A liquidez financeira é um fator determinante na hora, por exemplo, de montar uma carteira de investimentos.
Por isso, entender o conceito de liquidez financeira, saber a sua importância para a administração dos ativos e do seu patrimônio, também é muito importante para a educação financeira.
O que é liquidez financeira?
Liquidez financeira é a capacidade de converter um ativo, seja alguma aplicação financeira ou bem, em dinheiro real.
Quanto mais fácil for de transformar tal ativo em dinheiro, dizemos que mais líquido esse ativo é.
Assim, quanto mais difícil for transformar outro ativo em dinheiro real, se diz que ele é menos líquido.
Pensar na liquidez financeira é muito importante. Em casos de emergência, se todo o dinheiro do investidor estiver aplicado em ativos com baixa liquidez, por exemplo, existirá uma dificuldade de ter o dinheiro que se precisa no momento.
Por isso, para quem investe ou quer começar a investir para uma reserva de emergência, por exemplo, pensar na liquidez dos investimentos é fundamental.
Além disso, ressalta-se que existem investimentos de alta e baixa liquidez. Diante disso, é importante analisar ambos ativos.
Alta liquidez
Os ativos que possuem alta liquidez são os que conseguem se transformar em capital de forma rápida.
Diante disso, tem-se como principais exemplos a poupança, títulos públicos do tesouro direto, ações de empresas consolidadas e que possuem um grande volume de negociação e fundos de investimento.
Baixa liquidez
Os ativos de baixa liquidez são os que necessitam esperar para conseguir transformar o investimento em dinheiro.
Dentre o principal exemplo de baixa liquidez estão os imóveis. Visto que, para transformar um imóvel em dinheiro é necessário anunciar uma venda, encontrar alguém para comprar e, assim,negociar a venda.
Além do mais, outros investimentos de baixa liquidez são aqueles que possuem um prazo mais longo para o resgate, podendo ser de D+180, por exemplo.
Qual a importância da liquidez financeira?
Buscar compreender o funcionamento e importância da liquidez financeira permite que os investimentos sejam diversificados e não exista um alto grau de risco de ficar sem capital.
Dessa maneira, caso o investidor não possua investimentos que integrem o quesito de alta liquidez, é possível existir o risco de passar por uma adversidade.
Dado que, estando descapitalizado, não é possível resolver a dificuldade.
Diante disso, é válido observar a importância da liquidez financeira, lembrando que não se recomenda colocar todo o patrimônio em apenas um tipo de investimento.
Quais os tipos de liquidez nos investimentos?
Como já mencionado, existem investimentos com maiores e menores facilidades referentes ao resgate. Dessa forma, é importante verificar os tipos de liquidez financeira:
- Liquidez imediata ou D+0: resgata-se o ativo durante qualquer período e o dinheiro pode ser sacado assim que solicitado pelo investidor.
- Diária ou D+1: nesse caso, o valor investido irá retornar ao investidor no primeiro dia posterior a solicitação.
- Liquidez no vencimento: os ativos aplicados só podem ser resgatados quando for alcançada a data de vencimento do ativo.
- Liquidez nula: nesse caso não existe prazo determinado para que o capital investido retorne para o investidor.
Qual a diferença entre rentabilidade e liquidez?
A rentabilidade e liquidez apesar de caminharem de forma conjunta , possuem conceitos distintos.
Assim, a rentabilidade das aplicações financeiras está atrelada ao quantitativo no qual é possível verificar quanto o investidor irá obter de retorno.
Já a liquidez, relaciona-se ao resgate do ativo financeiro.
O que é a liquidez dos investimentos?
Na hora de investir financeiramente seus recursos, existem diversos fatores que deve-se analisar e priorizar.
A rentabilidade, que é o grau de sucesso da empresa em relação ao capital investido nela, junto da liquidez são alguns dos pontos essenciais para definir seus investimentos.
Portanto, para que se possa ter sucesso com as aplicações financeiras, é necessário entender como a liquidez age sobre os diversos tipos de investimento.
- Poupança;
- CDB;
- Títulos do tesouro;
- Ações;
- Fundos imobiliários;
- Imóveis.
Poupança
A poupança, apesar da baixíssima rentabilidade se comparada com as outras aplicações possíveis, apresenta uma alta liquidez.
Assim, basta solicitar o resgate na poupança que o dinheiro quase que instantaneamente cairá na sua conta.
Entretanto, cuidado com o dia de rendimento. Retira-se o dinheiro após esse dia, para que você não perca a rentabilidade de um período.
CDB
Os certificados de depósito bancários são títulos de renda fixa emitido por bancos, e podem ser considerados uma boa opção para reservas financeiras.
Existem várias opções de CDB com liquidez diária com aplicações mínimas mais baratas que outros investimentos da categoria, como títulos do tesouro.
Normalmente, o CDB rende por volta de 100% do CDI. Entretanto, para rentabilidades maiores, o investidor pode ter que abrir mão da liquidez diária, devendo manter os papéis em mãos até o vencimento do prazo do título.
Títulos do tesouro
São investimentos com alto grau de liquidez e recomendados para formar uma reserva de emergência, por exemplo.
Existem 3 tipos de títulos públicos do tesouro:
- Pós fixado;
- Pré-fixados;
- Os que acompanham a inflação.
É necessário ter atenção com esses investimentos. Caso, a venda seja feita antes do prazo determinado, por exemplo, a rentabilidade será marcada pelo mercado de acordo com as perspectivas relacionadas a taxa de juros.
Ações
Diferente dos demais, esse é um investimento de renda variável. A liquidez no mercado de ações pode variar muito.
Dessa forma, empresas grandes, como a vale e a Petrobrás, por exemplo, são diariamente negociadas na bolsa, tornando esses ativos líquidos.
Por outro lado, empresas menores, como as Small Caps, por exemplo, podem ter baixa liquidez. Ou seja, em um momento que você desejar vender esse ativo, pode ter que negociar abaixo do preço esperado para conseguir resgatar o dinheiro.
Além disso, existem as ações fracionárias, que compram-se fora de um lote. Essas, também, apresentam menor liquidez, já que os investidores negociam com mais frequência lotes completos.
Imóveis
Ativos imobilizados, como casas e apartamentos, apresentam baixíssima liquidez.
Imagine que surgiu uma necessidade de dinheiro e, para isso, um venderá o imóvel. Contando a partir deste momento até alguém o comprar e o dinheiro cair na sua conta, percorre-se um prazo muito longo.
Assim, esse processo pode demorar meses e até mais que um ano.
Imóveis normalmente são vistos como bens que garantem uma segurança financeira. Entretanto, existem alguns investimentos que apresentam rentabilidade e liquidez maiores, e podem ser melhores para dar segurança as finanças.
Portanto, é importante conhecer a fundo os diversos tipos de investimento, e ,a partir das necessidades que surgem, escolher os ativos baseando-se na sua liquidez financeira, rentabilidade, entre outros fatores essenciais.
O que é liquidez financeira?
A liquidez financeira consegue converter um ativo em dinheiro real.
Quais os tipos de liquidez?
Liquidez imediata, diária, no vencimento e liquidez nula.
Quais os investimentos de alta liquidez?
Poupança, títulos públicos do tesouro direto, ações e fundos de investimento