Market share: entenda o que é!

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As empresas, para destacar em um mercado de empreendedorismo fortemente competitivo, buscam sempre aumentar o seu market share.

Apesar da importância que isso tem para os negócios, muitas gestores ainda não entendem como aumentar o market share das suas empresas.

O que é market share?

O market share de um negócio representa a fatia de um determinado mercado que consome produtos ou serviços daquela empresa.

A definição do market share mostra, basicamente, a porcentagem de uma indústria ou total de vendas de um mercado que é contemplado por uma única empresa, em um determinado período de tempo.

Logo, é possível entender porque esse indicador é tão importante, já que ao ter um ganho de participação no mercado ou aumentar o market share de um negócio, a empresa atende a uma maior parte do mercado consumidor daquele setor.

Para atração dos investidores, tratar com carinho este indicador de participação no mercado é essencial.

Como calcular o market share de uma empresa?

Para calcular a participação de mercado de uma empresa é necessário seguir alguns passos:

  1. Definir o período de tempo que você deseja analisar;
  2. Calcular o total de vendas realizada pela empresa que será analisada;
  3. Encontrar o valor total de vendas realizada na indústria a qual a empresa escolhida participa;
  4. Dividir o valor total de vendas realizada por esta empresa pelo total de vendas da indústria.

É importante lembrar que para alcançar os resultados corretos, deve ser usado para todos os cálculos o período do tempo escolhido previamente.

Investidores que procuram esse tipo de informação podem obtê-las a partir de várias fontes independentes e, muitas vezes, da própria empresa.

Exemplo do cálculo de market share

Por exemplo, imagine que você quer encontrar o market share de uma empresa que atua no setor de sapatos, dentro de um período de um ano fiscal.

A empresa analisada teve a receita com vendas de R$15 milhões, enquanto toda a indústria de sapatos recebeu com o total de vendas R$300 milhões.

Usando a fórmula do market share, basta dividir R$15 milhões por R$300 milhões, encontrando o valor de 5%.

Portanto, neste ano fiscal, a empresa analisada possui 5% de participação no mercado de sapatos.

Como aumentar o market share da minha empresa?

Pesquisas mostram que em mercados mais maduros e/ou cíclicos ganhar ou perder participação no mercado (Market share) tem forte impacto na performance das empresas.

Por outro lado, em indústria em desenvolvimento alterações no market share não alteram significativamente a performance dos negócios.

Este fato se justifica porque a empresa pode está crescendo, mas a nível igual ou menor que a indústria que participa.

Entretanto, para os casos onde o market share impacta diretamente na performance do negócio, existem alguns pontos que podem ajudar a empresa a atingir uma fatia do mercado ainda maior:

  • Analisar concorrência;
  • Inovação;
  • Fortalecer relacionamento com clientes.

Analisar concorrência

Para aumentar market share é indispensável uma boa análise das empresas que concorrem diretamente no mercado.

Caso exista algo que seu concorrente faça que atrai uma grande parcela dos consumidores, é necessário adicionar esse fator ao seu processo ou desenvolver uma solução que seja mais atraente no ponto de vista do consumidor.

É muito importante aprender com a concorrência, seja com seus acertos ou com seus erros, para assim conquistar uma maior fatia do mercado.

Inovação

Além de fazer tudo que o competidor já faz, é necessário ir além e trazer inovações relevantes para o consumidor.

Desta forma o seu produto ou serviço se irá destacar em detrimento aos demais, os forçando a implementar algo semelhante.

O interessante é que os competidores muitas vezes, ao entender a necessidade de implementar algo semelhante a sua inovação, gastaram recursos sem obter sucesso, podendo muitas vezes chegar a quebrar.

Portanto, é possível perceber como a inovação pode ser significante para se destacar e representar uma parcela cada vez maior de uma indústria consolidada.

Fortalecer relacionamento com clientes

Fortalecer o relacionamento com clientes é extremamente relevante para qualquer negócio por 2 principais motivos:

  • Clientes satisfeitos compram mais;
  • Clientes satisfeitos divulgam organicamente seus produtos ou serviços.

Portanto, ao construir e constantemente se preocupar com o relacionamento com os clientes, eles serão naturalmente retidos e fidelizados, reduzindo drasticamente as chances dos mesmo consumidores comprarem de um concorrente.

Além disso, eles ainda podem ser eficientes ao trazerem novos consumidores para o seu negócio.

Portanto, é possível perceber que existem boas estratégias para aumentar o market share do seu negócio e, assim, conquistar uma parcela cada vez maior do mercado que sua empresa está inserida. Assine nossa newsletter para mais conteúdo gratuito!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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