Na hora de realizar uma compra muitos fatores são levados em conta, o primeiro deles pode ser o preço como fator comparativo e a sua qualidade. Além disso, outro fator potencial é o valor pelo tempo de entrega que é influenciado pelo lead time.
O lead time funciona por meio da cronometragem entre o tempo de pedido do cliente, tempo de produção prévio e tempo de entrega do produto ou serviço para o consumidor. É um forte fator decisivo em produtos de e-commerce e pode ser uma vantagem competitiva no empreendedorismo.
Então, o lead time é o tempo necessário para finalizar um ciclo de compra e produção. No caso, ele considera o tempo necessário para criar ou realizar um produto ou serviço e se estende até a trajetória de entrega.
O que é o lead time?
O lead time é proveniente de – lead (do inglês: conduzir) e time (o tempo).
Portanto, o conceito de lead time leva em consideração a gestão de compras e o ciclo de produção para calcular qual foi o desempenho cronológico entre o pedido do cliente e a sua entrega.
Esse tipo de abordagem é muito comum em negócios e-commerce, com vendas online e também em processos que executam o lean manufacturing, uma metodologia que pretende prevenir desperdícios por meio de pedidos on demand (sob demanda) e ausência de estoques.
Sob essa perspectiva, portanto, para definir o lead time é preciso:
Identificar o tempo gasto no supply chain
Conhecido como cadeia de logística ou suprimentos, é o processo logístico que incide sobre um produto, da matéria-prima (produção) até a entrega para o consumidor, isso, influencia na decisão do cliente.
Saber sobre o período de compras
É necessário considerar o tempo de compra para o cliente (tempo no qual ele receberá o pedido e como isso impactará a sua experiência).
Se preparar para a sazonalidade
Conhecer quais são os períodos de compra auxilia no momento de traçar estratégias para lidar com a sazonalidade e fluxos intensos. Por exemplo, no São João, produtos derivados do milho tendem a ter maior demanda.
Controle dos estoques
Estoques em excesso refletem em ter que lidar com segurança, estocagem e riscos, o que pode prejudicar em relação ao prejuízo. Nesse caso, para manter um bom lead time, é necessário gerir bem os estoques e cortar desperdícios.
Buscar rotas alternativas
É crucial que a fretagem e entrega seja otimizada ao máximo, para não somente evitar desperdícios, mas entregar em tempo hábil é considerado uma vantagem comercial.
Bons relacionamentos comerciais
Ter uma parceria ou fornecedores que estão comprometidos com as entregas e apresentam eficiência, pode impactar positivamente na redução do tempo de espera e otimizar o lead time.
É evidente, portanto, que para analisar o lead time, requer uma sofisticação logística e a diferenciação entre o lead time da empresa e o lead time do cliente.
Para a empresa, esse tempo começa a contar desde a primeira aquisição de matéria prima para subsidiar a criação do produto ou serviço.
Já para o cliente, esse tempo começa a partir do momento em que foi realizado o pedido, portanto, percepções diferentes e que podem ser levadas em conta para não só questionar partes do processo, mas também, melhorá-las.
Quais são as vantagens do lead time excelente?
O lead time de compras apresenta uma questão fundamental, qual será o tempo hábil que determina empresa prestará o serviço para o cliente solicitante. Esse, de fato, é uma das vertentes que prejudicam a experiência final do consumidor.
Por exemplo, se uma empresa marca para realizar uma limpeza de carro, mas atrasa 5h do horário combinado, primeiramente, o consumidor ficará desapontado com a empresa e possivelmente, não recomendará e nem fará contato novamente.
Portanto, medir o lead time é uma forma de analisar os processos que a empresa executa: identificar quais são desnecessários, quais precisam melhorar e quais funcionam efetivamente.
Por conseguinte, entre outras vantagens do lead time mensurado, estão:
- Encontrar lacunas (para consertá-las) e oportunidades na cadeia de logística. Nesse caso, é possível aperfeiçoar aquelas que já funcionam e tentar suprir as lacunas;
- Reduzir custos nos processos de construção, produção, transporte, estocagem e entrega;
- Garantir uma maior satisfação do cliente;
- Tornar-se pioneira no mercado devido à diferenciação e padrão.
Por fim, o lead time é uma prática voltada para a medição dos processos de entrega, pedido e produção de um produto ou serviço. Além disso, é uma metodologia baseada na melhoria contínua, com melhores condições de entrega e experiências positivas para o cliente.