O Indicador TRIX é uma ferramenta comumente usada entre investidores adeptos a análise técnica.
O Indicador Média Móvel Exponencial Tripla, ou Indicador TRIX, é capaz de rastrear tendências no mercado e também atuar como um oscilador.
Portanto, pode ser interessante para o investidor que opera na bolsa de valores conhecer um pouco mais sobre a funcionalidade do TRIX.
O que é o indicador Trix?
O indicador TRIX trata-se de um indicador de análise técnica que funciona tanto como um rastreador de tendência, quanto como um oscilador.
Isso porque o TRIX é capaz de identificar a força de uma tendência, por meio do registro das oscilações de preço dos ativos. Além disso, o TRIX pode determinar mercados em condições de sobrecompra ou sobrevenda.
Como usar o indicador TRIX?
O TRIX possui três tipos de uso, são eles:
- Oscilador;
- Rastreador de tendências;
- Indicador de compra e venda.
TRIX como oscilador
O indicador TRIX oscila em torno de zero, isso significa que quanto mais distante desse valor um ativo estiver, maior a sua situação de sobrecompra ou sobrevenda. Isso é indicado pelos valores positivos e negativos.
O valor positivo sinaliza um ativo em sobrecompra, enquanto um valor negativo indica a situação de sobrevenda.
TRIX como rastreador de tendência
Nesse caso, as oscilações positivas do TRIX significam que a tendência está se fortalecendo, enquanto as oscilações negativas representam o enfraquecimento da tendência.
TRIX como indicador de compra e venda
Também usa-se o TRIX como sinalizador para uma operação de compra e venda de um ativo.
O sinal de compra acontece quando o indicador avança para cima da linha zero, enquanto o de venda ocorre quando o indicador cruza para baixo da linha zero.
Entretanto, vale lembrar que a decisão efetiva de compra ou venda de qualquer ativo parte do investidor.
Ou seja, o indicador pode auxiliar na tomada de decisão como uma ferramenta técnica, mas o investidor pode levar em consideração diversos outros fatores antes de tomar uma ação sobre o ativo.
Além disso, o TRIX opera fundamentalmente como um indicador de análise técnica.
O que é a análise técnica?
A análise técnica, também conhecida como análise gráfica, trata-se de um meio de entender as oscilações na cotação das ações por meio da análise de gráficos e dados. Esse método tem como intuito identificar quais são as tendências das ações no mercado.
Ou seja, considera-se a análise técnica como a observação do comportamento dos preços de uma ação no mercado.
Além disso, esse tipo de estudo é voltado para operações de curto prazo, por isso, a maior parcela de investidores que utilizam esse método são day traders.
O que é Day Trade?
O day trade trata-se de um processo de venda e compra de ações em curtos prazos de tempo. Esse método é direcionado a operações em renda variável, como o investimento em ações, câmbio e fundos imobiliários.
O objetivo de quem opera day trade é lucrar sobre a queda ou alta de uma ação. Esses operadores são denominados Traders, profissionais especializados na modalidade do day trade.
Como o Indicador TRIX funciona?
O indicador TRIX opera por meio das médias móveis, ou seja, ele calcula a média dos preços do ativo nos últimos períodos.
Médias móveis
As médias móveis são as médias em movimento. Isso significa que os dados recolhidos anteriormente são descartados, à medida que dados mais recentes tornam-se disponíveis. Isso causa a mobilidade da média.
Exemplo de como a média móvel simples funciona
Supondo que um investidor esteja analisando uma média móvel simples (MMS) de 4 dias e sua oscilação num período de 3 dias, com os preços diários de fechamento sendo: 7,8,9,10,11,12,13.
Desse modo:
- Primeiro dia da MMS de 4 dias: (7 + 8 + 9 + 10 + 11) / 4 = 11,25
- Segundo dia da MMS de 4 dias: (8 + 9 + 10 + 11 + 12) / 4 = 12,5
- Terceiro dia da MMS de 4 dias: ( 9 + 10 + 11 + 12 + 13) / 4 = 13,75
Com a eliminação de alguns preços no decorrer dos dias, o valor da média móvel se moveu, ou seja, sofreu alteração.
Entretanto, o TRIX utiliza três médias móveis exponenciais, uma sobre a outra. Ao trabalhar com essas três médias, o TRIX pode eliminar as pequenas variações (também conhecidas como ruídos) presentes nos dados.
O TRIX atrela três médias móveis seguinte forma:
- Primeira média móvel: calcula-se essa média a partir do preço;
- Segunda média móvel: calculada a partir da primeira média móvel;
- Terceira média móvel: calculada a partir da segunda média móvel.
Logo, essa sobreposição pode gerar uma curva mais suavizada, isto é, capaz de eliminar qualquer variação brusca no gráfico. Ou seja, o indicador TRIX atua com uma proteção contra o ruído.
Vale a pena utilizar o indicador TRIX?
O indicador TRIX funciona como um indicador auxiliar na análise de investimento. Ou seja, com suas habilidades de oscilador e rastreador de tendências, o TRIX pode indicar ao investidor o melhor momento para realizar uma operação.
No entanto, pode ser interessante para o investidor diversificar o uso de indicadores e não utilizar apenas o TRIX. Além disso, não recomenda-se o uso da análise técnica como único indicador, o ideal seria aliá-lo à análise fundamentalista.
Contudo, vale destacar que cabe ao investidor optar ou não pelo uso do indicador TRIX. O ideal é que essa decisão seja baseada no seu perfil de investidor e nos seus objetivos financeiros a curto, médio e longo prazo.
Como utilizar o indicador TRIX?
O indicador Trix pode ser utilizado como Oscilador, Rastreador de tendências e Indicador de compra e venda.
Qual a função do indicador TRIX?
O TRIX funciona como um indicador que auxilia na análise de investimento. Isso pois ele opera como oscilador e rastreador de tendência.
Quando usar o indicador TRIX?
Usa-se o indicador TRIX em um momento de análise sobre decisões de compra e venda de ações. Isso porque ele é capaz de identificar tendências nos preços dos ativos.