Quem pretende ter sucesso com sua empresa ou com seus investimentos, deve sempre ter fundamentos que sustentem suas decisões, como o conceito de lucro econômico, por exemplo.
Entretanto, o conceito e cálculo do lucro econômico, podem ser mais abstratos do que as demais formas de mensurar o lucro. Esse é um fator importante para geração e manutenção da educação financeira.
O que é o lucro econômico?
O lucro econômico é a receita total da empresa retirando, os custos explícitos e os custos de oportunidade.
O custo de oportunidade, por sua vez, é o valor renunciado ao ser tomada uma decisão econômica.
Portanto, o custo de oportunidade é o valor associado às opções alternativas que o consumidor poderia ter escolhido.
Por exemplo, quando uma fábrica usa sua força produtiva para produzir determinado produto “X”, existe um custo de oportunidade associado, já que há a renúncia do valor que seria recebido pela produção de outro produto “Y”.
Logo, entender o lucro econômico e o custo de oportunidade e saber mensurá-los, é fundamental para a gestão de uma empresa.
Dessa forma, as decisões tomadas quanto a produção, investimentos, entre outras escolhas estratégicas da empresa, serão melhores fundamentadas.
Diferença entre o lucro econômico e os demais lucros
Na contabilidade financeira, existem diversas formas de mensurar o lucro, cada uma com sua importância gerencial.
Portanto, é preciso diferenciar as principais formas de classificar o lucro para a atividade administrativa.
Lucro financeiro
Quando uma empresa está em uma boa situação financeira, não necessariamente, ela está em uma situação sustentável, economicamente falando.
Isso se justifica, já que o lucro financeiro mede a situação do capital de giro e fluxo de caixa.
Por exemplo, o resultado financeiro de uma empresa é demonstrado através da situação do seu fluxo de caixa, percebendo que para aquele determinado período, a empresa pode estar em uma boa situação em relação aos seus recebimentos.
Entretanto, o lucro financeiro não consegue prever bem situações de médio e longo prazo, que podem comprometer a empresa no futuro.
Portanto, algumas das diferenças entre lucro econômico e lucro financeiro, são:
- O lucro financeiro não prevê desvalorização ou valorização de ativos;
- O cálculo do lucro financeiro não agrega o custo de oportunidade;
- Em caso de vendas parceladas, por exemplo, o lucro econômico já conta com o valor de todas as parcelas, enquanto o lucro financeiro conta apenas com as parcelas mensais.
Lucro contábil
O Lucro contábil, por sua vez, tem o cálculo mais prático do que o do lucro econômico.
Para calcular o lucro contábil, é subtraído da receita de determinado período, os custos explícitos do referentes ao mesmo período.
Portanto, é normal que o lucro econômico seja menor que o lucro contábil, já que além de retirar das receitas, os lucros explícitos, são subtraídos, também, os custos de oportunidade.
- Lucro contábil = Receita – custos explícitos;
- Lucro econômico = Receita – Custos explícitos e custos implícitos (Custos de oportunidade).
A importância do lucro contábil é apontar se, em determinado período, a empresa operou em prejuízo ou teve resultados positivos.
Por outro lado, o lucro econômico tem uma função mais voltada ao planejamento e gestão da empresa, buscando alternativas de melhorar seus resultados no médio e longo prazo.
Portanto, é possível perceber que ambos cálculos do lucro são importantes para a administração da empresa, podendo ser usados para diferentes fins.
Por fim, é importante salientar que o lucro econômico, mesmo sendo mais abstrato, não deve ser deixado de lado pela gestão. Este é um resultado muito importante para que sejam tomadas decisões estratégicas para a empresa.