Para entender e analisar a situação financeira de um negócio, indicadores de atividade podem entregar informações relevantes para a gestão administrativa da empresa.
Portanto, para analisar o ciclo operacional de forma precisa, as empresas devem conhecer os indicadores de atividade no empreendedorismo, por exemplo, e aprender a calculá-los.
O que são indicadores de atividade?
Os indicadores de atividade são ferramentas contábeis que servem para mensurar a performance das diversas etapas do ciclo operacional de uma empresa.
Em contabilidade, o ciclo operacional é o período desde a compra de insumos produtivos ou produtos para revenda até o momento do recebimento do pagamento relativo à venda do produto para o consumidor final.
Logo, um indicador de atividade busca demonstrar para a gestão como vem sendo a atuação do negócio em cada uma das etapas desse ciclo.
Cada indicador de atividade foca em uma etapa diferente do ciclo, ou seja, para uma análise eficiente e fundamentada, não é suficiente calcular e analisar apenas um indicador.
Os principais indicadores de atividade que as empresas devem constantemente calcular e analisar, são:
- Prazo Médio de Estocagem (PME);
- Prazo Médio de Recebimento dos Clientes (PMR);
- Prazo Médio de Pagamento aos Fornecedores (PMP).
Como calcular os principais indicadores de atividade?
Após saber quais são os principais indicadores de atividade, é necessário aprender a calcular-os e interpretar os resultados que entregam.
Portanto, conheça melhor cada um deles e aprenda a calcular indicadores de atividade.
Prazo médio de estocagem (PME)
Empresas que trabalham com um grande volume de mercadorias precisam se preocupar com os custos relativos a estocagem dos produtos.
Por isso, conhecer o prazo médio de estocagem é muito importante para o planejamento estratégico das empresas.
Quando maior for o prazo médio de estocagem, mais a empresa deverá pagar pelo estoque dos produtos, e consequente, cobrará mais caro pelos seus produtos para o consumidor final.
Para calcular prazo médio de estocagem é necessário encontrar os valores do estoque médio (EM) e do custo da mercadoria vendida (CMV).
Após isso, basta aplicar a fórmula do prazo médio de estocagem:
- PME = (EM/CMV) X 360
Ao dividir o estoque médio pelo custo da mercadoria vendida e multiplicar o resultado por 360, você obtém o prazo médio de estocagem em dias.
Prazo médio de recebimento dos clientes (PMR)
O prazo médio de recebimento demonstra o tempo que a empresa demora para receber o valor relativo às vendas feitas para os clientes.
Mais uma vez, quanto menor for esse índice, melhor para o negócio, já que a recomposição do caixa será mais rápida.
Para calcular prazo médio de recebimento dos clientes é necessário ter em mãos as duplicatas a receber e a receita total das vendas (RT).
- PMR = (Duplicatas a receber/RT)x360
Esse resultado demonstrará o prazo médio a receber pelas vendas feitas aos clientes em dias.
Prazo Médio de Pagamento aos Fornecedores (PMP)
De forma semelhante ao PMR, temos o prazo médio de pagamento aos fornecedores.
Diferente dos demais, de forma simplificada, quanto maior for esse prazo, melhor para a empresa, já que ela teria mais tempo e conforto para arcar com suas obrigações financeiras.
Para calcular prazo médio de pagamento a gestão precisará do valores a pagar aos fornecedores e os valores gastos com compras anuais.
Assim, a fórmula do prazo médio de pagamento é:
- PMP = (Fornecedores/Compras) X 360
O resultado entregue por esta equação indica quantos dias, em média, seu negócio precisa para pagar os fornecedores.
Munido dessas fórmulas e do entendimento dos indicadores de atividade, será possível analisar o ciclo operacional da empresa e, a partir disso, desenvolver estratégias de otimização dos resultados do negócio. Assine a newsletter e receba conteúdos gratuitos!