Existem diversas formas de aprender sobre algo. Uma delas, é através da leitura. Os livros de investimentos são uma forma acessível de aprender com os melhores sobre a arte de investir.
Além disso, os livros de investimentos podem ser facilmente encontrados e, em algumas situações, são disponibilizados gratuitamente na internet. Esse é um ótimo recurso para quem quer perder o medo de investir e para quem já investe!
Os principais livros sobre investimentos
Para investir, antes de tudo, é preciso ter educação financeira. As finanças devem estar organizadas para permitir maior flexibilidade ao investidor. Aumentando a probabilidade de retornos, seja investindo em renda fixa ou em renda variável!
É importante ressaltar que, além dos livros físicos, também existem e-book’s disponíveis pela internet e que trazem grande qualidade de conteúdo. Podendo ser um adicional na busca pelo conhecimento para entrar no mundo do investimento!
Nesta lista você vai encontrar:
- Pai Rico, Pai Pobre;
- Os Segredos da Mente Milionária;
- O Investidor Inteligente;
- O Homem Mais Rico da Babilônia;
- Casais Inteligentes Enriquecem Juntos;
- Fora da Curva.
Por que é importante ler livros sobre investimentos?
A mudança em qualquer aspecto da vida, acontece por uma série de fatores. Alguns deles são: vontade, dedicação e consistência.
No entanto, para conseguir encontrar um “norte” e uma “motivação” inicial para começar na busca pelo crescimento, é preciso ter referências.
E os livros, assim como outras fontes de conteúdo (filmes, palestras, cursos etc.) são essenciais para o desenvolvimento.
Portanto, aprender antes de investir, é uma atitude indispensável. Evitando assim, uma perda de dinheiro significativa.
6 livros de investimentos que você precisa ler!
1. Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki
“O dinheiro sem inteligência financeira é dinheiro que desaparece depressa.”
Um dos livros sobre finanças mais conhecidos no mundo, ‘Pai Rico, Pai Pobre’ ensina mais do que como lidar com o dinheiro, faz com que as pessoas percebam padrões comportamentais que, na maioria das vezes, são prejudiciais economicamente.
O “pai rico” ensina sobre empreendedorismo e as formas de fazer o dinheiro trabalhar para si. Já o “pai pobre” se posiciona com descrença enquanto ao empreendedorismo e prega a busca por uma ‘estabilidade’ que, na verdade, não está tendo resultados.
2. Faça fortuna com ações antes que seja tarde demais- Décio Bazin
“Os preços não sobem ou caem, mas os preços são puxados ou derrubados.”
O livro aborda a metodologia utilizada por Bazin para criar sua carteira e incentivar os investidores a realizarem a escolha de suas ações baseando-se em questões no qual o autor acredita serem vantajosas no longo prazo de tempo.
Além disso, no livro é abordada a estrutura de mercado e como acontecem as negociações.
3. O Investidor Inteligente – Benjamin Graham
“Mesmo um investidor inteligente e que sabe o que está fazendo precisar estar 100% atento para evitar acompanhar a multidão.”
No livro ‘O Investidor Inteligente, Graham fala sobre o posicionamento que investidores devem tomar frente o seu investimentos.
É importante sempre estar atento aos vieses que, muitas vezes, podem limitar a performance de potenciais bons rendimentos.
4. O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason
“O dinheiro é abundante para aqueles que compreendem as leis simples que governam sua aquisição.”
Outro clássico que trata de finanças pessoais, o livro de Clason possibilita ao leitor um aprofundamento de como aprender a pensar o uso do dinheiro e investir com inteligência.
No entanto, o seu conteúdo pode servir para diversas outras áreas, já que, fala sobre o conceito de Maestria. Nesse caso, a ideia da independência que permite maior flexibilidade e possibilidade de desenvolvimento.
5. O jeito Warren Buffett de investir: Os segredos do maior investidor do mundo – Robert G. Hagstrom
“Nunca invista em um negócio que você não entende.”
Warren Buffet é considerado um dos maiores investidores do mercado financeiro. Dessa forma, o livro vem para apresentar a maneira no qual ele construiu sua fortuna.
Por isso, no livro são detalhadas estratégias que Warren veio a utilizar, como também suas técnicas para o controle de emoções.
Ainda, pontos importantes da vida do Warren e seu modo de investir.
6. Fora da Curva – Florian Bartunek, Giuliana Napolitana e Pierre Moreau
“Ninguém consegue prever o futuro. Em vez de fazer projeções, calcule as probabilidades de ganhar ou perder dinheiro em diferentes cenários.”
O livro ‘Fora da Curva’ fala sobre os segredos dos grandes investidores do Brasil. Uma série de explicações sobre práticas e erros que podem ser evitados ao investir.
Afinal, quem investe está pensando em multiplicar o dinheiro e não em perder.
O que é preciso saber para começar a investir?
Além dos livros, é importante lembrar que conhecimento não serve para quase nada se não houver prática. Colocar a ‘pele no jogo’ é a melhor forma de colocar os ensinamentos na hora de investir e conhecer o que dá certo ou não dentro da sua própria realidade.
Por isso, é importante conhecer os livros de investimentos, mas também é indispensável colocar a ‘mão na massa’ e aprender fazendo!