Saber interpretar um balanço patrimonial e os dados financeiros que as empresas divulgam é o que um investidor de valor busca no momento em que escolhe suas ações ou decide se deve comprar ou vender.
Portanto, o investidor de valor é a pessoa que busca atuar se baseando em análises fundamentalistas e estratégicas, para conseguir um bom retorno financeiro ao aplicar seu dinheiro em ações.
O que é ser um investidor de valor?
O investidor de valor é aquele que pensa a longo prazo. Ou seja, estabelece um plano de investimentos para que, futuramente, venha colher os frutos das aplicações que realizou no decorrer do tempo.
O termo inglês “Value Investor” que traduzido para o português significa “investidor de valor”, se desenvolveu pelo investidor americano Benjamin Graham. Este, criou estratégias e métricas para quem deseja aumentar seu capital financeiro através da valorização e compra de papéis de empresas que estão abaixo do custo na Bolsa de Valores.
Pois, ao aplicar dinheiro em ações que estão desvalorizadas, o investidor poderá conseguir um maior retorno financeiro com a valorização posterior da empresa.
Como se tornar um investidor de valor?
Para investidores iniciantes especialistas recomendam começar a aplicar em ações de risco baixo, com é o caso de ETFs e de fundos imobiliários e títulos de renda fixa. Pois, como ainda estão se familiarizando com o ritmo de compra e venda de ativos financeiros, pode ser arriscado iniciar investindo em aplicações que exigem mais conhecimento sobre o mercado.
Já no caso do investidor de valor que conhece bem o mercado e sabe atuar sem agir por impulso, passa a visualizar melhor os riscos e benefícios de operar seus investimentos em determinadas empresas.
Quem investe em ações da Bolsa de Valores deve estar ciente que a renda variável apresenta, como diz o nome, variações, por isso, o retorno de capital não é previsto. O investidor pode obter no momento de resgate um valor financeiro positivo ou até mesmo, prejuízo e perda de capital.
Neste caso, lucro e prejuízo dependem de como setor econômico estará no momento da compra e venda desses ativos, bem como, a situação financeira do país e da empresa em que o valor está investido.
Estratégias utilizadas por um investidor de valor
- Venda a descoberto: está estratégia consiste na venda de um ativo que não se possui. Assim, o investidor espera que seu preço caia para então conseguir comprá-lo de volta. Então, é possível obter lucro, pois realizou-se a venda do ativo na alta e recomprou-se na baixa. No entanto, essa é uma operação arriscada.
- Análise Fundamentalista: como o investidor de valor prefere aplicar seu dinheiro em ações de médio e longo prazo em empresas. Ele precisa fazer a análise fundamentalista, pois é ela quem dirá como a situação financeira e mercadológica de uma empresa se encontra, especialmente diante do setor econômico dela. Além disso, é possível observar as expectativas e projeções para o futuro.
- Margem de garantia: é uma possibilidade que a Bolsa de Valores oferece, mas poucas pessoas têm conhecimento. Realiza-se através de um depósito junto à corretora que vai garantir determinados investimentos. Assim, possibilita ao investidor aproveitar da melhor forma possível as oportunidades de investimentos disponíveis.
Quais as diretrizes dos investidores de valor?
Quando decide-se realizar investimentos, os investidores de valor buscam estabelecer maneiras que funcionem para eles, entretanto, para isso é importante envolver a análise de elementos como relação preço-lucro, preço/lucro crescimento, dívida-patrimônio líquido e preço-livro.
Relação Preço-Lucro
Essa relação associa-se à razão no qual se mede o valor das ações de uma companhia relacionado ao seu lucro por ação. Por isso, caso o preço das ações de uma organização seja de R$25 e seu lucro por ação for de R$5, a relação entre o preço-lucro seria de 5.
Portanto, geralmente, os investidores de valor buscam por empresas com índices de preço-lucro nos 10% mais baixos referentes ao setor.
Relação Preço/Lucro Crescimento
Possui a função de medir a relação do preço-lucro de uma ação comparando com a taxa de crescimento dos ganhos referentes a um período específico.
Relação Dívida-Patrimônio Líquido
Encontra-se a relação dívida-patrimônio líquido de uma companhia dividindo o passivo total pelo patrimônio líquido.
Relação Preço-livro
Encontra-se a relação preço-livro realizando a divisão do preço das ações de uma companhia pelo valor contábil de sua ação. Ressaltando que uma proporção menor que um é o ideal.
Portanto, através dessas diretrizes os investidores de valor buscam um alto crescimento dos ganhos no decorrer de um período prolongado.
Como ganhar dinheiro como investidor de valor?
De início, é válido ressaltar que quando o investidor em valor descobre que algumas companhias podem estar, brevemente, mal avaliadas. Os investidores de valor surgem aproveitando a situação.
Ou seja, devido a distorção do mercado, referente ao curto prazo, define-se o preço das ações como oportunidades expressivas para os value investors.
Visto que, se ao analisar os fundamentos da companhia como lucratividade, receita, dividendos e balanço patrimonial, e eles apresentarem resultados sólidos, entretanto, o preço da ação no mercado mostra-se abaixo de seu valor, o investidor em valor irá comprar a ação e esperar até que a distorção e mercado seja normalizada e o preço corrigido.
Dessa forma, se a companhia vale bem mais do que o preço no qual negociam-se, existe a tendência do valor da ação ser elevado no decorrer do tempo, fazendo o investidor de valor ganhar dinheiro com a operação.
Vantagens e desvantagens de investir em ações
Como qualquer outra área, trabalhar com ações exige do investidor foco, determinação e amplo conhecimento do setor no qual atua.
No entanto, o nicho do investimento em ações se torna mais complexo, pois diariamente o investidor precisa lidar com a instabilidade do mercado. Obter lucro ou ter prejuízo sempre serão incertezas.
Desvantagens de investir em ações:
- Incerteza de obter retorno financeiro;
- Maior risco nas operações;
- Instabilidade do mercado devido às incertezas políticas e econômicas;
- Possibilidade de prejuízo total.
Vantagens de investir em ações:
- Possibilidade de iniciar investimentos com pequenas quantias;
- Poder obter alta margem de lucros com um ativo financeiro;
- Montar uma carteira diversificada.
- Ganhar através da renda variável.
Portanto, pode-se dizer que um investidor de valor é aquele que tem maior consciência das possibilidades que uma aplicação pode ter. Não visar apenas o lucro rápido, mas uma forma de rentabilidade duradoura, enxergando os prós e contras de um investimento.
Quais as estratégias utilizadas pelos investidores de valor?
Os investidores de valor utilizam a venda a descoberto, margem de garantia e a análise fundamentalista como estratégias.
O que é um investidor de valor?
O investidor de valor busca atuar no mercado baseando-se em análises fundamentalistas e buscando alcançar um retorno financeiro expressivo ao realizar aplicações financeiras em ações.
Quem desenvolveu o termo “investidor de valor”?
O termo investidor de valor foi desenvolvido por Benjamin Graham.