O mundo do empreendedorismo está cercado de empresas que desejam avançar de forma ágil e para isso é preciso: planejar, escalar e ter uma gestão eficiente.
A gestão funciona através das pessoas que estão a frente de um empreendimento. Essa prática pode ser aplicada para melhor desenvolver funções, projetos, pessoas e setores de um empreendimento.
O que é gestão?
A gestão ou administração é uma forma de gerir finanças, negócios e pessoas, a fim de obter resultados, atingir objetivos comerciais ou até mesmo melhorar o desenvolvimento dos recursos humanos.
Para que serve a gestão?
Nesse caso, a gestão permite que empresas e empreendedores desenvolvam práticas voltadas aos seus projetos, gerenciem recursos e através disso, conquistem objetivos comerciais.
Portanto, a gestão beneficia negócios de uma forma geral, mas primordialmente as pequenas e médias empresas.
Isso é essencial, pois essas empresas necessitam de uma boa gestão de recursos e de sua equipe.
Então, para aplicar a gestão eficiente em negócio, é imprescindível conhecer o mercado.
Elementos que impactam em uma boa gestão:
- Saúde financeira: esse é um elemento que impacta e é impactado pela própria gestão, principalmente no quesito vendas.
- Missão, visão e valores: norteia a gestão, posiciona no mercado a empresa e os seus funcionários.
- Distribuição de lucros e rateio do custos: saber gerenciar isso, permite manter uma boa gestão financeira da empresa e de seus colaboradores.
- Negócio sustentável: é uma linha que permite gerir o negócio voltado para o desenvolvimento sustentável.
- Política de compras e vendas: ter uma política bem definida, auxilia consumidores e gestores a tomar decisões pensando nesse ideal.
Gestão para empresas: como gerir um negócio?
A gestão, no geral, pode ser simplificada através de ações que possibilitam um conhecimento das potencias internas e externas de uma empresa.
Para gerir um negócio é importante:
- Saber as potencialidades e fragilidades (ou estudar as forças de porter);
- Envolver e motivar a equipe, o que requer um espírito de liderança, cultura organizacional e práticas voltadas ao employer branding;
- Comunicar de forma integrada;
- Planejar frente a gestão financeira e redução de custos, que pode ser obtido, por exemplo, através de táticas como o Balanced Scorecard;
- Pensar sobre as vendas e o marketing, é através dele que os clientes e o mercado conhecerão a empresa e suas soluções.
Além disso, é importante ter uma capacitação constante, tanto do gestor quanto dos profissionais que o permeia.
Assim, novas ideias surgem e até mesmo, práticas mais competitivas.
Além de claro, fortalecer o senso de que o gestor e a empresa investem em seus colaboradores.
É importante, então, salientar algumas dicas de gestão que permitem um desenvolvimento mais robusto.
Principais dicas de gestão:
1. Manter controle sobre o que acontece dentro e fora da empresa
Nesse sentido, tanto o ambiente externo quanto o interno de uma empresa podem impactar substancialmente o negócio.
O que as pessoas pensam é tão importante quanto o que está sendo realizado no empreendimento.
2. Conhecer o fluxo de caixa e prospecções possíveis
Muitas empresas entram em processo de falência devido ao descontrole financeiro.
Por isso, é importante manter as demonstrações financeiras do negócio, o fluxo de caixa, entradas e saídas, despesas e derivados.
Além disso, para manter um controle sobre as finanças empresariais é viável até mesmo, o uso de aplicativos de gestão e profissionais contábeis.
3. Saber qual é o modelo de negócio ideal
Decidir empreender é um passo importante, mas, para criar e gerir um negócio é preciso bem mais que essa vontade empreendedora.
Portanto, é evidente que apenas ter uma ideia ou já ter um negócio, não é suficiente.
