margem de lucro ideal: como calcular a do seu negócio?

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Existem diversos obstáculos a serem ultrapassados por quem deseja abrir um novo negócio. Entre eles, está a definição de margem de lucro ideal.

E é justamente a margem de lucro ideal que evita dores de cabeça por conta de um bom rendimento e baixa lucratividade. Por isso, definir esse valor é fundamental para qualquer empresário.

O que é margem de lucro ideal?

Margem de lucro ideal

A margem de lucro ideal é a porcentagem restante de todo o rendimento de uma empresa. Ou seja, o valor que sobra após a retirada de diversos custos operacionais, como:

  • Pagamento de impostos;
  • Custos de produção;
  • Depreciação;
  • Pagamento de juros;
  • Remuneração de funcionários.

Em muitos casos, os custos da empresa acabam ultrapassando essa porcentagem, tornando o valor final negativo.

Isso significa que, além de não obter lucro, a empresa acaba ficando ainda mais apertada por não definir uma margem de lucro ideal.

Por isso, independente dos resultados, é preciso determinar quais serão os ganhos percentuais da empresa em cima de suas vendas.

Existe diferença entre lucro e margem de lucro?

Sim. O lucro é o valor que sobra do rendimento da empresa após o pagamento de custos de execução do trabalho. Sua fórmula consiste em: lucro bruto = receitas totais – custos.  Ele varia de acordo com a quantidade de receita gerada pela empresa.

Já a margem de lucro é o percentual que sobra a partir da relação entre o lucro bruto e a receita total da empresa. Essa métrica é bastante utilizada para avaliar a rentabilidade das empresas, de acordo com a seguinte fórmula: margem de lucro = lucro bruto / receita total.

No entanto, essa margem só pode ser utilizada para fins de comparação com negócios do mesmo ramo de atuação.

Qual a margem de lucro ideal para as empresas?

Não existe uma margem de lucro ideal para todas as empresas, já que existem diversos formatos de empresas no mercado.

No entanto, quando falamos de médias, nos serviços, a margem recomendada é de pelo menos 20%.

Já na indústria, a média fica entre 8% e 2%.

Portanto, vale mais a pena pesquisar a margem de lucro média da sua área de atuação desejada.

A partir dessa análise de mercado, os concorrentes podem servir para orientar a sua precificação. Assim, ajudando na manutenção da sua competitividade dentro do mercado.

Como calcular a margem de lucro ideal?

Apesar do que se pensa, calcular a margem de lucro de uma empresa não é uma tarefa tão difícil. Para ajudar, confira os seguintes exemplos de cálculo de margem de lucro ideal:

Se você tiver um negócio novo dentro do mercado, a melhor forma de criar uma margem de lucro é observar as métricas dos concorrentes.

No entanto, para empresas já existentes, só é dividir o lucro líquido – valor que sobra da receita total –  pelo preço total de venda.

Confira a fórmula:

  • Margem líquida (%) = lucro líquido / preço total de venda x 100

Imagine que você decidiu vender garrafas térmicas pelo valor de R$40. Desse valor, R$15 é para pagar o fornecedor e R$10 para os demais custos operacionais da empresa. Portanto, o lucro líquido é de R$15.

  • Margem de lucro líquida = 15 / 40 x 100 = 37,5%.

Se esse for o lucro ideal para você, ótimo. Caso não seja, pode valer a pena analisar algumas formas de reduzir os valores de produção. Se não for possível, uma alternativa pode até ser o aumento do valor de venda do produto.

Com isso, você conseguirá uma margem de lucro ideal, que consiga pagar os custos do seu negócio e oferecer uma boa receita final. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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