregue os resultados esperados para a empresa e seus clientes.
Além disso, algumas ferramentas tecnológicas podem ser aliadas para a gestão e logística da SCM.
Vale lembrar que, apesar disso, cuidados básicos como ter uma rede de fornecedores qualificada e desenvolver um planejamento estratégico são extremamente importantes para uma boa gestão da cadeia de suprimentos.