O modelo de gestão por resultados se diferencia da prática tradicional de administração justamente por ser direcionado para o cumprimento de objetivos específicos.
Com uma boa gestão por resultados, o líder consegue motivar mais a equipe e fazê-la se comprometer melhor com a evolução dos projetos que foram estabelecidos.
Mas o que é a Gestão por resultados?
Também conhecido como Management by Results, a gestão por resultados é comum dentro de grandes multinacionais do mundo do empreendedorismo.
Nela, o gestor avalia todos os detalhes da empresa para reestruturar sua equipe e implementar funções e prazos bem definidos.
O objetivo é fazer com que todos se percebam como auxiliadores diretos para o alcance de metas e objetivos da empresa, sejam eles de curto a longo prazo.
Como surgiu esse modelo inovador de gestão?
A proposta de gestão por resultados surgiu em 1954 através do considerado pai da administração moderna, Peter Drucker.
Ele afirmava que todo o esforço voltado à área de vendas é reduzido quando a empresa possui uma boa organização em sua estrutura, ou seja, quando todas as áreas funcionam como previsto.
Entre os setores da empresa que são envolvidos diretamente com os resultados obtidos, estão:
Portanto, o bom resultado nas vendas ocorre por consequência de um trabalho bem estruturado e executado com qualidade dentro dessas áreas.
Como funciona a gestão por resultados?
Ao contrário do modelo tradicional, a gestão por resultados mostra que as vendas não são consequência apenas de seu setor particular.
Na verdade, quando há a ausência de comprometimento na execução de metas dentro da equipe, por mais indireta que seja, o resultado do negócio é prejudicado.
Por conta disso, segundo Drucker, o gestor deve saber delegar bem funções para sua equipe e preparar uma estrutura que seja prática, ou seja, que não exija tempo extra com burocracias.
Isso significa que todos precisam sentir a liberdade para opinar e dar sugestões de acordo com suas áreas, assim tornando os processos da empresa mais eficientes.
No entanto, vale lembrar que esse método não se baseia em um simples direcionamento de tarefas, mas em uma organização de processos que analisa o funcionário a partir de seu rendimento em suas atividades.
Como implementar a gestão por resultados dentro de uma empresa?
Mudar o processo interno de uma empresa não é uma tarefa simples. Na verdade, isso demanda tempo, esforço e bastante comprometimento de toda a equipe.
Em muitos casos, na verdade, alguns colaboradores acabam não se adaptando à mudança cultural da empresa, precisando ser afastados para não prejudicar o rendimento da equipe.
Como primeiro passo, o gestor deve analisar como funciona toda a estrutura da empresa, para assim comparar essa realidade com o formato desejado.
Após isso, deve-se ter uma visão clara sobre o os objetivos principais da empresa, a partir de um planejamento estratégico.
Com isso, todos os funcionários precisam ser informados no mesmo período sobre as mudanças ocorridas e, se necessário, treinados para as novas atividades.
Nesse momento, é comum que metas e prazos sejam restabelecidos, impactando um pouco nos resultados da empresa.
Após definir metas claras para cada área, o gestor deve estar atento à execução e aos resultados obtidos após um certo período.
Como ocorre a análise dos resultados?
Após a implementação de uma nova cultura e objetivos dentro da equipe, chega o momento de monitoração do rendimento das atividades.
Nesse momento, cada colaborador deve ser analisado individualmente de acordo com sua tarefa pré-estabelecida.
No entanto, algo importante dentro da gestão por resultados é que a mensuração deve ocorrer antes do prazo estabelecido.
Isso significa que são analisados pré-resultados, que demonstram se o funcionário está trabalhando de forma eficiente ou se está distante demais da finalização de alguma atividade.
Isso evita que problemas sejam descobertos somente após de prejudicarem o resultado da empresa, tornando assim esse formato de gestão bastante preventivo.
Quais as vantagens da gestão por resultados?
Além de conseguir se prevenir contra problemas internos de produção e rendimento, quando uma empresa adota a gestão de resultados ela melhora a motivação dos colaboradores.
Isso porque, após a conquista, a equipe percebe de forma mais direta seu impacto para a realização de um objetivo coletivo, diferente dos processos tradicionais, em que muitos fazem atividades sem mesmo saber as suas finalidades.
Portanto, com a gestão por resultados ganha-se em comunicação, motivação, prevenção e receita, fazendo com que a empresa tenha seu crescimento intensificado. Para mais dicas como essa, confira nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!