Conheça os 5 melhores livros de gestão!

livros de gestao

Os livros de gestão são essenciais para qualquer líder que busca aprimorar suas habilidades e seu trabalho, seja na empresa onde trabalha ou em seu próprio negócio.

Mas não são todos os livros de gestão que são adequados para solucionar problemas específicos. Por isso, confira quais são os fundamentais para que você faça um bom trabalho de liderança!

O que são livros de gestão?

Os livros de gestão são direcionados para aqueles profissionais que trabalham em algum cargo de liderança ou controle de projetos.

Quando bem embasados, eles ajudam os profissionais a encontrar as melhores formas de lidar tanto com metas dentro da empresa quanto com quem irá executá-las.

Dessa maneira, possibilita que o leitor se transforme em um profissional cada vez mais competente e dedicado à sua atividade.

Por conta disso, se você está buscando algo parecido, adquirir o conhecimento contido nos livros de gestão pode ser uma boa estratégia.

Quais os 5 melhores livros de gestão?

livros de gestão

Existem inúmeros livros para líderes no mundo do empreendedorismo, como:

  • Blink: A Decisão num Piscar de Olhos;
  • Drive: A Surpreendente História Sobre Aquilo que nos Motiva;
  • Fora de Série;
  • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes.

No entanto, se você busca pelos livros mais completos sobre o assunto, confira abaixo:

Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e Vontade de Liderar

Quando te oferecem um lugar em um foguete, você não pergunta qual o assento. Você simplesmente embarca.

Em geral, no mundo do empreendedorismo, as vozes femininas ainda são muito menos ouvidas do que as masculinas.

E é justamente sobre isso que Sheryl Sandberg, grande auxiliadora no Facebook e uma das 10 mulheres mais poderosas do mundo aborda em seu livro.

Nele, ela aborda os principais motivos para que isso ainda ocorra e dá dicas práticas para as mulheres que desejam utilizar toda a sua capacidade e conquistar seus objetivos.

Assim, inspirando cada vez mais mulheres a se arriscarem e se dedicarem em busca de seus objetivos.

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Ao lidar com pessoas, lembre-se que você não está lidando com seres lógicos, e sim com seres emocionais.

O livro clássico entre empreendedores escrito em 1936 não pode deixar de ser citado em uma lista de livros de gestão.

Com mais de 50 milhões de cópias no mundo todo, o livro de Dorothy Carnegie mostra que o sucesso financeiro de uma empresa (ou profissional) não depende somente de seu know-how, mas também da capacidade de liderança, comunicação e motivação da equipe.

Seus ensinamentos são sobre a arte de se relacionar com pessoas a partir de técnicas simples, mas bastante eficazes para o relacionamento profissional dentro de negócios e até fora deles.

O Gestor Eficaz

Nada é menos produtivo do que tornar eficiente algo que nem deveria ser feito.

Considerado o pai da administração moderna e autor de mais de 30 livros, Peter Drucker constrói em seu livro, O Gestor Eficaz, um manual prático para gestores que desejam estar acima da média.

Para isso, existem dois pressupostos:

  1. O principal objetivo de um gerente é ser eficaz;
  2. A eficácia é algo que pode e deve ser aprendido e aperfeiçoado.

Com os conhecimentos de Drucker, temos hoje um grande conjunto das melhores práticas de liderança e administração, sendo todas elas simples de serem aplicadas.

Assim, quebrando o mito de que a boa gerencia é um dom de nascença e fazendo com que os profissionais evitem diversos erros cometidos diariamente dentro de empresas.

Peter Drucker: Melhores Práticas

Existe o risco que você não pode jamais correr, e existe o risco que você não pode deixar de correr.

William A. Cohen foi o primeiro aluno em um doutorado feito por Peter Drucker que, a partir de seu PhD, reuniu as melhores práticas de administração orientadas por Drucker que fizeram diversas empresas chegarem ao topo.

Por conta disso, essa obra funciona como uma enciclopédia de práticas e estratégias de administração, sendo todas elas fáceis de serem aplicadas em projetos.

Dessa maneira, evitando problemas clássicos responsáveis por derrubarem grandes empreendimentos.

Rápido e devagar

Podemos estar cegos para o óbvio e cegos também para a nossa cegueira”.

Segundo o ganhador do Prêmio Nobel, Daniel Kahneman, as atividades mentais de um indivíduo são controladas por dois sistemas diferentes:

  • Intuitivo;
  • Racional.

No setor intuitivo, as respostas são percebidas de forma quase instantânea. Já no segundo, ocorre a reflexão e avaliação antes da efetiva decisão sobre algo.

Porém, segundo o que Daniel defende, a base para a maioria das nossas escolhas no dia a dia é o sistema intuitivo, sendo elas involuntárias.

Como exemplos, temos a aversão à perda e excesso de confiança, fazendo-nos tomar decisões precipitadas.

Seguindo esse conceito, Kahneman releva que o sucesso de um profissional, seja no mercado de trabalho ou financeiro, não é tão aleatório como parece.

Por isso, não podemos nos confiar em nossa intuição, mas sim tomar as decisões corretas nos negócios e na vida pessoal.

Qual a importância dos livros de gestão para o profissional?

Para qualquer profissional, seja da área administrativa ou dos serviços gerais, buscar crescer a partir da educação é fundamental.

Assim como abordamos isso ao falar da educação financeira, é fundamental entender que a educação profissional não acaba no ensino superior, mas se prolonga por toda a vida de trabalho de um indivíduo.

Por isso, buscar por livros da sua área é um dos passos para desenvolver habilidades já existentes e estar sempre atualizado sobre as novidades do mercado profissional.

Dessa maneira, enquanto o tempo passa, ao invés de ultrapassado, você se tornará um profissional ainda mais requisitado.

Lembrando que ao ler livros diferentes você adquire uma quantidade maior de insights e habilidades que podem te ajudar a alcançar seus objetivos. Por isso, nunca dispense uma leitura um pouco fora da curva.

Além dos livros de gestão, você pode encontrar diversas informações sobre empreendedorismo no Ebook: 10 Melhores Livros de Finanças e Empreendedorismo.

Acesso rápido

Compartilhe:

Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos

Agende a sua demonstração gratuita

TF Logo site 2

Aumente seu valor no mercado oferecendo um método eficiente e tecnológico em suas consultorias.

TFB Logo site

Torne-se um Consultor Financeiro Empresarial lucrativo e bem-posicionado em apenas 2 meses.

TF Logo site 2

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento

TFB Logo site

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento