Indicadores de atividade: o que são e como calculá-los?

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Para entender e analisar a situação financeira de um negócio, indicadores de atividade podem entregar informações relevantes para a gestão administrativa da empresa.

Portanto, para analisar o ciclo operacional de forma precisa, as empresas devem conhecer os indicadores de atividade no empreendedorismo, por exemplo, e aprender a calculá-los.

O que são indicadores de atividade?

Os indicadores de atividade são ferramentas contábeis que servem para mensurar a performance das diversas etapas do ciclo operacional de uma empresa.

Em contabilidade, o ciclo operacional é o período desde a compra de insumos produtivos ou produtos para revenda até o momento do recebimento do pagamento relativo à venda do produto para o consumidor final.

Logo, um indicador de atividade busca demonstrar para a gestão como vem sendo a atuação do negócio em cada uma das etapas desse ciclo.

Cada indicador de atividade foca em uma etapa diferente do ciclo, ou seja, para uma análise eficiente e fundamentada, não é suficiente calcular e analisar apenas um indicador.

Os principais indicadores de atividade que as empresas devem constantemente calcular e analisar, são:

Como calcular os principais indicadores de atividade?

Após saber quais são os principais indicadores de atividade, é necessário aprender a calcular-os e interpretar os resultados que entregam.

Portanto, conheça melhor cada um deles e aprenda a calcular indicadores de atividade.

Prazo médio de estocagem (PME)

Empresas que trabalham com um grande volume de mercadorias precisam se preocupar com os custos relativos a estocagem dos produtos.

Por isso, conhecer o prazo médio de estocagem é muito importante para o planejamento estratégico das empresas.

Quando maior for o prazo médio de estocagem, mais a empresa deverá pagar pelo estoque dos produtos, e consequente, cobrará mais caro pelos seus produtos para o consumidor final.

Para calcular prazo médio de estocagem é necessário encontrar os valores do estoque médio (EM) e do custo da mercadoria vendida (CMV).

Após isso, basta aplicar a fórmula do prazo médio de estocagem:

  • PME = (EM/CMV) X 360

Ao dividir o estoque médio pelo custo da mercadoria vendida e multiplicar o resultado por 360, você obtém o prazo médio de estocagem em dias.

Prazo médio de recebimento dos clientes (PMR)

O prazo médio de recebimento demonstra o tempo que a empresa demora para receber o valor relativo às vendas feitas para os clientes.

Mais uma vez, quanto menor for esse índice, melhor para o negócio, já que a recomposição do caixa será mais rápida.

Para calcular prazo médio de recebimento dos clientes é necessário ter em mãos as duplicatas a receber e a receita total das vendas (RT).

  • PMR = (Duplicatas a receber/RT)x360

Esse resultado demonstrará o prazo médio a receber pelas vendas feitas aos clientes em dias.

Prazo Médio de Pagamento aos Fornecedores (PMP)

De forma semelhante ao PMR, temos o prazo médio de pagamento aos fornecedores.

Diferente dos demais, de forma simplificada, quanto maior for esse prazo, melhor para a empresa, já que ela teria mais tempo e conforto para arcar com suas obrigações financeiras.

Para calcular prazo médio de pagamento a gestão precisará do valores a pagar aos fornecedores e os valores gastos com compras anuais.

Assim, a fórmula do prazo médio de pagamento é:

  • PMP = (Fornecedores/Compras) X 360

O resultado entregue por esta equação indica quantos dias, em média, seu negócio precisa para pagar os fornecedores.

Munido dessas fórmulas e do entendimento dos indicadores de atividade, será possível analisar o ciclo operacional da empresa e, a partir disso, desenvolver estratégias de otimização dos resultados do negócio. Assine a newsletter e receba conteúdos gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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