Mapa de oportunidades: entenda como um pode melhorar suas vendas

mapa de oportunidades

Para tornar uma empresa mais visível e mais importante, é preciso utilizar ferramentas que prospectem o negócio. Utilizar o mapa de oportunidades é uma construção que permite conquistar novos clientes e alavancar as vendas de maneira simples e eficaz.

O mapa de oportunidades pode ser tanto utilizado para produtos, quanto para serviços. A forma em que os tópicos são estruturados é de acordo com as condições do que é oferecido e os tipos de clientes.

Ou seja, o mapa de oportunidades é uma técnica que consiste em identificar as oportunidades que os clientes podem oferecer para a empresa. Através da listagem dos melhores serviços/produtos oferecidos e dos clientes.

Entender as dificuldades e oportunidades de negócio: por que é importante?

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Fazer um mapa de negócios para o estudo de mercado pode render bons frutos para a empresa. Através de alguns passos é capaz montar um ótimo mapa de oportunidades de vendas à mão. Ou até mesmo, através de um sistema de CRM.

Enxergar as dificuldades como oportunidade de crescimento é uma forma de conhecer o público e otimizar os processos para que resultem em cada vez mais vendas e fidelização dos clientes.

Como identificar oportunidades de negócio?

As oportunidades de venda encontradas através do mapa funcionam através de algumas observações. Estudar profundamente o que compõe a empresa traz cada vez mais resultados positivos para as vendas.

  1. Na linha inferior horizontal do papel, escrever quem são os clientes atuais e na coluna vertical, quais são os produtos/serviços que compram. Nessa etapa é preciso entender quem são os perfis de consumidores e o que é vendido.

Para entender o perfil é possível realizar a divisão através de ticket de compra, localização ou até mesmo gênero. O ideal é saber qual a melhor forma de separar as categorias.

Através do cruzamento dessas informações é possível compreender potenciais de novas compras já nos atuais clientes. Por isso, essa etapa é crucial para quem busca alavancar os lucros.

  1. Conhecer os antigos clientes que por alguma razão deixaram de comprar o que o negócio oferece. Às vezes, o problema do contato não está necessariamente na perda de interesse do consumidor no que é vendido.

A responsabilidade também pode estar na ausência de conexão. Fazendo essa análise é possível verificar se é possível recuperar os ex-clientes e ainda mais, traçar planos para que os clientes atuais não se percam.

  1. Saber quais são os clientes que seriam bons consumidores para empresa. Criar esse tipo de visão é importante para trazer novas oportunidades de negócios.

O que fazer com as informações do mapa de oportunidades?

  • Trazer de volta antigos clientes;
  • Otimizar a venda para clientes atuais;
  • Prospectar o negócio para potenciais clientes.

Ou seja, focar nas potencialidades dos consumidores e dos produtos/serviços que são oferecidos. Dobrar as vendas é a finalidade, mas antes disso existe um processo de execução detalhado.

Através do mapa de oportunidades a empresa pode traçar um caminho mais firme para conseguir alcançar as três possibilidades de consumidores. Construir esse caminho exige criticidade para trazer questões reais para futuras soluções. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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