No mundo dos investimentos e do empreendedorismo, entender sobre a lucratividade te permite conhecer qual é o potencial sobre o valor que foi investido ou sobre o retorno gerado.
A lucratividade funciona como uma métrica que é calculada por meio da diferença entre o valor que foi investido e o valor retornado.
O que é lucratividade?
A lucratividade é uma forma de medir quanto um investimento ou empresa ganhou em cima da receita bruta ou lucro bruto gerado.
É comum, no caso, apresentar esse índice em comparação com o que foi investido, seja através de:
- Compras de ações;
- Investimentos em renda fixa;
- Uso de recursos e capital para melhorias em uma empresa;
- Projetos;
- Entre outros.
Como medir a lucratividade?
A lucratividade é medida através do lucro líquido (valor recebido após retirar os custo e outros débitos) divido pela receita total gerada e multiplicado por cem.
Para melhor entender, vamos a um exemplo e a fórmula da lucratividade:
- Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100
- Imagine um curso digital sobre os segredos do mundo financeiro;
- Esse curso investiu R$20 mil para iniciar sua operação;
- Obteve um retorno de R$60 mil com vendas;
- Ou seja, (40 mil / 60 mil) x 100;
- Sua lucratividade foi de aproximadamente 66,7%.
Portanto, retirando os gastos e custos, pode-se afirmar que toda vez que a empresa investir R$20 mil, levando em consideração a mesma experiência, ela irá obter 66,7% a mais.
Qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade?
Essa é uma dúvida comum quando a questão é investir, comprar ações ou até mesmo manter um negócio funcionando.
Por vezes, a lucratividade e rentabilidade são tidos como metas, a lucratividade, geralmente, está atrelada ao sucesso e a rentabilidade, ao poder de gerar recursos.
Entretanto, é preciso entender que esses indicadores estão associados ao período em que foi medido, aos fatores sociais, políticos e econômicos.
E isso, também influencia prospecções futuras, por exemplo, se um país está para entrar em crise, esperasse que a lucratividade e rentabilidade diminua devido a ‘X’ fatores recessivos.
O que é rentabilidade?
O conceito de rentabilidade aborda o lucro obtido dividido pelo valor que foi investido e o resultado disso é multiplicado por cem para obter um valor percentual.
Vale lembrar que se for relativo aos investimentos, o cálculo também deve levar em consideração a inflação.
Isso é crucial para diversos investimentos já que a inflação afeta o poder de compra.
Vejamos a fórmula da rentabilidade:
Rentabilidade = (Lucro obtido / Valor Investido) x 100;
Esclarecendo, agora, através de um exemplo que já foi usado anteriormente, temos:
- Um curso digital sobre os segredos do mundo financeiro;
- Iniciou com R$20 mil em investimentos, o valor investido;
- Obteve R$60 mil através das vendas;
- Sua rentabilidade, portanto, ficou em: (60000/20000)=3*100=300%;
- Ou seja, o curso conseguiu 3x vezes o valor investido, ou valorizou 300%.
A partir desses indicadores é possível ter um panorama financeiro daquela empresa, daquele ativo e assim, direcionar os investimentos.
O que significa uma boa lucratividade?
Ter uma boa lucratividade representa virtualmente mais recursos gerados e que estão disponíveis para alocação.
Contudo, um fator muito importante nesse momento é saber administrar.
De nada adianta ter um bom lucro se no final, ele não será bem aproveitado.
Por isso, uma boa lucratividade pode significar ter a oportunidade para crescer ainda mais os recursos ou capitais que foram investidos.
Como aumentar a lucratividade?
A lucratividade será sempre um olhar para a rentabilidade subtraída de seus custos e demais encargos.
Mas além disso, é preciso entender de qual perspectiva e para qual área esse lucro está associado, se é para os investimentos ou as empresas.
Investimentos
Para aumentar a lucratividade, em relação a investimentos é recomendado visar menores taxas sobre produtos que apresentem rentabilidade alta, além disso:
- Diversificar a carteira;
- Tentar cada vez mais fazer aquisições vantajosas;
- Buscar taxas de administração mais baixas;
- Analisar como será a tributação e o produto.
Empresas
Quando o assunto é a lucratividade de uma empresa é possível:
- Expandir a carteira de clientes;
- Focar em como melhorar a experiência entregue;
- Aplicar novas estratégias de vendas;
- Automatizar processos;
- Entender quais problemas e recursos da empresa que poderiam ser otimizados;
- Entre outras questões que contemplam a saúde financeira de uma empresa.
Portanto, a lucratividade é um forte índice de que o negócio ou o investimento “deu certo”, ele representa quanto efetivamente gerou a mais do que valor investido. Por isso, é importante refletir e tomar atitudes financeiras inteligentes para melhor aproveitar bons lucros.