Os jovens empreendedores são responsáveis por trazer ideias inovadoras para o mercado.
No entanto, muitas vezes acaba sendo difícil para esses jovens empreendedores enfrentar a competitividade existente nesse meio.
Qual a importância dos novos empreendedores?
Os jovens empreendedores representam uma renovação para o mercado. Isso porque eles conseguem oferecer soluções para problemas que eles mesmos enfrentam.
Entretanto, não se pode dispensar os conselhos e exemplos de outras personalidades de sucesso.
Por isso, a partir de suas trajetórias, pode-se extrair diversas dicas para empreendedores iniciantes.
1. Analise o mercado
Existem diversos jovens com habilidades empreendedoras, como:
- Criatividade;
- Competitividade;
- Liderança;
- Coragem.
No entanto, muitos deles acabam não sabendo o que fazer para começar um negócio.
Por conta disso, a pesquisa de mercado pode ser uma ótima alternativa. Com a análise das tendências atuais e interesses do público, talvez você encontre algo que se assemelhe às suas habilidades.
Assim, fica mais fácil construir um negócio com mais segurança, evitando erros comuns e obtendo um bom retorno financeiro.
2. Faça um planejamento estratégico
O business plan é uma parte praticamente obrigatória do empreendedorismo, que só pode ser feita após a análise de mercado.
Esse planejamento estratégico precisa definir todas as informações e objetivos da empresa, como:
- Público-alvo;
- Proposta de valor;
- Cultura, valores e hábitos;
- Logística;
- Diferencial competitivo.
Com um plano bem estruturado, a vantagem sobre outros negócios semelhantes é significativa.
3. Organize seu tempo
O tempo é o bem mais importante para qualquer pessoa. No entanto, ele é mal utilizado pela grande maioria dos indivíduos.
Os jovens, por sua vez, apesar de terem menos obrigações, possuem vários afazeres, como cursos, faculdade e trabalho.
Além disso, possuem interesses bastante variados, que acabam os afastando de seus reais objetivos.
Por isso, torna-se ainda mais importante para um jovem empreendedor a boa administração do seu tempo.
Faça uma divisão de tarefas para o seu dia, encaixando as obrigações fixas, como a faculdade, e encontrando espaços vazios.
É nesse período que você deve se dedicar à preparação ou gestão de seu projeto. Portanto, afaste-se das redes sociais e de amigos distratores e comece a focar no objetivo que seja mais importante para você.
4. Busque pelo networking
Um bom relacionamento com pessoas de sucesso é altamente benéfico para a vida profissional e pessoal de um empreendedor.
Por isso, procure aumentar seu número de contatos, com profissões e atuações variadas. Além de ajudar na construção de uma melhor consciência social, o networking pode favorecer futuras parcerias.
5. Escolha um time dedicado
Para ajudar no começo de um negócio, muitas vezes é preciso pedir ajuda de conhecidos. Entretanto, um projeto só vai para frente se todas as pessoas relacionadas a ele acreditarem em seu potencial
Quando se acredita no que está fazendo, existe uma maior produtividade, motivação e dedicação.
Por isso, evite pessoas negativas que encontrem mais dificuldades do que soluções e valorize quem acredita no seu negócio.
6. Faça uma boa divisão de tarefas
Estabelecer uma boa divisão de atividades é fundamental para o andamento de um projeto. Caso haja uma equipe, mesmo que reduzida, direcione atividades que conversem com as habilidades de cada um. Assim, eles conseguirão ser altamente eficazes e eficientes, contribuindo para o seu crescimento.
Entretanto, quando ainda não existe o apoio, o melhor a fazer é se planejar e, quem sabe, investir na terceirização de algumas atividades.
Temos como exemplo os negócios C2C, com sites que fazem toda a parte da logística na venda de produtos.
7. Fuja do óbvio
O mercado é bastante competitivo. Isso porque existem empresas mais antigas oferecendo serviços e produtos de alta qualidade.
Por isso, a vantagem dos jovens empreendedores está na inovação.
Ao observar modelos ultrapassados de negócio ou comportamento, é possível encontrar oportunidades nunca antes percebidas.
Por isso, tenha como premissa uma característica firme e diferente, o que dará destaque ao seu negócio dentro da sua área de atuação.
8. Pense GRANDE!
Após analisar o mercado, fazer um bom planejamento e escolher o melhor time, defina metas audaciosas!
O empreendedor deve ser a pessoa que mais acredita no negócio, conseguindo assim motivar o resto da equipe.
Esse comportamento irá alavancar a qualidade do serviço ou produto oferecido, captando assim a atenção de novos clientes.
9. DICA BÔNUS: considere um nicho de mercado
Um nicho de mercado é uma parcela de consumidores mal atendida pelas empresas tradicionais. Dessa forma, focar na resolução de seus problemas é quase uma garantia de alta demanda.
Além disso, iniciar em um nicho de mercado representa:
- Enfrentar uma menor concorrência;
- Necessitar de menos investimento inicial;
- Uma alta concentração de recursos.
Isso porque você pode focar sua atenção na criação do melhor produto ou serviço possível.
Portanto, se você deseja ser mais um entre os vários jovens empreendedores no Brasil, a dica mais importante é começar. Para mais conteúdos acompanhe a nossa carta do fundador, com insights valiosos todos os dias!