As Letras do Tesouro Nacional são títulos de investimento que estão conquistando investidores que buscam investir em renda fixa e alcançar rendimentos mais altos que a poupança.
Caso o investidor possua um perfil mais conservador, as Letras do Tesouro Nacional podem ser a opção recorrentemente considerado para iniciantes no mercado e que se interessam por investimentos com um baixo índice de risco.
Letras do Tesouro Nacional (LTN): o que são?
Embora a LTN seja uma sigla modificada em 2015 para Tesouro Prefixado, assim como outras letras de títulos públicos, muitos indivíduos ainda a conhecem pela nomenclatura.
As Letras do Tesouro Nacional são títulos de investimentos que possuem uma rentabilidade definida. Ou seja, no momento em que é realizada a compra, sua margem de lucro é tida por uma taxa fixa.
Então, como se trata de título prefixado, o investidor que realizar aplicações saberá o valor exato que receberá até a data de vencimento acordada na hora da aquisição deste papel.
Mas para que isso aconteça é necessário que o investidor mantenha o título aplicado até a data do vencimento. Assim, quem aplica em Letras do Tesouro Nacional receberá o valor em uma única parcela que vai variar de acordo com o prazo da aplicação e a quantia investida.
Esse tipo de investimento é bastante indicado para pessoas que acreditam que as taxas de juros pré-fixadas serão maiores que a SELIC, que é a taxa básica de juros utilizada no Brasil. Além disso, é através dela que muitos bancos e investidores se baseiam para definir suas taxas de juros.
A taxa de inflação (IGP-M ou IPCA) também pode ser utilizada como referência.
Assim, investimentos em títulos do tesouro podem ser mais rentáveis que poupança, tendo a mesma facilidade para operar.
O que é o Tesouro Direto?
O Tesouro Direto é um programa que foi implementado pelo governo brasileiro em 2002 através de parceria coma Bolsa de Valores Brasileira (B3) para fazer com que pessoas físicas tivessem a oportunidade de investir em títulos públicos federais através da internet.
No entanto, como o governo precisa de recursos, a emissão dessas letras foi uma opção de transformar títulos em captação de recursos.
Sendo assim, na prática os títulos públicos são papéis referentes a dívidas que o governo federal realiza a emissão para buscar financiamento para atividades. Por isso, quando o investidor realiza a aquisição desses papéis, está emprestando capital ao governo em troca de um retorno futuro.
Portanto, a intenção de quem empresta dinheiro ao governo federal é receber o capital original somado aos juros.
Ou seja, financiam-se os projetos do governo com o dinheiro desses papéis, devolvendo aos investidores com uma taxa de juros.
Além disso, esse tipo de operação se destaca por possuir diversas modalidades de aplicações que podem ser feitas a curto, médio e longo prazo.
- LTN;
- LFT;
- NTNB.
Estas, são siglas que identificam um tipo de Tesouro Direto. Cada uma delas têm suas características específicas.
Tipos de Letras do Tesouro Nacional
Recomenda-se que o investidor conheça o que cada sigla significa para definir o título que supre suas necessidades, levando em consideração o retorno que deseja obter.
Tesouro prefixado (LTN)
É um papel do Tesouro Direto que tem sua lucratividade totalmente fixada. Por isso, chama-se de tesouro prefixado.
Com esse tipo de investimento em renda fixa, não importa a oscilação do mercado financeiro, pois o investidor sempre receberá uma taxa que não irá mudar desde o início da aplicação até sua data de vencimento.
Assim, indica-se investir neste papel quando a economia está controlada. Além disso, quem deseja obter rendimentos a médio prazo pode rever considerar essa opção.
Tesouro Selic (LFT)
Este é o tipo de investimento para quem deseja deixar a poupança para trás, pois ele é bem mais rentável devido à taxa de inflação que é mais baixa que a taxa Selic.
A liquidez diária é a maior característica do investimento em LFT. Nesta modalidade o investidor pode resgatar seu dinheiro a qualquer momento sem perder capital.
NTNB – Tesouro IPCA com juros semestrais
Indica-se este título para pessoas que investem pensando a longo prazo. Seu rendimento está atrelado à taxa IPCA combinado com uma taxa fixa. Assim, pode assegurar uma compra com taxas de juros prefixadas por muito tempo.
Assim, é aconselhável se realize o resgate dentro da data de vencimento.
Tesouro IPCA + NTNB Princ
Enquanto o NTNB com juros semestrais paga uma parcela a cada 6 meses, o NTNB Princ guarda toda a margem de lucro para se resgatar na data de vencimento do título.
Qual a tributação para aplicações em Letras do Tesouro Nacional?
Quando se investe em Letras do Tesouro Nacional, uma taxa administrativa deverá ser paga a corretora pelo serviço prestado. Porém, o Imposto de Renda (IR) também será cobrado, mais isso ocorre apenas no momento da venda de um título, cobrando em cima do valor que a aplicação irá render.
Porcentagens do IR sobre o lucro de um título:
- Investimento de 181 até 360 dias: taxa de 20%;
- Acima de 720 dias: taxa de 15%;
- Investimento até 180 dias: taxa de 22,5%;
- De 361 até 720 dias: taxa de 17,5%
A taxa cobrada por corretoras pode variar. Algumas optam por não realizar cobrança na aplicação de Tesouro Direto. Então, é importante pesquisar a instituição que oferece as melhores condições para investir.
Como comprar Letras do Tesouro Nacional?
Para comprar Letras do Tesouro Nacional basta ter um CPF válido, acesso à internet e o valor mínimo de R$ 30,00.
Então, através do próprio site do Tesouro Direto o investidor poderá realizar a compra do papel. Neste caso o próprio investidor fará o gerenciamento de seus investimentos.
No entanto, realiza-se essa compra de títulos através das corretoras de valores ou bancos comerciais. Neste caso será necessário a realização de um cadastro junto a instituição. Porém, vale ressaltar que muitas possuem taxas administrativas.
Além disso, é possível fazer a compra de um título através de fundos de investimentos ou previdência privada. Realiza-se a compra por meio de cotas de fundos que tem como objetivo aplicar parte em títulos públicos federais.
Como observa-se, as Letras do Tesouro Nacional são opções de aplicação simples, sendo estes de renda fixa e com baixo riscos de perda e alta garantia de retorno financeiro.
O que é o tesouro direto?
É um programa que permite que pessoas físicas tenham a possibilidade de investir em títulos públicos no meio digital.
Quais os tipos de Letras do Tesouro Nacional?
Tesouro prefixado, tesouro selic, NTNB- Tesouro IPCA com Juros Semestrais e o Tesouro IPCA + NTNB Princ.
O que são as Letras do Tesouro Nacional?
As Letras do Tesouro Nacional estão associadas aos títulos de investimentos exibem uma rentabilidade pré-definida.
2 respostas
Bom dia,
Recebi uma oferta de compra de uma LTN, com valor estampado de C$1.200.000.000,00, emitida no ano de 1972, com o nº 113828.
Não conheço o assunto e, portanto, não tenho a menor ideia do seu valor atual, de forma a efetuar uma proposta de compra.
Necessito de maiores informações, inclusive quanto a sua validade/legalidade.
Antonio, LTN são letras do tesouro nacional. O mais seguro para pessoas físicas que querem evitar qualquer tipo de problema é investir nos títulos disponíveis no Programa Tesouro Direto. Quanto à essa LTN mencionada, não dispomos das informações. Por isso, sugerimos verificar junto à instituição ofertante.