Para atuar de forma qualificada no mercado é crucial refletir sobre:
- Como o público-alvo influenciará na abordagem que a empresa deve seguir;
- Quais são as principais atividades executadas pelo negócio;
- Como funciona o modelo de negócio atual e se ele é realmente condizente;
- Qual é o perfil de funcionário ideal;
- Como o mercado poderá se comportar.
E assim, ao organizar todas essas informações, será possível gerir um negócio de forma mais fluída e eficiente.
As principais estratégias de gestão
O mercado é uma selva, ou seja, repleto de dificuldades e adversidades, principalmente para quem é novo.
Portanto, para lidar com o mercado é importante se ater em algumas estratégias de crescimento e gestão que podem auxiliar com o desenvolvimento do negócio:
Metodologias de gestão:
Contudo, as metodologias podem estar atreladas a uma prática que decorre de ações e modificações na empresa, seja na sua estrutura, na forma de atuar e afins.
Portanto, algumas práticas podem ser utilizadas pelo gestor para modificar o andamento do projeto ou empresa, são elas:
Práticas:
- Team building;
- Outsourcing;
- Gestão colaborativa;
- Análise preditiva;
- Análise vertical;
- Downsizing;
- Entender sobre o core business.
Vale lembrar que essas metodologias e práticas não totalizam todas as existentes, mas permitem desenvolver uma gestão mais competitiva, mercadologicamente falando.
Além disso, essas metodologias e práticas podem não ser adequadas para o estilo de gestão, que dependerá das necessidades do negócio.
Por isso, é crucial que o gestor fique atento as necessidades e problemas do negócio.
Para isso, algumas características auxiliam o profissional que executará essa gestão nesse processo de busca por soluções e gestão de pessoas.
Quais são as características de um gestor?
Não é qualquer pessoa que chega em um cargo de gestão, mas com uma série de aptidões e habilidades, qualquer pessoa poderá atingir esse cargo.
A primeira diferenciação na vida de um gestor é entre ser chefe e líder.
Nesse caso, a liderança é uma forte característica dos bons gestores.
Por isso, desenvolver habilidades de liderança é crucial para ser mais eficaz e eficiente ao lidar com problemas, com uma equipe e com a gestão de projetos.
Além disso, um gestor poderá lidar com atividades e funções administrativas, além disso:
- Resolver problemas que envolvam um planejamento estratégico;
- Desenvolver inteligência comercial para lidar com as soluções da empresa e o mercado;
- Ter um bom autocontrole e inteligência emocional;
- Saber delegar atividades e funções através da gestão por competências;
- Depositar confiança no time;
- Ser exemplo, parte do princípio da liderança;
- Manter controle de tempo e produtividade;
- Gerenciar conflitos.
Os principais problemas enfrentados por gestores
Na hora de fazer uma gestão de pessoas ou uma gestão financeira existem algumas questões que impactam no bom andamento dessa atividade, entre elas:
- Microgerenciamento: prática de gerenciar ao extremo, prejudica a desenvoltura do time e do próprio gestor.
- Controle patrimonial: sem um bom controle, a empresa não consegue fazer um orçamento empresarial fidedigno e identificar possíveis mudanças.
- Redução de custos: é um problema que pode não ser delegado diretamente ao gestor, mas, certamente o gestor consegue identificar melhorias no processo.
- Turnover: a rotatividade prejudica o desenvolvimento do projeto/negócio e inclusive impacta na retenção de talentos.
- Produtividade e Motivação: é extremamente crucial encontrar formas de motivar a equipe, pois isso impacta diretamente na produtividade.
- Tendências de mercado: são hábitos e possíveis atividades de uma sociedade. Estar atento a elas, pode auxiliar o gestor em quais caminhos seguir.
Por fim, a gestão é uma forma de organizar e conduzir um projeto, pessoas e/ou uma empresa para atingir práticas desejadas e objetivos comerciais. Ela pode ser uma forte aliada dos pequenos negócios e é essencial para os grandes.