Também chamado de Novo Marketing, o Inbound Marketing é uma estratégia voltada para a obtenção de clientes por meio da produção de conteúdos.
Dessa forma, o Inbound Marketing faz com que o ciclo comum de vendas seja invertido, ou seja, que o público corra atrás da empresa.
Mas o que é o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing inclui qualquer estratégia de marketing que tenha o interesse de atrair o interesse das pessoas. Assim, fazendo com que elas consumam determinados produtos ou serviços.
Também chamado de Marketing de Atração, ele trabalha a partir de três pilares principais:
- SEO;
- Marketing de conteúdo;
- Uso de Mídias Sociais.
Essa produção de conteúdo em diferentes canais é feita a partir de uma preparação prévia e de forma acessível. Ou seja, deve estar no formato adequado, no momento ideal e no local certo.
Assim, onde o cliente buscar, ele vai achar a empresa.
Como funciona o Inbound Marketing?
O Marketing Inbound tem como prerrogativa a conversão de estranhos em clientes e, posteriormente, desses clientes em promotores da marca.
Ele acontece por meio de diversos canais, como:
- E-books;
- Infográficos;
- Blogs;
- Mídias digitais.
Através desses canais, toda a produção é desenvolvida de forma não interruptiva. Ou seja, ao contrário de anúncios na TV, tradicionais do Outbound, suas campanhas alcançam o cliente a partir de seu próprio interesse.
Tudo isso é feito por meio de 4 etapas do Inbound, que são:
1. Atração
A etapa inicial do Inbound é desenvolvida por meio de posts em blogs, redes sociais e o uso do SEO para a otimização de sites e landing pages.
Essas ações servem para aumentar o tráfego no site da empresa de maneira orgânica, ou seja, sem o uso de anúncios.
Para que a atração seja implementada de maneira eficiente, deve-se fazer um estudo sobre a base de clientes de sua empresa.
Ele tem o objetivo de descobrir o perfil do cliente e quais os seus problemas, interesses e necessidades.
Assim, ajudando a empresa a saber o que ela pode oferecer para sanar essas questões.
2. Conversão
A conversão ocorre quando o indivíduo já entrou em contato com os conteúdos da empresa e acaba criando algum tipo de relação.
Esse relacionamento é baseado na disposição de um contato para a empresa, fazendo-o se tornar um Lead.
Quando o visitante chega nessa fase, ele se mostra um potencial cliente, merecendo cada vez mais a atenção do negócio.
Essa etapa pode ser feita através de formulários, landing pages, call-to-actions, banners e inscrições para recebimento de e-books, por exemplo.
3. Venda
No momento da efetiva venda de um produto ou serviço, chamada de Inbound Sales, ocorre o uso do e-mail marketing, mas de maneira diferenciada.
O que antes representava o envio excessivo de propagandas para uma base aleatória de usuários, agora é feito de maneira segmentada.
Isso significa que agora, com o novo e-mail marketing, as mensagens são enviadas para tipos específicos de cliente e com conteúdos relevantes.
Eles podem ser promocionais, oferecendo um item de forma direta ou newsletter, que serve para manter o cliente atualizado sobre a empresa.
4. Fidelização
Após a venda, não se pode, de maneira alguma, deixar o novo cliente de lado. Na verdade, esse é um momento altamente importante para a empresa, já que irá determinar se haverá a fidelização do consumidor.
Para que isso ocorra, é preciso que haja o monitoramento e coleta de feedbacks. Assim, mostrando que a empresa realmente se importa com seus novos consumidores.
Uma boa maneira de fazer isso é garantir um bom atendimento ao cliente por meio da presença digital e pesquisa de satisfação. Ao interagir, responder e aceitar elogios e críticas, o negócio se mostra amigo do público, aumentando o seu valor.
Qual a diferença do Inbound Marketing para o Outbound Marketing?
Conhecido como o marketing tradicional, o Outbound é uma estratégia baseada na coleta de clientes de forma interruptiva. Por isso, ele tem como característica o uso de anúncios, pop-ups e campanhas para alcançar novos consumidores.
Enquanto o Outbound, por utilizar canais tradicionais, atinge mais pessoas, o Inbound possui um maior filtro de alcance.
Portanto, como o marketing tradicional, a empresa é mais vista, mas também mais ignorada.
Além disso, um ponto bastante importante de diferenciação entre essas duas formas de marketing é o seu conteúdo.
Dessa forma, se o Outbound fala da própria empresa, o Inbound fala das necessidades do cliente e sobre o segmento do negócio.
Como aplicar o Inbound Marketing dentro das empresas?
Para que o Inbound seja implementado da maneira correta, a empresa deve se perguntar:
- O que o seu cliente está buscando;
- Quais as suas dores;
- Quais desses problemas a empresa consegue solucionar.
A partir disso, toda a produção de conteúdo deve ser desenvolvida com uma linguagem adequada ao público e com bastante qualidade.
Além disso, as produções devem ser sobre a indústria, e não sobre a empresa. Assim, alcançando pessoas interessadas em sua área de atuação.
Para que isso ocorra da melhor maneira possível, o uso dos canais corretos é fundamental. Ou seja, a empresa deve estar onde o seu cliente está, conseguindo ser descoberta por ele através de suas produções.
Reaproveitamento de conteúdo
Um comportamento bastante comum no Inbound é o compartilhamento dos conteúdos em multicanais.
Por isso, vale a pena transformar textos em vídeos, podcasts e postagens em redes sociais, por exemplo.
Isso ajuda a manter a mensagem da empresa consistente e dá a oportunidade de alcançar diferentes audiências.
Como promover o conteúdo Inbound?
A promoção de conteúdo no Inbound deve ser feita de maneira bastante planejada e estruturada. Os conteúdos devem ser direcionados para uma parcela segmentada de clientes, que são os que terão interesse na marca.
Por isso, vale a pena pesquisar sobre o que seus clientes em potencial têm buscado na rede.
A partir disso, você conseguirá oferecer exatamente o que ele está procurando, fazendo criar valor pela marca.
Mensurando e analisando
Após a aplicação do Inbound dentro da empresa, é fundamental que haja uma análise dos resultados obtidos com essa estratégia.
Por isso, vale se questionar sobre:
- Quais conteúdos tiveram destaque;
- Quais tipos de interação com os clientes foram mais aceitas;
- Qual o estilo de comunicação que será utilizado.
Através disso, a equipe conseguirá ter novos insights e também reforçar algo que esteja dando bons resultados para a empresa.
Quais os benefícios do Inbound Marketing para as empresas?
Ao usar o Inbound Marketing, as empresas deixam seus clientes mais satisfeitos, bem relacionados e, consequentemente, fidelizados.
O melhor desse processo é que ele é consideravelmente mais barato que os métodos tradicionais de marketing. E além disso, possibilita a análise de resultados, facilitando a tomada de decisões na empresa.
Mesmo sendo uma estratégia de longo prazo, o Inbound Marketing é altamente benéfico para os resultados de um negócio. Por isso, não deixe de lado essa estratégia. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos!