Entenda como criar um mapa da empatia e conhecer seu cliente ideal!

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O sonho de empreender é presente na vida de muitos brasileiros. Mas junto com o sonho, surgem alguns medos. Um dos principais receios de quem quer abrir um negócio, é saber quem são os futuros clientes. Essa análise pode ser realizada através do mapa da empatia.

O mapa da empatia é uma ferramenta visual que facilita a identificar o cliente ideal. Através de alguns quadrantes que preenchem o mapa, é possível traçar os perfis de potenciais consumidores do produto ou da prestação de serviço que será comercializada.

A utilização do mapa da empatia permite a visão e o aprofundamento de colocar-se no lugar dos clientes para entender o que formam as suas características. A função do mapa da empatia é prototipar e criar hipóteses sobre o público-alvo desejado.

Quais são os quadrantes do mapa da empatia?

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Para preencher o mapa da empatia é preciso ir além do que o potencial consumidor fala. Em uma pesquisa de público, as pessoas podem ser levadas a responderem o que acham que a pessoa que está perguntando quer ouvir.

Por isso, é para fazer uma boa análise e desenvolver um mapa da empatia que traga recursos reais para utilização na vida da empresa, é preciso estar atento a seis quadrantes: o que ele escuta; o que ele vê; o que ele fala e faz; o que pensa e sente; quais são suas dores e quais são os desejos de ganho.

Através da percepção dos seis quadrantes é possível fazer uma análise de público mais precisa. Cada uma das etapas precisa responder às questões específicas.

Escuta

O que as pessoas que possuem algum tipo de influência sobre o cliente pode falar que, de certa forma, possam impactar de maneira positiva ou negativa.

O que o cliente visualiza em base dos ambientes que frequenta e em qual contexto social está inserido.

Fala e faz

O que suas atitudes em público dizem sobre o comportamento e aparência pessoal, bem como, a relação com outras pessoas.

Pensa e sente

O que realmente passa no íntimo. Essa questão vai além do que é falado pelo o potencial cliente, é preciso compreender todos os sinais entregues.

Dores

Quais são os medos, frustrações e outros quesitos que impedem que o cliente consiga alcançar os sonhos que deseja.

Ganhos

Quais são os termômetros utilizados para medir sucesso, o que significa a superação de medos e afins.

O método criado pela consultoria de design thinking traz diversas respostas através das perguntas do mapa da empatia. Ou seja, facilita a vida do empreendedor que quer saber onde está o seu público e como cativá-lo.

Além disso, as vantagens do mapa da empatia mais do que isso abrange o business model canva que reúne informações coletadas no decorrer da pesquisa, unindo a exploração do campo com os entrevistados, os concorrentes e o diferencial que será exposto no negócio.

  • Qual o cenário;
  • Quais são as personas;
  • Qual é a oportunidade;
  • Quais são os diferenciais;
  • Quem são os concorrentes;
  • Qual a proposta e valor;
  • Qual a função do negócio;
  • Quais as ideias;
  • Qual a solução entregue;
  • De que forma será realizado;
  • Como será a experiência de uso;
  • Como será feita a retenção;
  • De que forma terá a validação do negócio;
  • Como pode ser adquirido;
  • Qual a forma de monetização da ideia.

É um exemplo de mapa da empatia respondido através do canva.

Por isso, é importante conhecer e implementar o mapa da empatia para conseguir encontrar o público ideal para o negócio e crescer de forma considerável. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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