O aumento das receitas é essencial para o desenvolvimento de qualquer empreendimento. Conhecer ideias de vendas eficientes pode ser uma ótima de maximizar os ganhos da empresa.
Portanto, é fácil perceber que, ao conhecer e explorar boas ideias de vendas, a empresa poderá crescer de forma mais sustentável, contemplando a máximo da demanda do mercado consumidor.
Ideias de vendas nada mais são do que estratégias criativas que podem impactar os resultados de um negócio de diversas formas, como:
- Gerando um aumento de demanda;
- Aumentando a conversão de vendas, ou seja, a eficiência de fechar negócios a partir da procura existente;
- Aproveitando base de clientes.
Esses são apenas alguns dos pontos que podem gerar um aumento nas vendas de um negócio.
5 Ideias de vendas
É interessante conhecer ideias que podem proporcionar alguns desses pontos, de forma que a empresa aumente o volume de vendas e, consequentemente, seu faturamento.
1. Utilizar mídia paga
Um dos grandes pontos positivos de utilizar as redes sociais para anunciar produtos e distribuir conteúdo é que o seu potencial consumidor pode chegar até você de forma mais fácil.
Existem diferentes mídias pagas, e você deve escolher a que faz mais sentido para o seu negócio.
É interessante que você anuncie onde seu público alvo está. Assim, certamente o efeito da mídia paga será maior.
As fontes de tráfego pago mais usadas são:
- Google Adwords;
- Facebook Ads.
2. Investir em marketing de conteúdo
Assim como o investimento em mídia paga, o marketing de conteúdo tem a capacidade de atrair mais consumidores qualificados, além de educá-los ao longo do funil de vendas.
Por outro lado, o marketing de conteúdo pode ser considerado um investimento de médio ou longo prazo, já que os resultados vêm a partir da constância e recorrência de produção de novos conteúdos.
Quando a estratégia de marketing de conteúdo é alinhada a um bom planejamento de SEO (Search Engine Optimization), o resultado no tráfego orgânico às suas páginas online é significativo.
3. Organizar a equipe comercial
As antigas equipes de venda contavam apenas com vendedores que tinham a única função de fechar a maior quantidade de vendas possíveis.
Hoje em dia, com o mercado cada vez mais competitivo, sabemos que elas precisam de eficiência máxima.
Uma forma de aumentar a eficiência da equipe comercial é especializando as funções dos integrantes da equipe.
Contando com pessoas direcionadas para o acompanhamento dos leads ao longo do funil de vendas e outras especializadas no fechamento de vendas, por exemplo, a conversão do seu negócio só tenderá a crescer.
4. Utilizar estratégias como Up-sell, down-sell, cross-sell
Após conseguir conquistar um novo cliente, é interessante fazer que ele gaste o máximo possível com seus produtos ou serviços.
As técnicas de up-sell, down-sell e cross-sell podem ser muito eficazes para aumentar o seu volume de vendas.
Basicamente, a ideia dessas técnicas é oferecer um leque de diferenciação de produtos ou complementariedades que façam o consumidor gastar o máximo que está disposto a pagar.
5. Aumentar retenção e fidelização de clientes
Quem trabalha com vendas sabe como conquistar novos clientes pode ser uma tarefa cara.
Por isso, aproveitar a base de clientes existente é uma ótima forma de vender mais e economizar na aquisição de clientes.
Se você trabalha com produtos ou serviços de recorrência, reter os clientes é mais importante ainda. Assim, o consumidor passará mais tempo consumindo e gastando com seus produtos.
Além disso, se houverem bons programas de fidelização, o consumidor poderá se tornar um “advogado da marca”, trazendo organicamente novos clientes para a sua empresa.
Por fim, é importante destacar o papel das boas ideias de vendas para o aumento das receitas de um negócio e, por consequência, do crescimento de longo prazo da empresa. Mais conteúdos de empreendedorismo? Acompanhe a Carta do Fundador.