Os livros são grandes aliados para agregar conhecimento e fazer pessoas descobrirem novas possibilidades e pontos de vista. Os livros de empreendedorismo servem de alavanca para quem deseja empreender e encontrar formas inteligentes de desenvolver o negócio.
Mas não apenas os livros de empreendedorismo, outras temáticas também podem agregar na ampliação de percepção sobre a forma de um projeto. Pensar fora da caixa está em todos os aspectos da vida, a criatividade é um dos pontos principais para fazer algo diferenciado.
Por isso, alguns livros de empreendedorismo, negócios digitais, autoconhecimento e afins, são paradas obrigatórias para quem deseja se tornar dono do próprio empreendimento. Além de inspiradores, alguns livros sugerem fórmulas para alcançar o sucesso consistente.
Não gosto de ler: o que faço?
Algumas pessoas não gostam de ler e muita das vezes essa crença acontece devido às tentativas de leitura terem sido frustrantes. Por exemplo, ler um livro ‘chato’. Mas o que pouca gente reflete é que ler é uma questão de hábito.
Ou seja, para desenvolver o gosto pela leitura, para algumas pessoas, pode ser preciso se esforçar ao máximo para conseguir aquele conteúdo. A boa notícia é que com o passar dos dias, a atividade fica cada vez mais fácil e prazerosa.
Por isso, para quem ainda não está habituado a ler, é essencial começar com livros de linguagem mais acessíveis e que conversem com os interesses pessoais.
Se uma pessoa se interessa por histórias de romance – em filmes, por exemplo – é provável que goste de ler livros sobre o mesmo tema. É uma simples forma de começar a construir o hábito.
Foco, força de vontade e consistência são palavras essenciais para conseguir desenvolver um novo costume. A leitura precisa ser uma prática prazerosa e que agrega valores para quem executa.
5 livros sobre empreendedorismo
Diversas pessoas buscam livros sobre empreender e se apegam a ideia de que apenas os melhores livros de empreendedores trarão insights sobre como desenvolver uma postura empreendedora e construir um negócio triunfante.
Mas a constante mudança social, exige que a diversidade também esteja na leitura. Por exemplo, antigamente os empreendedores não falavam em negócios online. Hoje, a realidade já é um pouco diferente.
Por isso, é preciso estar atento aos sucessos passados, mas também aos sucessos atuais, para assim construir o seu próprio sucesso em um futuro próximo.
1. A sorte segue a coragem!, Mario Sergio Cortella
Assim como fala o subtítulo na capa, o livro traz reflexões sobre oportunidades, competências e tempos de vida. O autor estimula no leitor o questionamento sobre o medo de se desenvolver e assumir riscos.
A sorte segue a coragem!, é uma sugestão de leitura para empreendedores, principalmente para aqueles que têm medo de sair da zona de conforto e explorar todo o potencial. Muita das vezes, o insucesso se dá pela falta de tentativa ou a não execução da plena capacidade.
2. Mostre seu trabalho, Austin Kleon
O artista e escritor Austin Kleon, ensina ao leitor formas de compartilhar e desenvolver a criatividade, principalmente na era digital. No livro, Austin fala que todos as pessoas precisam desenvolver atitudes para mostrar o seu trabalho nas redes sociais adequadas.
Ou seja, descobrir onde “a sua galera” está e elaborar formas de se tornar uma pessoa conhecida no meio. Isto é, planejar, executar e se tornar um modelo. Não se contentar com o “pouco fazer” ou o “pouco ser”.
3. Roube como um artista, Austin Kleon
Muitas pessoas de negócios tendem a se afastar da criatividade por acharem que determinada está sendo feita “desde que o mundo é mundo”, e assim deve continuar. Esse pensamento quadrado só tira o potencial de desenvolver algo grande e inovador.
No livro ‘Roube como um artista’, o autor expõe que tudo o que está sendo feito é uma “cópia melhorada do que já existe”. Ou seja, um dos fatores que determinam uma habilidade de criar, é ter percepção de encontrar problemas e oferecer soluções.
4. A estratégia do oceano azul, W. Cha Kim e Renée Mauborgne
No livro, são apresentados dois tipos de oceano, o oceano vermelho e o oceano azul. O oceano vermelho, seria um mercado altamente competitivo. Já o oceano azul, é um mercado inexplorado e possui menos concorrentes.
Por exemplo, muitas pessoas anônimas se tornaram digitais influencers por terem chegado antes as redes sociais quando quase ninguém produzia conteúdo. Basicamente, os autores trazem outra percepção sobre a concorrência. Isto é, encontrar formas de se desenvolver criativamente e não de maneira combativa.
5. Negócios digitais, Alan Pakes
O livro traz um time de 17 empreendedores que compartilham experiências bem sucedidas nos negócios digitais. Ensinando com casos reais como montar um negócio on-line desde o primeiro momento.
‘Negócios digitais’ é uma leitura indicada, principalmente, para os empreendedores que querem se desenvolver no ambiente digital. Seja de maneira completa ou parcial, o livro auxilia a encontrar a própria ‘voz’ na internet e conseguir expandir o alcance.
Os livros de empreendedorismo, bem como os filmes, são uma ótima dose de motivação e inspiração para novos empreendedores. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!