Não é de hoje que a sociedade precisa se esquivar dos golpes financeiros. Com o advento da internet, as fraudes também surgiram com novas formas de ludibriar, quer seja no mundo real, quer seja no mundo virtual.
Com o bombardeio de informações fica cada vez mais difícil diferenciar o que é verdadeiro do falso. Promessas de emprego, brindes, plano de saúde grátis e até dinheiro rápido e fácil. Existem milhares de golpes financeiros e em sua maioria, são crimes realizados virtualmente.
O conhecido conto do vigário agora acontece na palma de nossas mãos e os estelionatários só precisam de alguns cliques para realizar mais golpes financeiros no Brasil.
Saidinha de banco
Essa modalidade de crime já é conhecida pela sua alta frequência, acontecendo assim que é realizado um saque em uma instituição financeira ou caixa eletrônico.
Existem algumas dicas que podem ajudar a não sofrer esse tipo golpe:
- Evitar sacar grandes quantias;
- Escolha agências movimentadas;
- Não siga uma rotina de frequência no banco.
Golpe do bilhete premiado
Geralmente, o golpe acontece com uma simulação de que alguém com pouca instrução teria acabado de saber que ganhou uma premiação, mas precisa de ajuda para chegar à agência e realizar o saque.
Depois, é oferecido a vítima a falsa oportunidade de ganhar parte do valor ou até integralmente. Em troca, é preciso que se entregue um valor determinado para comprar o determinado bilhete.
Esse crime é mais comum de ser executado com pessoas idosas.
Golpe do empréstimo
Neste caso, o contato é feito com a vítima através de redes sociais e são oferecidas propostas de empréstimos rápidos e com taxas menores do que o mercado oferece.
Dessa forma, o golpista solicita um depósito inicial para que seja liberado o valor do empréstimo.
Falso auxiliar de banco
Nesse golpe, os criminosos fazem alterações na caixa do banco para que a vítima solicite ajuda de um funcionário.
Mas nesse caso, é um falso funcionário, que fingindo auxiliar o cliente, captura a senha e o cartão para fazer saques e compras no nome da vítima.
Golpes financeiros no whatsapp
Os golpes mais comuns da atualidade acontecem por meio do Whatsapp devido ao seu contato direto e rápido com a vítima, além da fácil disseminação.
O recomendado é conferir a veracidade das informações antes de abrir links ou repassar suas informações pessoais e bancárias.
Kit’s de beleza
São oferecidos kits de produtos de beleza através de um simples clique em um site. Nele, são colhidas informações como: nome completo, CPF e, muitas vezes, endereço residencial.
Vagas de emprego
São enviadas propostas de empregos em que o trabalhador precisa fazer um depósito de um valor determinado para fazer capacitação antes de entrar no emprego, com a promessa de garantia.
Outra modalidade também é cobrado um valor para assegurar uma preferência em uma vaga.
Dicas de prevenção aos golpes financeiros
É preciso desconfiar sempre de ofertas de dinheiro fácil e ficar alerta em alguns sinais indicativos de ações de estelionatários.
- Não aceitar ajuda de estranhos em bancos;
- Não fazer transferência ou depósito para desconhecidos;
- Não fornecer ou confirmar dados pessoais;
- Não guardar o cartão juntamente com a senha;
- Desconfiar de ofertas de dinheiro rápido e fácil.
Criar uma atenção para esses sinais ajuda a escapar de golpes financeiros, principalmente para a terceira idade, que costuma ser o maior alvo para os criminosos.