O sonho de empreender é presente na vida de muitos brasileiros. Mas junto com o sonho, surgem alguns medos. Um dos principais receios de quem quer abrir um negócio, é saber quem são os futuros clientes. Essa análise pode ser realizada através do mapa da empatia.
O mapa da empatia é uma ferramenta visual que facilita a identificar o cliente ideal. Através de alguns quadrantes que preenchem o mapa, é possível traçar os perfis de potenciais consumidores do produto ou da prestação de serviço que será comercializada.
A utilização do mapa da empatia permite a visão e o aprofundamento de colocar-se no lugar dos clientes para entender o que formam as suas características. A função do mapa da empatia é prototipar e criar hipóteses sobre o público-alvo desejado.
Quais são os quadrantes do mapa da empatia?
Para preencher o mapa da empatia é preciso ir além do que o potencial consumidor fala. Em uma pesquisa de público, as pessoas podem ser levadas a responderem o que acham que a pessoa que está perguntando quer ouvir.
Por isso, é para fazer uma boa análise e desenvolver um mapa da empatia que traga recursos reais para utilização na vida da empresa, é preciso estar atento a seis quadrantes: o que ele escuta; o que ele vê; o que ele fala e faz; o que pensa e sente; quais são suas dores e quais são os desejos de ganho.
Através da percepção dos seis quadrantes é possível fazer uma análise de público mais precisa. Cada uma das etapas precisa responder às questões específicas.
Escuta
O que as pessoas que possuem algum tipo de influência sobre o cliente pode falar que, de certa forma, possam impactar de maneira positiva ou negativa.
Vê
O que o cliente visualiza em base dos ambientes que frequenta e em qual contexto social está inserido.
Fala e faz
O que suas atitudes em público dizem sobre o comportamento e aparência pessoal, bem como, a relação com outras pessoas.
Pensa e sente
O que realmente passa no íntimo. Essa questão vai além do que é falado pelo o potencial cliente, é preciso compreender todos os sinais entregues.
Dores
Quais são os medos, frustrações e outros quesitos que impedem que o cliente consiga alcançar os sonhos que deseja.
Ganhos
Quais são os termômetros utilizados para medir sucesso, o que significa a superação de medos e afins.
O método criado pela consultoria de design thinking traz diversas respostas através das perguntas do mapa da empatia. Ou seja, facilita a vida do empreendedor que quer saber onde está o seu público e como cativá-lo.
Além disso, as vantagens do mapa da empatia mais do que isso abrange o business model canva que reúne informações coletadas no decorrer da pesquisa, unindo a exploração do campo com os entrevistados, os concorrentes e o diferencial que será exposto no negócio.
- Qual o cenário;
- Quais são as personas;
- Qual é a oportunidade;
- Quais são os diferenciais;
- Quem são os concorrentes;
- Qual a proposta e valor;
- Qual a função do negócio;
- Quais as ideias;
- Qual a solução entregue;
- De que forma será realizado;
- Como será a experiência de uso;
- Como será feita a retenção;
- De que forma terá a validação do negócio;
- Como pode ser adquirido;
- Qual a forma de monetização da ideia.
É um exemplo de mapa da empatia respondido através do canva.
Por isso, é importante conhecer e implementar o mapa da empatia para conseguir encontrar o público ideal para o negócio e crescer de forma considerável. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!