Para criação e boa execução do empreendedorismo, o cálculo e interpretação de indicadores, como a margem de contribuição, por exemplo, são extremamente importantes.
A margem de contribuição, como todos indicadores chaves, entrega informações valiosas para o negócio, que podem até direcionar o trabalho da gestão e planejamento da empresa.
O que é a margem de contribuição?
A margem de contribuição é o valor que sobra das receitas obtidas em um período após serem retirados todos despesas e custos variáveis.
Portanto, para entender do que ela se trata, é necessário entender primeiramente o que são os custos e despesas variáveis.
Os custos ou despesas variáveis são aqueles que variam de acordo com o nível de produção a empresa, como, por exemplo, o custo dos insumos e matérias primas.
Extraindo todos os custos e despesas variáveis relacionados à produção do receita total, encontraremos a margem.
Para ficar ainda mais claro, a fórmula da margem de contribuição (MC) é a seguinte:
MC = Receita total – Custos e despesas variáveis
De forma objetiva, este resultado representa uma margem do valor obtido com as vendas, que sobrará para a empresa arcar com os custos fixos e lucrar.
Utilização da margem de contribuição
Além de ser um indicador importantíssimo, calcular a margem de contribuição pode ser fundamental para encontrar outras informações fundamentais do negócio.
Primeiramente, o acompanhamento dela mostrará se, mesmo com um alto volume de vendas, a empresa está tendo prejuízo ou não.
Um aumento da margem de contribuição, por exemplo, significaria que uma parte maior da receita será destinada aos custos fixos e lucro da empresa.
Além disso, a partir dela, a empresa poderá encontrar o break even point.
Breakeven point
O break even point é o termo usado para indicar o ponto de equilíbrio de uma empresa, ou seja, o ponto onde a empresa não tem prejuízo nem lucros.
Para o empresário é muito importante saber em que ponto sua empresa deixa de dar prejuízo e começa a lucrar.
Para calcular o ponto de equilíbrio, é necessário antes encontrar o índice de margem de contribuição (IMC), que a divide pela receita total.
Portanto, o IMC demonstra quantos por cento da receita total a margem representa.
Com ele em mãos, basta usar a seguinte fórmula do break even:
Break even point: Custos fixos/(1 – IMC)
O resultado deste cálculo irá demonstrar o faturamento mínimo para que a empresa comece a ter lucro.
Importância da margem para o seu negócio
Como pôde ser visto, ela pode ser usada para entender mais sobre a situação real da empresa.
A lucratividade e rentabilidade de um negócio, por exemplo, depende muito dos resultados encontrados a partir da margem de contribuição, como o break even point.
Portanto, para um empresário e a gestão de um negócio, independente do porte da empresa, informações como essa não devem ser deixadas de lado.
Por fim, vale lembrar que o cálculo da margem de contribuição deve ser sempre feito e seus resultados analisados, para que assim a empresa entenda o que vem contribuindo para o seu aumento, e continuar melhorando os resultados do negócio.