A maioria das empresas já perceberam o grande potencial do m-commerce para os seus resultados. Por isso, elas têm investido em ferramentas para desenvolver aplicativos e se adaptar aos dispositivos móveis.
A tendência do m-commerce é derivada do comércio digital, que tem crescido cada vez mais no mercado.
Mas o que é o m-commerce?
O m-commerce pode ser definido como a forma de comércio onde as transações são feitas por meio de aparelhos eletrônicos, como:
- Smartphones;
- Tablets;
- Relógios digitais.
Ao longo do tempo, com o desenvolvimento do e-commerce, essas transações na internet têm sido cada vez mais adotadas.
Junto a isso, os aparelhos digitais estão cada vez mais multitarefas, sendo utilizados para inúmeras atividades pelos usuários.
Assim, esse tipo de negócio vem crescendo cada vez mais, oferecendo uma enorme oportunidades para empreendedores.
Através dele, tanto pessoas comuns quanto grandes empresas podem desenvolver suas marcas e aumentar seus resultados.
Como funciona o m-commerce?
Existem diversas formas de realizar transações comerciais por meio de aparelhos eletrônicos. São elas:
M-commerce pelo navegador
Nesse formato, o consumidor acessa o site de uma loja virtual ou empresa através do navegador de seu aparelho.
Esse tipo de acesso tem sido cada vez mais comum, já que, através do dispositivo, é muito mais prático acessar um site desejado.
No entanto, as empresas precisam se atentar ao formato da plataforma. Isso porque diversos sites acabam não se adaptando ao mobile, prejudicando o acesso dos consumidores.
Isso impacta no resultado da empresa, já que a visualização e compra dos produtos fica mais difícil.
Por isso, vale a pena desenvolver uma plataforma prática e funcional, possibilitando que o cliente acesse todos os produtos oferecidos com facilidade.
Lembre-se que um visual confortável faz com que o consumidor passe ainda mais tempo no site, aumentando a possibilidade de compra.
M-commerce por meio de mensagens
Algumas empresas utilizam ferramentas para apresentar seus produtos por meio de chats de mensagem, seja dentro de aplicativos ou por SMS.
Além disso, podem ser oferecidas ofertas e oportunidades para os clientes, como no caso dos famosos ‘cupons de desconto’.
M-commerce por apps
Algumas lojas virtuais oferecem aos clientes aplicativos para facilitar o acesso aos produtos e suas transações.
Através deles, os clientes podem analisar as mercadorias mesmo sem internet e cadastrar seus dados, agilizando o processo.
No entanto, o uso de apps no comércio online tem sido cada vez menos adotado pela maioria dos consumidores.
Por isso, pode valer mais a pena investir no uso de um app já popular dentro do mercado.
Como exemplo disso, temos as lojas dentro do Instagram ou Facebook, que apresentam grandes resultados com baixo custo.
Quais os benefícios do m-commerce?
A utilização do comércio pelo celular tem crescido a cada ano. Isso se dá às vantagens oferecidas por esse tipo de atuação.
Tanto para grandes empresas quanto para pessoas físicas, o e-commerce no celular proporciona a redução nos custos de funcionamento.
Isso ocorre, pois os gastos com um estabelecimento físico, assim como com um grande estoque são evitados.
Além disso, a acessibilidade oferecida pelo e-commerce dá mais visibilidade à marca, alcançando mais consumidores.
Por fim, temos a praticidade proporcionada aos clientes, que conseguem visualizar produtos e finalizar compras com rapidez e segurança.
Por isso, adotar o formato m-commerce pode ser altamente vantajoso para qualquer tipo de negócio. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos!