4 passos para criar a identidade visual perfeita para o seu negócio

identidade visual

Na hora em que o público entra em contato com sua marca, é necessário que uma identidade visual seja reconhecida, passando a mensagem que é estratégica para o seu negócio.

Portanto, definir a identidade visual não se trata apenas de encontrar um design bonito para representar sua empresa. Mas, na verdade, se trata de encontrar um símbolo que seja facilmente assimilado pelo público, passando a “personalidade” da ação de empreendedorismo.

Importância da identidade visual para o seu negócio

A identidade visual é um conjunto de imagens e símbolos que refletem a ideia por trás de um negócio, empresa ou instituição.

Portanto, a identidade visual da empresa tem por objetivo, através de símbolos e imagens, criar uma associação visual para o público sobre a atividade e especialidade que a empresa executa.

O interessante disso tudo, é que, a partir de uma associação visual, os consumidores conseguem diferenciar as atividades de um negócio em relação a outro, mesmo que vendam produtos ou serviços muito similares.

Por exemplo, sem a identidade visual da Coca-Cola, possivelmente, a marca perderia a força de mercado que tem, dando espaço para concorrentes ao redor do mundo.

Entretanto, assim como para outros setores, a identidade visual transforma a empresa em algo além do que apenas uma empresa que produz refrigerantes.

A prova disso é que a Coca-Cola consegue hoje vender produtos que vão muito além de refrigerantes.

Portanto, a importância da identidade visual pode ser justificada por vários pontos, como:

  • Torna a empresa mais confiável para receber investimentos e atrair mais consumo;
  • Tornar a marca amplamente reconhecida;
  • Gera sentimento de identificação, pertencimento e até mesmo confiança.

4 passos para criar a identidade visual do seu negócio

Para criar a marca da empresa e um reconhecimento visual, é necessário pensar em qual a mensagem simbólica mais essencial a ser passada ao público.

Ao contrário do que muitos acreditam, ao definir o logo da empresa, por exemplo, não necessariamente este será um símbolo eterno, podendo na verdade sofrer alterações, até atingir a forma visual mais eficiente.

Para encontrar a perfeita identidade visual para pequenas e médias empresas, é interessante seguir os seguintes passos:

  1. Pesquise sobre sua audiência e proposta de valor;
  2. Faça o design da logo;
  3. Defina a linguagem do seu negócio;
  4. Monitore sua marca para que a identidade seja mantida.

1. Pesquise sobre sua audiência e proposta de valor

Como dito antes, a marca é a identificação simbólica que será naturalmente associada pelo público.

Por isso, primeiramente, é necessário estudar bem a sua audiência e entender bem o que os consumidores estão buscando ao procurar por uma negócio como o seu.

Além disso, é importante definir bem a proposta de valor do seu negócio, ou seja, o que diferencia a sua empresa do resto do mercado.

Além da audiência e da proposta de valor, para criar identidade visual é necessário estar atento a outros pontos, como:

  • Missão, visão e valores do seu negócio;
  • Personalidade da sua marca;
  • Análise sobre pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio.

2. Faça o design da logo

Após fazer toda essa pesquisa e extrair informações importantes internas e externas, é necessário desenvolver a identidade visual do seu negócio.

A logo não é a identidade visual por si só, entretanto, representa uma parte muito importante dela.

A sua logo vai ser vista sempre que sua marca for procurada, sempre que a empresa apareça nas redes sociais, mande e-mails, entre outras formas de comunicação com o público.

A logo, portanto, deve expressar simbolicamente tudo que foi definido como “a mensagem” do seu negócio.

Além da logo, outros imagens e símbolos, que compõem a identidade visual do negócio, devem ser pensadas e adequadas:

  • Embalagem do produto;
  • Templates;
  • Cor e fonte das letras;
  • Consistência da marca.

3. Defina a linguagem do seu negócio

Agora que você desenvolveu a marca e mensagem simbólica do seu negócio, é necessário começar a integração com o público e comunidade.

Assim como para desenvolver a logo, para entrar definir a linguagem do negócio deve-se levar em consideração o público que será atingido.

A linguagem do seu negócio deve representar a identidade da empresa, sendo essencial ser mantida dentro do próprio ambiente de trabalho.

Essa linguagem definida deve estar presente em qualquer contato com o público, seja em redes sociais ou até mesmo em anúncios.

É extremamente importante que a logo e a linguagem do seu negócio sejam exclusivas. Parecer uma cópia de algum concorrente pode ser muito prejudicial.

4. Monitore sua marca para que a identidade seja mantida

Primeiramente, é necessário sempre manter a consistência da identidade visual do seu negócio.

Contradições relacionadas a identidade visual de um negócio podem ser um tiro no próprio pé.

Além disso, como qualquer fator a ser avaliado dentro do negócio, é necessário a mensuração de métricas que apontem os resultados que a identidade visual definida vem trazendo.

Assim, será possível entender melhor como o público está vendo sua marca, dando respostas necessárias para possíveis mudanças a serem feitas.

Por fim, é necessário destacar que a identidade visual de um negócio é muito mais que somente uma logo, mas na verdade, é a forma que o público vai enxergar a empresa e a sua personalidade. Assine nossa newsletter para receber conteúdos gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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